terça-feira, 29 de novembro de 2011

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A vida tem um objectivo (?)


-Nota introdutória:
Este texto procura resumir a palestra realizada no Centro sobre o tema “A vida tem objectivo?”, tendo por base estudo bíblico, e a influência na nossa sociedade com fortes raízes judaico-cristãs, enunciando os tópicos do essencial desta questão, tal como a perfilhamos, e convidamos a examinar.
Entendeu-se agora, a espaços, introduzir chamadas a textos bíblicos com indicação do  respectivo livro, que permitirão adicionalmente conhecer e investigar melhor o assunto versado. Um convite a leitura continuada…

(Foto: Alain Blandin)


A Vida em cada um de nós, já leva uns quantos anos, com uma história que, exceptuando os tempos iniciais da infância, a memória já guarda incontáveis momentos diversos no mundo das recordações, percorrendo objectivos traçados dia a dia, ano a ano, na escola, na família, no trabalho… E assim fomos chegando até  ao dia de  hoje.
Vida que também se desenrola e observa à nossa volta.. e por vezes…  que vida …!
     Muitos continuam a perseguir objectivos na vida, outros vão vendo realizados o seu curso, a constituição duma família, a criação duma obra em prol dos outros, e por aí adiante…
Em verdade, em algum momento da vida e de alguma maneira, quase todos se perguntam qual é o objectivo ou razão da sua vida.
     Trabalhar arduamente, melhorar condições de vida para sustentar a família, para morrer talvez depois de 80 ou 90 anos de vida ?
Muitos, em países acham que o objectivo principal na vida é obter riquezas materiais, e acreditam que isso pode levar a uma vida feliz e significativa….
Mas um espantoso número de ricos canadianos insiste em dizer que não são felizes…..
      Um jovem resumia num único objectivo: Viver, ter filhos, ser feliz e então morrer.
Mas é mesmo? Acaba realmente tudo na morte.?
 

   Muitos ainda duvidam que a vida tenha algum objectivo, ao notarem que as condições de vida se tornaram mais difíceis.
Observando e sentindo o mundo, o que se vê ?
 Bilhões de pessoas doentes e desnutridas… e a morrer todos os  anos  10 milhões de crianças só em África.
 A expansão da população mundial (7 bilhões agora) exigindo  alimentação e casa, confrontam-se  com solo, ar e  água,  insuficientes e impróprios
  Permanente desflorestação e solo arável destruído com indústrias poluidoras
  Guerras (agora chamadas conflitos regionais) e mortes no séc XX e continuando agora, com mais que em 4 séculos anteriores… milhões de deslocados e refugiados a viverem e morrerem em condições desumanas
   Crimes cada vez mais violentos, colapso da  família e famílias desavindas, drogas, sida (com quase 400 milhões no mundo) e outras doenças
   Líderes políticos e religiosos, eruditos, consultores, conselheiros, financeiros e economistas….debatem em grandes fóruns os problemas mundiais, seja paz, clima, desenvolvimento económico, saúde…. Realizam-se  grandes manifestações, marcam-se dias mundiais comemorativos para despertar a consciência…
          Perante tudo isto os líderes do mundo não conseguem fornecer soluções capazes.
Assim a VIDA parece não ter sentido.
  Tantos e tantos se debruçam sobre esta questão, mas as filosofias e as religiões não tem explicado satisfatoriamente o objectivo da vida. Será que há?
                  Afinal onde podemos descobrir, qual? Quem pode dizer-nos ?

 Exemplificando.... Se desconhecêssemos a utilidade de uma máquina, cujo construtor víamos a trabalhar nela, seguramente com toda a certeza lhe perguntaríamos para que servia…ou em última análise íamos ler as instruções que esse projetista elaborava …
       Mas então, que dizer deste magnifico projeto executado e presente à nossa volta neste planeta Terra, em que vivemos, tal como em todas as coisas vivas até à menor das células?´
                       Que projeto é este do funcionamento das moléculas e átomos; ou que dizer do cérebro humano, dos sentidos, e do funcionamento dos sistemas e aparelhos que mantêm a vida… ou ainda do sistema solar, da nossa galáxia ou do universo…
Não exigiriam todos esses projectos espantosos que houvesse um projetista, um inventor, um criador ? (Hebreus 3:4)
Assim sendo…certamente é ele quem melhor nos poderia dizer porque projectou essas coisas…
    E que dizer da VIDA ? Mas afinal como se originou ?
         Nunca essa questão, como na história contemporânea sobretudo a partir de meados do séc. XIX, mereceu tanta discussão e despertou tanto interesse.

