domingo, 6 de junho de 2010

Incompatibilidades: Reiki vs cristianismo

Perguntaram-me se o Reiki era incompatível com o cristianismo. Fiquei a reflectir.

Jesus, na Sua vida terrena, praticou o Amor no seu sentido mais lacto e nobre. Falou de amar os outros como a nós mesmos. Foi contra os usos e costumes hebraicos da época, foi mesmo contra a Lei praticada pelos sacerdotes do Templo. Teve um acesso de fúria quando, ao entrar no Templo, o que mais havia eram vendilhões.

O Reiki, tal como o pratico e conheço é Amor puro, é Vida. O outro e nós mesmos somos Um. Não se liga a religião alguma, apenas ao Amor que cada ser humano traz no coração. É oferecido como dádiva de Amor, sem pagamento a não ser o sorriso de quem recebe e a alegria de sentirmos que nos aproximamos do mandamento maior: amar os outros como a si mesmo.

Qual a incompatibiliade entre Reiki e cristianismo?

Poderão replicar: mas a forma como o praticam não é idêntica para todos. Há quem utilize o Reiki como meio de subsistência, em cultos de espiritismo, em vidência, etc. Não o posso negar. O Reiki foi desviado de muitas formas não deixando de ser o que é na Sua essência. Mas este facto é próprio do homem. Não foram as palavras e ensinamentos de Jesus desviados? Quantas “religiões” cristãs existem? Quantos cultos diferentes apelidados de cristãos? Não são os Santos Nomes invocados em práticas de bruxaria e rituais mágicos? Não está a Igreja de Roma a ser acusada de grandes vilezas? Quanto sangue correu e corre em nome da religião? Vou por isso deixar de ser cristã? Abandonar os ensinamentos de Jesus?

Dizem-me que está ligado às religiões orientais...

Jesus veio do Oriente. Não é europeu. Apenas nos apossamos das Suas palavras e práticas.

Deus é Um, não importa como o denominamos. Posso denominar uma pessoa Maria, Joaquim, Annne, John, Chan.... Não deixa de ser a pessoa que é, um ser humano. Pode apresentar-se de pele branca, preta, amarela ou vermelha. É um ser humano. Deus pode ter vários nomes – os mil Nomes de Deus – ser adorado de várias formas. É Deus!

Fala-se tanto em ecumenismo. Não será o Reiki uma das formas mais belas da prática do ecumenismo? Não está ligado a qualquer religião, é praticado por pessoas em todos os cantos do mundo, fala de Amor, pratica Amor, não invoca qualquer Deus ou Espírito, seja este humano, da natureza ou outro. Apenas apela a Deus-Vida! Assim reúne em si as práticas de qualquer religião. Não é isto uma forma de ecumenismo?

Embora muitos o liguem aos movimentos do New Age não o vejo assim. Era conhecido há séculos. Foi um japonês que o “redescobriu”, Mikao Usui Sensei, e anos depois uma senhora, que fora curada pelo método Usui, trouxe-o para os Estados Unidos de onde se difundiu pelo mundo.

Na história do Reiki há algo de lenda, pois não se sabe ao certo quem era Mikao Usui. Mas no maravilhoso não há sempre algo lendário?

A todos os que conhecem o Reiki sabem bem que é livre, sem qualquer ligação a religião, credo ou estrutura. É um pássaro de Fogo de Amor e Liberdade.

Concluindo, penso que o Reki não é incompatível com o cristianismo ou qualquer outra religião, pois é Amor puro.

1 comentário:

eduarda moreira disse...

Ao habitarmos a terra,ao longo da nossa vida,confrontamo-nos com sentimentos de frustação,de cólera,de tristeza, de ódio, que geram o desespero e por vezes fazem desistir os seres humanos dos seus sonhos e, entrar numa espécie de colapso!
A experiência e a manifestação de amor entre os seres,impulsiona-nos a seguir em frente, ou seja, quando transmitimos amor também o estamos a receber pois um sentimento destes só pode gerar um igual...
Manifestar ajuda e apoio a quem precisa,promove a emanação de um sentimento de proximidade com Deus.Se um coração ajuda o outro a suportar uma dor inexplicável, isso é amor!!!Na Terra,dizem as religiões, apoiai-vos uns aos outros...isso, é amor, independentemente de credos ou religiões...pois, é nessa liberdade que apetece ajudar quem procura ajuda...
E, quantos de nós, antes de querermos aprender a utilizar a terapia de Reiki, não estavamos em sofrimento, tendo encontrado, através dele o restaurar da paz interior e da vontade de viver;quantos de nós puderam continuar o percurso de uma vida,com alegria, seguindo cada um a sua fé, a sua religião,acompanhando a sua família com uma capacidade geradora de maior compreensão e respeito,capacidade essa, ampliadora do amor!!!Obrigada à Mestre,que mantém uma presença viva de ajuda a todos quantos a procuram!obrigada a todos os companheiros desta viagem de aprendizagem de amor