terça-feira, 4 de março de 2014

Simbolismo das cores


Simbolismo da cor Magenta:

A cor rosa magenta, frequentemente denominada fucsia, rosa indiano ou muito simplesmente magenta, é uma cor única que possui propriedades extraordinárias tanto simbólicas como terapêuticas. Efectivamente, ao contrario das outras cores, ela não se vê habitualmente no arco-íris
Para que seja visível é necessário que um primeiro arco-íris encontre um segundo e que a parte vermelha do primeiro se sobreponha e fusione com a parte azul noite do segundo.

Temperamento:
                Apaixonado, afectuoso
                Fusional, sentimental
                Infantil, juvenil,
                Carinhoso, vulnerável
                Sonhador, romântico

O rosa magenta representa a realização das necessidades essenciais, naturais, vitais e fundamentais. Embora a sua natureza sugira a totalidade das necessidades, representa muito particularmente a necessidade de amor, afeição, ligação e de interacção, a necessidade de ser e de existir, assim como a necessidade de brincar ou de sonhar.

Propriedades:
                Rejuvenescedor, curador
                Regenerante, cicatrizante afectivo
                Urgência afectiva
                Paliativo dos intoxicantes
                Afrodisíaco, erótico
  
Simbolismo da cor Vermelho Escarlate:

A cor vermelho escarlate, muitas vezes denominada rubi ou muito simplesmente escarlate, aparece no princípio do espectro da luz visível. Sendo a cor do ciclo cromático que tem a frequência mais baixa, ou seja que vibra mais lentamente, é natural que represente na psique humana o mundo físico e o plano material isto é, tudo o que é sólido, tangível e concreto.
O vermelho escarlate está para a cor o que o ventre de uma mãe está para o filho. Dá uma sensação de envolvência de segurança e para os olhos é um abrigo confortável.

Temperamento:
                Feminino, maternal
                Nutridor, fértil
                Abundante, próspero
                Estável, enraizado
                Concreto, tangível
                Incarnado, corporal

O vermelho escarlate, em termos de necessidades essenciais, representa a necessidade de integridade física e corporal, a necessidade de alimento físico assim como a necessidade de segurança e estabilidade.

Propriedades:
                Cicatrizante físico
                Reforça os tecidos
                Irriga as mucosas
                Nutre os músculos
                Hidrata a pele


Simbolismo da cor Vermelha:

A primeira coisa que desperta a atenção quando se contempla o vermelho, frequentemente chamado vermelho de cádmio, vermelho sangue, ou ainda morango, é que liberta uma inegável sensação de calor. Sendo a cor mais quente do espectro, é natural que seja associado à simbólica do fogo e a tudo o que se relaciona com a temperatura, ignição e combustão.

Pela associação simbólica, o vermelho é afiliado à vida, pois o calor dos tecidos é a garantia do ser vivo.

Temperamento:
                Quente, inflamado, vivo
                Dinâmico, trabalhador
                Activo, desportivo
                Sanguíneo, enérgico
                Corajoso, voluntário

Em termos essenciais, o vermelho representa a necessidade de calor, de sobreviver e de se manter vivo, assim como a necessidade de se reproduzir, de se activar e de trabalhar.

Propriedades:
                Estimulante físico
                Tonificante, fortificante
                Energizante, dinamizante
                Revitalizante, alivia o cansaço
                Inductor térmico


Simbolismo da cor Laranja:

A cor laranja aproxima-se cromaticamente da cor das chamas e é por causa da natureza móvel das chamas que, por associação, a cor laranja é assimilada pelos olhos como uma luz em movimento. É neste facto que se baseia uma boa parte do seu simbolismo.
Quase impaciente, palpitante, oscilante e sempre em movimento, a cor laranja convida-nos a partilhar a sua alegria, pois – diz-nos – perto dela como á volta de uma fogueira, é agradável festejar, cantar, comer, beber e dançar.

Temperamento:
                Emocional, táctil
                Entusiasta, divertido
                Folião, alegre, festivo
                Epicuriano, eudemonista
                Volúvel, rápido
Em termos de necessidades essenciais, o laranja representa a necessidade de movimento, de ritmo e de mobilidade, a necessidade de estímulos sensoriais e de sentir emoções assim como a necessidade de sensualidade e sexualidade lúdica.