        A ideia de que a matéria inanimada possa ter passado a viver por acaso, por algum acidente fortuito, é tão remota que se torna impossível, afirmam matemáticos !
Todas as coisas vivas na terra não podem ter surgido por acidente… visto que tudo o que é projetado tem de ter um projetista. E tanto mais capaz quanto mais complexo for o projeto
        Conhecemos alguma exceção ? Um quadro pintado, livro, casa, um sinal de trânsito … talvez não entendamos tudo a respeito das pessoas que os criaram, mas não duvidamos de que essas pessoas existam. Nossos sapatos ou peça vestuário… não tiveram um criador, um projetista ?
                  De modo similar, pode ver- se a evidência da existência de um projetista supremo no projecto da VIDA…(Romanos 1:20)
A ordem e complexidade das coisas vivas na terra é uma marca de uma inteligência suprema. Estende-se também à complexidade do universo e às suas leis que controlam todos os corpos celestes.          Pode haver leis sem legislador ?
O Dr. von Braun, conhecido como o pai dos foguetões que iniciaram a conquista do espaço, declarou: ”As leis naturais do universo são tão precisas que não temos nenhuma dificuldade em construir uma nave espacial para poder voar até à Lua, e podemos cronometrar o voo com precisão de uma fracção de segundo. Essas leis devem ter sido estabelecidas por alguém.”
É verdade que não podemos ver o projectista e legislador supremo com os olhos literais, esse “alguém”, mas negamos a existência de coisas como gravidade, magnetismo, electricidade, ondas de rádio só porque não conseguimos vê-las ? Ou duvidamos, basta fazer as contas, que todos estamos a viajar à velocidade de 1675 Km/h numa volta da rotação da Terra?
          Assim todos podemos observar os resultados da sua espantosa obra...
Consequentemente a evidência nos diz que o Universo, a Terra e as coisas vivas na terra não podem ter surgido do mero acaso… Tudo dá testemunho da existência dum altamente inteligente e poderoso criador.         
      De igual modo a existência do homem, da pessoa humana, não é mero capricho da sorte… a intenção era que realmente existíssemos. (Is 45:18)
                  As espantosas coisas criadas e do ser humano é evidência da causa inteligente e poderosa de Deus.
Sem causa não pode haver efeito… Vemos a obra, logo há obreiro

