segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Reflexão

Entre o real científico e o poético, o mediato e o imediato, há um traço de separação e união. Separa ou liga, ou liga separando, um conhecimento racional, apoiado em irracionais, a um conhecimento teológico supra-racional, porque excede o racional em que se firma, como o telescópio excede o olho.

A intuição, a inspiração, foi e continua sendo a primeira fonte de saber. Não é ela o espírito das coisas revelando-se, no homem, que adquire assim um cósmico sentido? A inspiração é a própria verdade ou realidade humanizada, a falar, a mostrar-se; é a Natureza feita voz, o inteligível tornado inteligência.

In "O Homem Universal" de Teixeira de Pascoaes

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Testemunho


Quem somos? Que fazemos? Para onde caminhamos?

Desde muito pequeninos que nos interrogamos acerca de tudo isto. No entanto as loucuras da vida, o crescer e o materialismo vão ofuscando e bloqueando a descoberta das suas respostas.

A nossa cultura e as nossas aprendizagens fazem com que o conhecimento de nós próprios fique parado, como que agarrado a um mito que nos incutiram desde sempre, ser o mais perfeito, o melhor e o mais apropriado. No entanto quando começamos a fazer perguntas que são entendidas como atrevidas, inapropriadas e fora do nosso âmbito cultural, há apenas uma coisa a fazer… escolher o que de facto queremos e pretendemos fazer connosco e com esta passagem por cá, a qual chamamos vida.

Não é fácil dizer não ao que connosco cresceu e ao que, pensamos, nos fez crescer. Hoje mais que nunca relembro as histórias antigas de perseguição e das fogueiras para aqueles que teriam sido intitulados como não obedientes às leis da altura; pergunto se a perseguição subtil que hoje vão fazendo, falo daqueles que se julgam donos da verdade, não será a mesma que houve no tempo da inquisição, em que corações nobres foram queimados, apenas porque amavam a Deus à sua maneira e não à maneira que seria pretendida pelos homens. Como alguém dizia “ serei sempre servo do meu Senhor e não de seus sacerdotes”.

Não é fácil demonstrar quem somos e o que sentimos, como sempre é mais fácil fazer de conta que está tudo bem.

Onde estão os corações nobres de outrora que não se importavam de morrer queimados por uma causa? Aqui refiro-me com tristeza a descobrir o facilitismo, a pouca coragem e a pouca força para lutar. Onde estão as pessoas que se agarram aos ideais e ao verdadeiro Amor?

Faço um apelo a todos, lutem, amem, demonstrem quem são, enfrentem tudo e todos, desde políticos a igrejas ou situações mais pessoais, vamos dar as mãos e sentir o que há em nós, um chamamento para o desenvolvimento da pessoa, do ser… que assim se encontre o mais belo, o esplendor de uma caminhada de encontro ao Sagrado, ao Divino.

Como poderemos fazer esta caminhada se vivemos da forma que não queríamos viver? Se se vive longe da pessoa que se ama? Se vivemos agarrados a religiões que nos amarram e nos fazem sentir fora de lei?

Porque não ser livre e viver apenas com o Amor que sentimos?

Um abraço a todos.

(Anónimo)


Flash sobre a Actividade da Semana

Hatha Yoga

Funciona no Centro um grupo de Hatha-Yoga. Os objectivos são a descoberta de si-mesmo através de posturas ou asanas e respiração.

As asanas são exercícios físicos que põem em trabalho acrescido músculos e glândulas, aqueles por estiramentos e alívio de pressões provocadas por más posturas e stress, as glândulas por compressão e descompressão (como se fosse um respiro) e que levam à libertação correcta de substâncias essenciais ao bem-estar físico e psicológico.

A respiração com o tempo vai permitir o controlo de emoções e consequentemente de situações mais difíceis no nosso quotidiano.

Esta disiciplina, Yoga, embora tendo raízes no oriente (Índia) não está ligada a qualquer religião ou prática religiosa.


domingo, 4 de outubro de 2009

Porque não tentar...

Amigos...

Sei que muitos de vós não têm o tempo disponível ou desejável para que possam dar a contribuição que desejariam ao nosso blog, a pensar um pouco nisso solicito-vos sugestões de futuros post's a publicar no nosso blog de forma a que possa suscitar/espicaçar por demais o interesse aos seus visitantes.

Quero definir algumas regras com vocês, nomeadamente:
1) Nada de publicidade.

2) O que podem enviar?
- pensamentos, poemas, mensagens, partilhas, dicas do dia a dia, escapadinhas de fim de semana, sugestões culturais (música, teatro, exposições), ou seja, a criatividade no seu expoente.

3) Como podem participar?
- enviar por e-mail as vossas sugestões para; ocaminhodamontamha@gmail.com

4) Não esquecer de mencionar as fontes e os autores das vossas sugestões e se pretendem permanecer anónimos ou não. De referir que essas mesmas sugestões para futuros post's estarão sujeitas a aprovação por parte da administração do blog antes da sua publicação.



sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Actividades de Outubro

3 de Outubro
14:30 – Dialogo e reciclagem Reiki

10 e 11 de Outubro
– Seminário de Iniciação ao I Grau

17 de Outubro
14:30 – Encontro para Práticas de Meditação, Sons...

31 de Outubro
14:00 – Curso Gnose, Hermetismo e Cabala

Actividade permanente:
Hatha Yoga – 2ª e 4ª às 19:00


Esperamos a vossa colaboração.
Agradecemos que não enviem publicidade.

Bem hajam!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Com atraso mas com Amor

Há demasiado tempo que estou "ausente" deste espaço virtual.
As razões? Um retiro da escrita imposto pelo tempo que vivo.
Há um pedido de desculpas muito particular a um grupo de sete pessoas que nos dias que precederam o 11 de Setembro prepararam uma surpresa "felina" e belíssima, imbuída de carinho verdadeiro. A todos eles um grande bem-hajam de todo o meu coração. Bem-hajam pelo Amor que puseram, pelo trabalho escondido, pelo que disseram e pelo implícito.
A todos os que participaram na preparação e na festa um grande Obrigada. Gosto muito, mas muito de vocês. Fica também um carinho especial a todos os que gostariam de ter participado ao vivo e não puderam.
Que a Vida vos seja pródiga!