domingo, 19 de abril de 2015

O Caminho ....





O Caminho da Montanha

Centro de desenvolvimento Pessoal

Necessário a qualquer Mister. Valioso para maior integração do individuo nos objectivos a que se vincula, é indispensável para a iluminação interior. No caminhar do enobrecimento, o estudo e a aprendizagem são directrizes de segurança e veiculo de libertação intima, pois desse modo são-nos fornecidas as coordenadas para maior penetração na tarefa buscada, seja a de ajudar seja a de ajudar-se.

É PRECISO QUERER. É PRECISO DETERMINAÇÃO. É PRECISO CORAGEM.

Alguns fogem atemorizados e perdem as batalhas antes de as enfrentar. Outros entregam-se ao desânimo injustificável recusando-se a oportunidade de vitória. Diversos meditam receosos e refugiam-se na insensatez aguardando triunfos. Outros julgam-se  já donos de toda a sabedoria e aprendizagem…

Não podemos nem devemos negarmo-nos à bênção do esforço em prol da renovação intima e do entusiasmo sadio. Essa é a energia que move e sustenta a força moral que induz ao êxito na ilha verdejante! Ilha abastecida pela resistência do amor, consubstância dos valores do ideal.

Ilha onde não habita a irreflexão nem a crítica do que somos.

Ilha de coragem, calma, segura, fonte, geratriz de equilíbrio que fomenta a vida e eleva o labor às cumeadas da glória.

Raquel Silva

sábado, 11 de abril de 2015



Na próximo dia 13 iniciamos mais uma etapa neste Caminho. Como não há “acasos”, o dia XIII talvez seja um símbolo nos tempos que decorrem.

O XIII corresponde no Tarot, e em muitas crenças, ao Arcano Sem Nome, a Morte. De facto, habitualmente não é uma morte física ao contrário do que se possa crer, mas sim uma transformação que vem na continuação do Arcano XII, O Dependurado, o Sacrifício.

O caminho pela Montanha tem cruzado desfiladeiros e travessias bem difíceis em que apenas a Vontade impele a continuar a subida. São provas! E nelas e por elas são feitas escolhas, triagens e quedas que vão moldando a energia que se vai instalando e renovando, tantas vezes fortalecendo.

Assim, o XIII de reinício vem na continuidade e prossecução dos Planos que traçaram para O Caminho da Montanha. A renovação é necessária, pois significa o retorno a algo novo como os brotos jovens e fortes nas árvores frutíferas. Claro que é um esforço indizível para a árvore, preparado no silêncio do mais profundo que a habita. Começa quando ainda ela parece morta, no subir da seiva, movimento invisível aos olhos e, com a chegada das forças primaveris, vai-se revestindo de vida.

Um Hino à Luz, ao Amor, ao Ser!

Talvez ainda não tenha chegado a Primavera para nós, mas a renovação vai acontecendo. Lenta e progressivamente, mas real. O Caminho nunca é fácil. Implica uma vontade férrea, a batalha constante contra a entropia e estagnação, o cultivo diário da paciência, do Amor e da humildade. A atenção tem de ser constante para não se cair no logro dos olhos e ouvidos físicos. Escutar com o coração e ver com a intuição, mesmo correndo riscos. Acima de tudo a Coragem, pois Ser não é fácil, é um desafio constante que nem todos aceitam.

Um de nós, há tempos, disse que a continuarmos nesta Via em breve seríamos uma ilha. Pois! Então sejamos Ilha – quem dera seja Afortunada ou A Avalon – onde a Verdade seja sempre a Luz que guia, o Amor seja o caminho a trilhar e a Vontade seja guiada pela Sabedoria e perseverança na certeza de que cada passo é importante e único. 

Entre nós são muitos os quereres e sentires, muitas as crenças e pensares, cada voz é escutada sem julgamento. São degraus que permitem a ascensão, quando a troca sem receio e a síntese são construtivas.

A XIII reomeçamos...

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Actividades em Abril 2015



13 de Abril
-       18:30 – 18:30 – Meditação
Eterno Recomeço, eterno Retorno


27  de Abril
-        18:30 – Continuação do Estudo e Debate do livro Tratado das Grandes Tradições do Ocultismo



18:30 – Ensinamentos Usui – III Parte
(Destina-se apenas aos terapeutas n’O Caminho da Montanha que queiram participar). 

Esta actividade transita para o mês de Maio. 


Horário das aulas de Hatha Yoga

5ª Feira – 11:00 e 17:30
Duração de cada aula: 1h a 1h 15m



Horário de Encerramento do Centro:

2ª Feira - 20:00
3ª  e 6ª Feira - 12:30
4ª  e 5ª Feira  - 19:00

quarta-feira, 1 de abril de 2015

O Universo não é uma ideia minha

(Pintura: Ancient of the Days - William Blake)



O Universo não é uma ideia minha.

A minha ideia do Universo é que é uma ideia minha.

A noite não anoitece pelos meus olhos,

A minha ideia da noite é que anoitece por meus olhos.

Fora de eu pensar e de haver quaisquer pensamentos

A noite anoitece concretamente

E o fulgor das estrelas existe como se tivesse peso.


Alberto Caeiro