quinta-feira, 26 de agosto de 2010

No feminino...


Hoje deixamos como tema uma citação no feminino. Ser Mulher é muito mais do que ser mulher, não em oposição  ao homem, mas antes companheira de Jornada:

"A mulher realizada é também uma sacerdotisa do amor. [...] Quando o calor da primavera desponta no coração do homem, é ela que lhe dá o gosto do amor e o guarda de cair na dureza, na frieza ou na barbárie. Tal como a Dama cortês – à qual, no seu tempo, um Bernardo de Claraval e um Francisco de Assis prestaram homenagem – ela reaviva a coragem e o ardor, o lirismo e a honra e o seu amor convida o homem à grandeza, a um aperfeiçoamento incessante, revestindo-o de nobreza e ternura.

A missão da Mulher, quando assume a sua função sacerdotal, é dar testemunho do poder infinito e eterno do Amor que opera em tudo. Compete-lhe também relembrar que sem o calor da Mística, a Teologia torna-se um sistema de pensamento frio, não passa de um corpus doutrinal, e que o Intelecto é pobre e limitado, que ele ressoa como um címbalo solitário se não se aliar ao Amor, que não há saber verdadeiro sem o assentimento do Coração."

In Carta de Uma Dama ao Papa
de Jacqueline Kelen

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu penso que a velha sabedoria, relacionada com o feminino e sua energia, continua a ser ignorada pela maior parte das mulheres de hoje. Ao longo dos tempos, por várias circunstâncias, a mulher tornou-se submissa, incapaz de tomar decisões, aprisionada a medos,e evitando romper com as regras que a sociedade lhe foi impondo. Poucas se ergueram para mudar a sua condição, e muitas foram queimadas nas fogueiras. A sua luta, nao deveria ser pela igualdade com o homem, mas sim pela reconquista da sua dignidade e sabedoria:da sua importância para o equilibrio da natureza e harmonia humana.

Beijinho