quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

OS JOGOS DE COMPUTADOR


A grande maioria das pessoas hoje tem um computador. Digamos com ele podemos fazer muitas coisas: trabalhar, entretenimento, consulta, sacar música, filmes, vídeos, etc. É um instrumento de trabalho fantástico.
A Internet permite conhecer muita coisa, jogar, “viajar”, etc., mas o assunto que motiva a escrever, são os jogos de computador. Realmente hoje há belíssimos jogos, mas também os há com uma dose de violência muito grande. Nós, crianças, adolescentes ou adultos, passamos muito tempo a jogar. Quase como uma forma de colmatar outras coisas ou evitar o contacto com outras  pessoas.
Posso dar um exemplo, o Face Book, um site (de uma rede social,),  que  tem um jogo que é o Farmville.  Quem está neste site, acaba por ficar viciado, porque tem muita vontade de estar sempre a jogar.  Este jogo acaba por não ser muito prejudicial, mas há outros que têm o efeito contrário.  Há jogos em que se cria uma vida social virtual. Cria-se uma personagem e vive-se uma vida virtual.
Ontem, estava a ver uma das séries da minha preferência, CSI, em que o dito jogo era usado para cometer crimes. O jogo chamava-se Second Life.  Criava-se uma personagem (estilo avatar) e tinha-se uma vida virtual. Só que o intuito do criminoso, ia muito para além do jogo, porque tinha como finalidade  matar. 
Como referi atrás, como as pessoas passam muito tempo ao computador, acabam por ir cortando os contactos pessoais, tornando a sua vida limitada a uma máquina. Tornam-se pessoas muito solitárias. Curioso foi reparar que umas das personagens ,um rapaz muito novo, mas com uma doença terminal,  jogava bastante  porque tinha vida social e até tinha um relacionamento amoroso. Era incapaz de criar laços  com pessoas, levando-o a uma situação destas.
O que interessa para aqui, é que a própria polícia teve de o jogar também, para perceber o que se passava na cabeça do criminoso e tentar apanhá-lo. Cada vez mais os jogos são mais sofisticados e mais apurados em termos psicológicos e de violência. Onde é que isto nos vai levar? Seremos nós capazes de conseguir ter relacionamentos com as pessoas, com os filhos, manter amizades, casamentos? Cada vez temos mais tecnologia, mas cada vez menos sentimentos. Estamos a tornar-nos cada vez mais frios.  Cabe a nós mudar o mundo, senão o que será feito de nós?
Mary Rosas
10.02.10

3 comentários:

Maria Dias disse...

É claro que concordo que os jogos podem ser viciantes e muito prejudiciais, mas tudo depende da mediada e do propósito com que jogamos. Não penso que quem joga seja uma pessoa sem grandes relações, o jogo também pode ser um momento de sossego, em que não temos obrigações, só estamos a relaxar, a pensar nas estratégias, que, se falharem, não têm consequências, loga não têm implicações.No jogo, jogamos quando queremos, se queremos, como queremos. Pode ser aquele momento de quietude e sossego que precisamos. O computador, pessoalmente, é uma óptima ferramenta, quase sempre me permite o contacto com familiares, amigos que estão longe, e que encontro porque têm o msn ligado, ou o facebook e podemos por uns minutos partilhar afecto e conversas, porque até nos permite ligar a câmara e ver as pessoas que estão a milhares de km. Claro que, se não há equilibrio o computador pode agravar o isolamento e despoletar alguns desiquilibrios. Mas é como tudo, é preciso peso e medida, e usar as coisas no que elas tê de melhor. Não entendo que seja o computador que provoque comportamentos, a base já la está, e as pessoas deixam que os maus hábotos as controlem. Não é o homem capaz de reflectir sobre o que deve fazer?
E...não há à milénios quem seja viciado? em jogos, em sexo, em crimes?.... A história está cheia de histórias...
Somos seres nsociais, que vivem de afectos, e se o computador pode isolar, também pode aproximar e ligar as pessoas.
Maria Dias

ANABELA disse...

Maria, a defensora das novas tecnologias!! Concordo ctg, haja equilíbrio, o que por vezes não é muito fácil(sou eu que o digo...hehehe) mas possível, é como dizes, as bases são fundamentais...

Anónimo disse...

É verdade que os computadores com tudo que os completam e rodeiam são armas com dois pesos e duas medidas, também entendo que eles são extremamente úteis, para a nossa profissão e por que não para um momento de lazer...
Mas, concordo que para as nossas crianças e jovens são também muito desgastantes e prejudiciais, conseguem afastá-los do ar fresco da Mãe Natureza.
Eu prefiro ver os meus filhos jogar à bola, a enfarinharem-se na lama e na terra, do que senti-los "enfiados" num espaço a jogar computador e reconheço que passam mais tempo em frente a essa "coisa" (infelizmente) do que a saborear a liberdade de serem crianças felizes a correr no meio dos campos.
Pergunto-me se as crianças com e da nova tecnologia imaginam ou imaginarão como nós crescemos felizes e saudáveis, sem tão pouco pensarmos que isto um dia iria existir, como por exemplo, este espaço neste blog.
Era meu desejo que esta ferramenta servisse unicamente ao uso da evolução e nunca do atrofiamento...
Um beijo grande para todos, em especial para a Mary e para as minhas priminhas Maria e Anabela.

Elisabete