Então se fomos feitos por um Criador, um Projectista, então ele deve  ter um objectivo, um propósito para nos criar. E com que atributos ?
Com um completo sentido mental e físico, e como notamos, dotados de um cérebro mais complexo que qualquer computador, quer a solucionar, quer a armazenar informação… aprender, imaginar,  analisar e fazer coisas…
Dos órgãos dos sentidos e de um sistema nervoso presente em todo o corpo, mais complexo que todas as redes de comunicações que há no mundo …
A esse respeito, o psicólogo clínico e psicanalista Eduardo Sá no seu livro “ tudo o que o amor não é” (pág.115) escreve: “Por mais que haja algumas pessoas que pareçam ter com o pensamento alguns conflitos insanáveis, o sistema nervoso é uma bondade da Natureza; é tão complexo, tão minucioso e tão deslumbrante que nos obriga a imaginar que alguém, infinitamente maior e mais inteligente do que nós, o pensou, em vez de ser uma lotaria que resultou das coincidências da evolução.”
(Michelangelo: A Criação)
 Assim o modo  como foram feitas a Terra e as coisas vivas nela, com destaque para o ser único e superior do Homem, mostra que esse seu Criador é um Deus de amor que realmente se importa. E conforme a sua Palavra, ele nos fornece as respostas derradeiras às perguntas e questões envolvidas:
                          Por que existimos na Terra?  E para onde vamos ? O que revela a pesquisa sobre o seu propósito para connosco ? Afinal por que Deus criou o homem ?
Notemos que a Terra foi preparada pensando especialmente nos humanos. (Isaías 45:18)
Ele supriu a Terra com tudo o que as pessoas precisariam, não apenas para existir, mas para usufruir PLENAMENTE a Vida.
          E conta na sua Palavra como criou os primeiros humanos e revela o que tinha em mente para a família humana. (Génesis 1:26)
Aqui ciência e religião concordam que a humanidade se originou de um primeiro casal humano.
Tudo o seguinte será suposto conhecermos pelas vivências de infância e pela sociedade em que vivemos… Mas atentemos nestes pormenores…
      Deus criou um grande jardim, parque (Éden), que continha TUDO o que precisavam para comer e viver, tinham de tomar conta dele e cultivar. Assim proveria todas as suas necessidades, alimento, ar, água…e  tudo o mais  estaria em sua sujeição !
       Note-se …o corpo desses primeiros humanos era perfeito; De modo que não adoeceriam, não envelheceriam, nem morreriam. Na perspectiva de hoje, seria “mau” de mais ?
Foram também dotados de muitas outras faculdades, tais como o livre-arbítrio, o poder de decidir de acordo com a sua vontade ou seja tal como hoje o reconhecemos e pensamos, que é identificador da consciência de cada um de nós.
       Assim, criados à imagem de Deus revelavam e MANIFESTAVAM as suas qualidades e atributos físicos e mentais, a par de suas faculdades morais e espirituais.
                            Deu-lhes também um mandato especial…”Sede fecundos e tornai-vos muitos e enchei a terra” (Génesis 1:28)
Assim reproduzir filhos perfeitos, aumentava a população humana e expandia os limites do parque inicial, assim habitado por pessoas perfeitas , felizes, que poderiam viver para sempre, num mundo pacífico.
         Assim seria a vida  da família humana perfeita na Terra.
Note-se que Deus não desistiu…  É ainda  o seu objectivo, que terá seu cumprimento.
 Jesus Cristo, seu filho, quando da sua vida na Terra, falou sobre esse grandioso propósito, de restabelecimento desse Paraíso, num novo mundo de justiça. Anunciando o Reino ou um Governo que porá  fim a este sistema iniquo de coisas.
Os ensinos e as qualidades que manifestou, qual rei, são garantia desse cumprimento.

Então pergunta-se: Porque não temos hoje na Terra esse Paraíso e uma sociedade humana perfeita ? Porque em vez disso, a humanidade tem passado por tantos séculos de sofrimento e de injustiças ?
Sem dúvida a história humana regista que o Homem tem experimentado todas as formas de governo, e está cheia de aflição causada por guerras, impérios, exploração, injustiça, pobreza, calamidades, doenças e morte… Tantas coisas ruins… tantas vítimas inocentes.
Então se Deus é Todo-Poderoso, porque permitiu esta enorme quantidade de sofrimentos por milhares de anos? E se projectou e ordenou tão bem o Universo,  porque permitiu desordem e destruição na Terra  ?

Já entendemos que não era do propósito de Deus que pessoas sofressem ou morressem
                   Nossos primeiros pais Adão e Eva, precursores de toda a humanidade, morreram somente porque desobedeceram a Deus. Ao desobedecerem não fizeram mais a vontade de Deus, não respeitando a sua orientação…Retiraram-se do cuidado de Deus . Quiseram viver de forma independente Na realidade CORTARAM as relações com Deus … que é a fonte da energia da Vida!  (Sal 36:9)
Ilustrando: uma ventoinha ligada à energia trabalha plenamente cumprindo o seu fim… se a desligar vai parar… ainda que não de imediato !
           Deus advertiu-os que as consequências do corte, da desobediência às suas orientações … seria a morte!
E a desobediência lá, como hoje é uma questão da inteira responsabilidade e vontade de cada um, no uso (bem ou mal) do seu livre arbítrio… Eles fizeram mau uso, com consequências desastrosas…Acrescentamos, Não tinham sido criados robôs!
Se não forem seguidas as instruções duma máquina, será que podemos culpabilizar o construtor, pelo seu  mau funcionamento e de todas as consequências ?
Mas nossos primeiros pais não somente morreram; Também todos os seus descendentes, a inteira raça humana, ficaram sujeitos à morte. Porque segundo as leis da genética os filhos herdam as características dos pais, e assim todos os filhos de nossos primeiros pais herdaram  todas as formas de imperfeição … e a morte!  Hoje é isto que está a acontecer. Por isso Deus não é RESPONSÁVEL…não pode ser culpado !
Acrescentamos… ninguém responsabiliza o Código da Estrada ou o seu mentor, quando o condutor não respeita um sinal ou faz uma manobra não permitida ou provoca desastre…
(Michelangelo: Tormento de Sto. António)
         
