sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Algumas perguntas nesta quadra de reflexão


Esta é uma quadra de alegria e reflexão. Este pequeno video põe algumas perguntas,
mais uma: 
Porquê?

Que o Espírito do Natal ilumine cada Ser, para que a Árvore de Natal da Humanidade se ilumine!


video


domingo, 15 de dezembro de 2013

Dezembro, Solstício de Inverno e Nascimento



O mapa de Actividades d'O Caminho da Montanha tem estado mais ou menos em "branco". Não se inquietem, pois o Caminho não se vai fechar. Apenas toma alento e tenta reorganizar-se para se adaptar na justa medida às circunstâncias, ao tempo que se lhe apresenta.

Neste mês de Dezembro de 2013 aconteceu um Debate sob o tema: "O Eterno Masculino vs o Eterno Feminino", quente em fim de tarde frio. Valeu a pena!


Fechamos com Meditação, dia 21 de Dezembro, às 10:00. O tema é dedicado à época: "o Natal, o simbolismo profundo e raízes no Tempo".


O Centro encerrará portas de 21 de Dezembro. Serão Reabertas a 7 de Janeiro de 2014.


domingo, 8 de dezembro de 2013

Falar de Deus.... falar de Amor



Só sei que nada sei (Sócrates)

Este pensamento faz muito sentido para mim, num momento em que mergulho, no mais profundo do meu " eu" e as certezas, essas não existem e por momentos sinto um vazio e um silêncio que me obrigam a pensar... pensar e, à custa desses pensamentos, as dúvidas permanecem. Até chego a pensar que ando para trás e para a frente e não consigo avançar. Parece que há um limite de entendimento e o resto está bloqueado. Talvez seja mesmo isso, ou então... enquanto penso bloqueio.

No entanto, sinto uma grande vontade de me aproximar o mais possível da verdade...e começo a sentir... sentir... Apercebo-me que sentindo posso receber muito mais informação do que pensando. A nossa mente parece não estar à altura de descodificar, tais informações, porque isso será privilégio do nosso coração que é um símbolo, mas na verdade esconde uma grande senhora, à qual eu chamo " alma " ou canal.

Sinto que a alma é o nosso canal de ligação com Deus. E sinto também que a nossa alma é um pouquinho de Deus. Daí fazer sentido aquela expressão, a qual já nos é familiar, chamarmos Deus de pai. Sentindo assim está quebrada a distância.
Deus está dentro de cada um de nós e em todos os seres vivos. Se para muitos Deus está no céu, para mim Deus está comigo e contigo.
 E porque chamaríamos a Deus de pai, se não houvesse uma ligação ou então uma semente?
Sinto que Deus não nos abandonaria por um minuto, quanto mais por uma vida, e nos observava de longe. Acredito que para Deus não há distância, nem tempo, nem limites. É a energia superior à qual todos nós temos acesso. E diriam muitos... mas como aceder a essa energia tão poderosa? ... visto todos reconhecermos a nossa inferioridade e pensamos que Ele não está disponível para nós. Mas Deus conhece todos os nossos caminhos e sabe que muitos deles, têm que ser trilhados com dor e sofrimento, mas também com flores pelo caminho, temos é que parar para as apanhar, nem que percamos um pouco de tempo. Vale sempre a pena.

O desconforto nesta vida, chama-se " evolução " e não descriminação. Cada ser é único e livre, mas precisa de viver experiências diferentes, para se conduzir com o seu mérito próprio, cada vez mais perto da luz. Acredito e sinto que Deus não é nenhum juiz, nem que nos vai julgar um dia. Acredito que cada ser faz o seu próprio caminho livre e depois da morte reconhece o que falhou e escolhe as suas próprias experiências aqui na terra.
Deus é um reino de amor... quando amamos é uma porta que se abre para acedermos a essa energia amorosa e transformadora... é sem dúvida alguma o amor para mim, a energia da mudança, do mundo novo e à custa de tanto amarmos, vamos abrir a nossa alma, o nosso canal, e a nossa ligação com Deus é fortalecida. Daremos assim lugar ao tal mundo novo que todos esperamos e desejamos... não com obras grandiosas, mas sim valorizando as pequenas coisas, são essas sempre as mais valiosas. A simplicidade de cada palavra ou acção têm muito valor e muito poder transformador.

Acredito na união dos homens e no mundo. O homem comunica as mais variadas convicções em relação a si próprio, em relação ao mundo e também em relação a Deus...há uma diversidade enorme de ideias, mas na verdade, independente da idade, estatuto ou raça, há algo que une o mundo e a humanidade e somos um "todo"que vibra por uma energia que chama Amor ou Deus que para mim é o mesmo.

Quem é que não gosta de ser tratado com Amor?

Todos os seres sem excepção se sentem atraídos por essa energia... e nisso estamos todos de acordo.

Para concluir, todos gostamos de ser amados, mas também é preciso amar.
AMOR = DEUS = TUDO.

"O Amor é a asa veloz que Deus deu à alma para que ela voe até ao céu". (Michelangelo Buonarroti).


Ana Maria Tavares