terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PORQUE É TÃO DIFÍCIL MUDAR?






PORQUE É TÃO DIFÍCIL MUDAR?
Não estará na hora de mudar?

Sinto que sim e creio que muitas pessoas já pensam e desejam mesmo mudar alguma coisa nas suas vidas. Todos temos que mudar e, nesta matéria, o nosso melhor professor é a vida, no entanto nem sempre damos por isso, e as frustrações são constantes. Mas nunca podemos esquecer que é através delas que aprendemos a desenvolver a força e a determinação que não nos deixa desistir e que nos faz superar os desafios.

Também aprendemos a desenvolver o perdão que nos liberta do passado e abre os nossos caminhos para o futuro. Sem esquecer a nossa fé que está sempre lá para nos manter na direcção aos nossos objectivos e nos diz que estamos no caminho certo. Também naqueles momentos mais difíceis procuramos mais a leitura, na tentativa de encontrar respostas e aprendizagem. Aprendemos novas formas de lidar com nós próprios e com a vida. Aprendemos sobre o pensamento positivo e a praticá-lo e desenvolvemos novas maneiras de pensar e agir.

Então porque é que as coisas não mudam?
Porque parece que tudo o que não queremos se repete tanto em nossas vidas?

A resposta é simples e está dentro de nós. É porque ainda não mudamos nossa maneira de SENTIR... existe uma grande diferença entre pensar e sentir. Por trás de cada personalidade existem emoções guardadas que reflectem os nossos medos, inseguranças, carências e limitações. Tudo isto está bem guardado no nosso plano emocional que administra e cria o ambiente para as manifestações na nossa vida.

Mas que tipo de realidade se pode manifestar num ambiente assim?
Na verdade trazemos muitas mágoas do passado e sentimos revolta com a vida, com nossas expectativas frustradas e isso gera uma resistência enorme em conduzir a nossa vida para onde gostaríamos .

Em primeiro lugar, eu penso que devemos aceitar e parar de querer tratamento VIP da vida. Aceitar tudo exactamente da maneira que ocorreu, pois tudo acontece da forma mais perfeita para que possamos aprender. Sem estas aprendizagens, nunca seriamos verdadeiramente livres... nunca procuravamos a conexão com a essência divina que há em nós.
Então não há outro caminho senão o do perdão. Perdoar não é livrar-se da pessoa e não querer olhar mais na cara, pelo contrário, é compreender aquilo que se aprendeu e há uma coisa que é difícil mas muito importante...que é aceitar o outro participante.
Agindo assim vamos curando nossas feridas e tornando-nos mais fortes, mais leves e mais livres. Temos que parar de reclamar dizendo que a vida é isto ou aquilo e construir um novo olhar sobre as coisas e começarmos a ver o sagrado em tudo o que há.

Sob este olhar, começamos a sentir o fluxo da mudança e, em vez de cobrarmos da vida o bom tratamento que nós mesmos não nos damos, passamos a perceber como as coisas pequenas que antes nos passavam despercebidas, podem ser tão maravilhosas.
O simples facto de estarmos vivos e sermos quem somos já é um presente de DEUS e uma oportunidade única no universo... poder sentir...poder amar...calcar o chão em contacto com um espírito tão grandioso como a terra...poder respirar...só temos motivos para agradecer.

A gratidão é muito melhor do que a frustração e frustra-se quem ainda acredita que a eterna realização de desejos é o motivo de estarmos aqui. Esta busca incessante, só aumenta o vazio interior que é causado não pela falta de alguma coisa, mas pela desconexão com nossa própria essência DIVINA, que é infinitamente rica, amorosa e perfeita.

No nosso dia-a-dia, temos que estar atentos, como interpretamos as queixas da rotina da nossa vida, revoltas, raivas e coisas do género.  As terapias espirituais são uma grande ajuda, mas por mais que limpemos energeticamente estas coisas, se não mudarmos nosso olhar sobre o mundo, acabamos por recriar tudo novamente.

Temos que decidir uma vez por todas que queremos MUDAR....QUERER SER PESSOAS MELHORES... mais amorosas e mais aptas a perceber as belezas do caminho que o UNIVERSO providenciou para nós. Não temos que adoptar práticas positivas para conseguir alguma coisa. O que conseguimos é a própria prática, os ganhos são internos, a mudança é o próprio caminho e as suas flores que nos serão cada vez mais visíveis. Assim é a vida vivida de dentro para fora.

Às vezes criamos ilusões de como as coisas deveriam ser. As coisas são o que são quer gostemos ou não. É melhor aprendermos desde logo a lidarmos com isso. Não podemos para esperar alguma coisa acontecer conforme a nossa vontade para sermos felizes.

Desde bem pequenos desenvolvemos uma certa arrogância em nós, porque achamos que sabemos tudo o que é melhor para nós. Com o passar do tempo, temos que estar atentos para que essa tal arrogância não esconda a HUMILDADE e a SIMPLICIDADE que temos em nós. Penso que ainda há muita gente a fazer confusão ao significado destas duas palavras. Humildade e simplicidade não são sinónimos de servidão ou pobreza.
Para mim humildade é aceitar que não sabemos tudo e nos abrirmos para que novas formas de entendermos as coisas cheguem até nós.
Simplicidade é compreender que não precisamos de nada além do que temos no momento presente, no AQUI e AGORA. É encontrar a riqueza em quem somos, dentro dos nossos corações.

Eu sinto que PERDÃO, HUMILDADE e SIMPLICIDADE são a receita para um feliz AQUI e AGORA... Não pensem que eu me esqueci do AMOR...é que eu acredito que antes de tudo, já tem que estar lá o AMOR... essa é a base e depois se vai formando a unidade.

A unidade para mim é tudo de bom que possamos acrescentar a nós próprios tornando-nos seres capazes de criarmos o ambiente necessário para as manifestações felizes na nossa vida. A partir daí podemos sim sonhar... direccionar a nossa vida para onde preferirmos.
Porém sempre atentos para não mais rejeitarmos o momento presente, pois todas as experiências de alguma forma nos são úteis e válidas.

Cabe-nos então a nós a responsabilidade de escolher mais sabiamente e criarmos assim melhores caminhos em nossas vidas.

UM FELIZ AQUI E AGORA... para todos nós.

Ana Tavares