                Pode então perguntar-se: E por quanto tempo vai durar esta situação?
          Embora Deus, do ponto de vista humano, tenha permitido a imperfeição e o sofrimento por um longo tempo, ele não permitirá que as condições ruins continuem indefinidamente.
Conforme diz  para tudo há um tempo determinado (Eclesiastes 3.1)       Assim quando terminar o tempo determinado por Deus… ele intervirá nos assuntos humanos.
 Acabará com a iniquidade e o sofrimento, e cumprirá o seu propósito original, de encher a terra com uma família humana perfeita e feliz, para usufruir total paz e segurança económica em condições paradisíacas.       Não é isto desejável ??
               Deus sob a sua direcção, agirá nos melhores interesses dos seus súbditos humanos,  usando o melhor governo que a humanidade já teve.
Não permitindo à sociedade humana formas  de governo  de opressão, violação dos direitos humanos ou exploração do semelhante…
 Durante séculos assistiu a humanidade ao fracasso do governo humano, havendo  evidência do colapso de todas as formas de governação já experimentadas. Embora tenha havido governantes sinceros, que desejavam ajudar a humanidade , os seus esforços não tiveram êxito.
   Far-se-á assim a sua vontade… acabar com o sofrimento, a tristeza e a morte. Depois de ter permitido que os humanos atingissem grandes feitos na ciência, na tecnologia, na indústria, na medicina e em outros campos.
Para  QUANDO ? Em que tempo nos encontramos disso? Desse governo, desse reino que dará um mundo novo, uma nova sociedade de pessoas ?
As profecias dão-nos a posição.
 Jesus Cristo apontou para um tempo da “terminação do sistema de coisas” e as escrituras predizem um tempo chamado de últimos dias.
É bem provável que todos estejamos bem familiarizados com os acontecimentos mundiais do séc XX e já neste…
A 1ª guerra mundial começada em 1914, considerada como o princípio das dores de aflição, e os males que se seguiram até hoje…  fome, doenças, e outras calamidades, desde terramotos, à criminalidade, a explosão populacional, o domínio do império económico, nunca na história tiveram tão grande impacto e constituem mesmo um período único na HISTÓRIA. E que dizer do egoísmo e ganância, que tem conduzido à crise mundial económica e financeira e da degradação das normas de moral ?,
              Hoje toda a  situação mundial é  de séria preocupação..
Vejam-se as noticias dos Jornais e de toda a Comunicação … sobre o que estamos a viver e presenciar cá .. e no mundo..
        Atenda-se às palavras de Jesus registadas na Bíblia no livro de Mateus no capítulo 24:
“Nação se levantará contra nação e reino contra reino, e haverá escassez de víveres e terramotos num lugar após outro” e advertiu também do “aumento do que é contra a lei”
E no livro 2 Timóteo 3:1-5, palavras  com quase  2000 anos, pode ler-se: “Sabe, porém isto, que nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar. Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, pretensiosos, soberbos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, sem afeição natural, não dispostos a acordos, caluniadores, sem autodomínio, ferozes, sem amor à bondade, traidores, teimosos, enfunados de orgulho, mais amantes de prazeres do que amantes de Deus, tendo uma forma de devoção piedosa, mostrando-se, porém falsos para com o seu poder…”
Reconhecemos tudo  isso nos nossos tempos ?

Todos estes acontecimentos, quer pela dimensão de forma global e universal , quer pelo tempo em que se estão a desenrolar em simultâneo,  prefiguram que esse TEMPO está próximo; sendo que o tempo não somos nós que o determinamos, com a exactidão que gostaríamos…

Então como será a VIDA quando Deus eliminar da Terra a iniquidade e o sofrimento, e introduzir o seu novo mundo  com seus  súbditos habitantes sob  seu Reino ?
               Que desejos legítimos temos nós ?
Não são, ter Vida feliz, trabalho digno, fartura material, ambiente bonito, paz entre os povos, e estar livre de injustiça, sofrimento e morte ?
  Concluindo, podemos ver o que dizem algumas profecias sobre as bênçãos a usufruir neste novo mundo.
Sobre a PAZ, até a ONU, que tem falhado nesse propósito, tem lá na sede nos seus jardins e numa estátua, a profecia que esperava conseguir realizar, desde os anos 40: “Terão de forjar das suas espadas relhas de arado, e das suas lanças, podadeiras. Não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerra”. (Isaías 2:4)
Salmos 37:9-11,29, regista …”os próprios mansos possuirão a terra e deveras se deleitarão na abundância de paz” …
Sobre as condições humanas “(Deus) enxugará dos seus olhos toda a lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem dor”, conforme Revelação 21:4.
 E se apreciamos conhecer mais, podemos então ler sobre a saúde: Jó 33:25 ; Isaías 33:24 e 35:5,6.; Sobre a produção de alimento em fartura: Ezequiel 34:26, 27; Sobre a moradia e o trabalho: Isaías 65:21-23; Ou ainda sobre  os animais: Isaías11:6-9…
Com estas condições não traz um boa perspectiva para o futuro ?
Com a esperança sólida de que no novo mundo de Deus, os problemas actuais serão
coisas do passado, não podemos ter agora um objectivo real de VIDA ?
Se desejamos viver para sempre nesse mundo paradísico talvez pergunte o que precisamos fazer.
Teremos de fazer o que Cristo indicou numa oração a Deus em que disse que absorvendo conhecimento de Deus e de seu Filho, isso significaria ter vida eterna…(João 17:3)
Conhecer a ele é o primeiro passo…buscando a sua aprovação. É esse o seu caso ?
Procuremos  saber o que Deus requer de nós, de cada um, e assim escolher o  modo próprio de levar a vida…dando-lhe sentido e sem “custos”..
O Homem é um ser de reflexão (como se vive aqui), mas é também de acção, mesmo  na imperfeição…
-Amar teu próximo… era e é do 1º mandamento, a tal questão do amor…aos outros!
-Cultivar frutos…mas do espírito! Alegria, paz, autodomínio, longanimidade, brandura, benignidade, bondade, fé e… amor ! (Gálatas 5:22,23)
-Praticar a ”regra de ouro”: “… que quereis que vos façam…tendes de fazer do mesmo modo a eles…” (Mat 7:12)…….E por aí adiante !
A escolha é de cada um…como no princípio do mundo! O caminho não é difícil…não é de montanha…, emboraestejamos (aqui) no “caminho da montanha” ! Este caminho pode ajudar-nos a encontrar um objectivo pra vida!


PS. Estará V. também dentre os milhões que faz (o) pedido ? Poderá confirmar sua resposta  no livro de Mateus 6:10.


Armando Guedes

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Uma tabela a ter à mão



Porque a alimentação é cada vez mais importante:


Pela Profª Lucieli Neves


Maçã:
Protege o seu coração. evita constipações, bloqueia a diarreia, melhora  a capacidade dos pulmões, amortece as articulações

Damasco
Previne o cancro, controla a pressão arterial, protege a visão, protege da doença de Alzheimer, retarda o envelhecimento

Alcachofra
Ajuda na digestão, baixa o colesterol, protege o coração, estabiliza o açúcar no sangue, protege das doenças do fígado

Abacate
Combate a diabetes, baixa o colesterol, previne as tromboses AVC, controla a pressão arterial, suaviza a pele

Banana
Protege o coração, atenua a tosse, fortalece os ossos, controla a pressão arterial, bloqueia a diarreia

Feijão
Evita constipações, atenua as hemorroidas, baixa o colesterol, previne o cancro, estabiliza o açúcar no sangue

Beterraba
Controla a pressão arterial, previne o cancro, fortalece os ossos, protege o coração, ajuda a perder peso

Baga de Mirtilho
Previne o cancro, protege o coração, estabiliza o açucar no sangue, estimula a memória, evita as constipações

Brócolos
Fortalecem os ossos, protegem a visão, previnem o cancro, protegem o coração, controlam a pressão arterial

Couve
Previne o cancro, evita a prisão ventre, ajuda a perder peso, protege o coração, atenua as hemorroidas

Melão
Protege a visão, controla a pressão arterial, baixa o colesterol, previne o cancro, fortalece o sistema imunológico

Cenoura
Protege a visão, protege o coração, evita a prisão de ventre, previne o cancro, ajuda a perder peso

Couve-Flor
Previne o cancro da próstata, previne o cancro da mama, fortalece os ossos, elimina escoriações, previne doenças do coração

Cereja
Protege o coração, previne o cancro, acaba com as insónias, retarda o envelhecimento, protege da doença de Alzheimer

Castanha
Ajuda a perder peso, protege o coração, baixa o colesterol, previne o cancro, controla a pressão arterial

Pimentão picante
Ajuda na digestão, suaviza as dores da garganta, remove abcessos, previne o cancro, fortalece o sistema imunológico

Figo
Ajuda a perder peso, previne as tromboses AVC, baixa o colesterol, previne o cancro, controla a pressão arterial

Peixe
Protege o coração, estimula a memória, previne o cancro, fortalece o sistema imunológico

Linho
Ajuda a digestão, combate a diabetes, protege o coração, fortalece o cérebro, fortalece o sistema imunológico

Alho
Baixa o colesterol, controla a pressão arterial, previne o cancro, mata  bactérias, combate Fungos

Toranja
Protege contra ataques cardíacos, promove a perda de peso, previne as tromboses AVC, previne o  cancro da próstata, baixa o colesterol

Uva
Protege a visão, previne pedra nos rins, previne o cancro, aumenta o fluxo sanguíneo, protege o coração

Chá Verde
Previne o cancro, protege o coração, previne as tromboses AVC, ajuda a perder peso, mata bactérias

Mel
Cura Feridas, ajuda a digestão, previne de úlceras, aumenta a energia, combate alergias

Limão
Previne o cancro, protege o coração, controla a pressão arterial, suaviza a pele, elimina o escorbuto

Lima
Previne o cancro protege o coração, controla a pressão arterial, suaviza a pele, elimina o escorbuto

Manga
Previne o cancro estimula a memória, regula a tiroíde, ajuda na digestão, protege da doença de Alzheimer

Cogumelo
Controla a pressão arterial, baixa o colesterol, mata bactérias, previne o cancro, fortalece os ossos

Aveia
Baixa o colesterol, previne o cancro, combate a diabetes, evita as constipações, suaviza a pele

Azeite doce
Protege o coração, ajuda a perder peso, previne o cancro, combate a diabetes, suaviza a pele

Cebola
Reduz  risco de ataque cardíaco, previne o cancro, mata bactérias, baixa o colesterol, combate Fungos

Laranja
Fortalece o sistema imunológico, previne o cancro protege o coração, favorece a respiração, elimina o escorbuto

Pera
Evita as constipações, previne o cancro, previne as tromboses AVC, ajuda a digestão

Ananás
Fortalece os ossos, alivia a febre, ajuda a disgestão, bloqueia a diarreia

Ameixa
Retarda o envelhecimento, evita as constipações, estimula a memória, baixa o colesterol, protege das doenças do coração

Arroz
Protege o coração, combate a diabetes, previne pedra nos rins, previne o cancro, previne as tromboses AVC

Morango
Previne o cancro, protege o coração, estimula a memória, acalma o  stress

Batata doce
Protege a visão, dá boa disposição, combate o cancro, fortalece os ossos

Tomate
Previne o cancro na próstata, previne o cancro, baixa o colesterol, protege o  coração

Noz
Baixa o colesterol, previne o cancro, estimula a memória, melhora a disposição, protege de doenças do coração

Água
Ajuda a perder peso, previne o cancro, previne pedra nos rins, suaviza a pele

Melância
Previne o cancrona próstata, promove a perda de peso, baixa o colesterol