Propriedades:
                Estimulante sensorial
                Excitante
                Anti-choque
                Des-estupefaciente
                Anti-depressor
                Descongestionante


Simbolismo da cor Amarela:

Quando se observa o amarelo, a cor do Sol e dos ranúnculos o que, em primeiro lugar, nos interpela é a incomparável claridade que se liberta desta cor. De facto, de todas as cores, o amarelo é a que permite a maior parte de luminosidade à visão, comportando um tal brilho que é capaz de prender o olhar com grande intensidade.
O amarelo como um zénite num belo dia de verão, ilumina a visão e proporciona a quem o contempla a energia necessária ao despertar da consciência.

Temperamento:
                Claro e luminoso
                Radiante, brilhante
                Consciente, desperto, lúcido
                Reflectido, inteligente
                Individualista, rico, afortunado
Em termos de necessidades essenciais, o amarelo representa a necessidade de luz e de claridade, a necessidade de ter uma individualidade própria e uma identidade assim como a necessidade de reflectir, de poder compreender e de analisar.


Propriedades:
                Estimulante psíquico
                Estimulante linfático
                Estimulante da digestão
                Estimulante do estômago
                Antidiabético


Simbolismo da Cor  Verde (maçã verde):

A cor verde (maçã verde) é a cor que na palete do pintor é a primeira pincelada de frescura primaveril, pois é feita de uma mistura subtil de amarelo de quem herda a luminosidade brilhante e de verde de quem herda as qualidades que a ligam de alguma forma ao mundo vegetal.
No mundo das cores, a tinta verde maçã age como uma verdadeira charneira: é a primeira no espectro a fazer passar das cores quentes e tónicas às cores neutras e frias. Pode-se, por isso, dizer que articula o arco-íris dando-lhe uma certa forma de maleabilidade e flexibilidade.

Temperamento:
                Aberto, tolerante
                Acessível, disponível
                Flexível, leve
                Maleável, indisciplinado
                Curioso, investigador
Em termos de necessidades essenciais, o verde maçã representa as necessidades de ver, de aprender, descobrir e explorar, assim como as necessidades de flexibilidade, abertura e de tolerância.

Propriedades:
                Estimulante da visão
                Antialergénico
                Expectorante
                Amacia as articulações
                Ligeiramente estimulante do cérebro


Simbolismo da Cor Verde Floresta:

A cor verde floresta, também chamada verde esmeralda, verde papagaio ou simplesmente verde, é a cor que se encontra com mais frequência na natureza e no meio ambiente natural. É a cor das árvores e particularmente da folhagem, das folhas gordas de numerosas plantas, do musgo, dos bolores e de alguns cogumelos.
O verde é uma cor sem exagero que evoca uma sensação de neutralidade e de desapego, não mostra facilmente a exuberância dos seus sentimentos e tenta preservar-se de qualquer manifestação extrema das suas emoções. O verde floresta, cor mediadora por excelência, é o ponto exacto de neutralidade sobre o qual repousa o eixo da balança cromática.
 
Temperamente:
                Natural
                Equilibrado, neutro
                Livre, independente
                Autónomo, desapegado
                Distante, solitário
As necessidades essenciais em relação com o verde floresta são as necessidades de equilíbrio, de ter espaço, de tomar distancias e de poder viver num ambiente natural preservado, assim como a necessidade de liberdade, independência e de autonomia.

Propriedades:
                Equilibrante
                Neutralizante
                Homeostático
                Desparasitante
                Antibiótico


Simbolismo da Cor Verde Turquesa:

Na Natureza o verde turquesa, por vezes denominado verde azulado ou muito simplesmente turquesa, encontra-se essencialmente nas águas claras e transparentes das lagoas tropicais e nas águas claras de certos lagos de montanha.
Assim como a água escoa facilmente, da mesma forma esta cor que está aparentada com ela é a mais fluida do espectro. É utilizada, antes de tudo, para representar o mundo aquático assim como tudo o que, por natureza, jorra e ondula como as vagas, as ondas e as correntes marinhas. O olhar tem a impressão que o campo visual é regenerado pela sua contemplação, consequência do facto de que se dela se liberta um sentimento de pureza única.

Temperamento:
                Fluido, fluente, flutuante
                Limpo, puro, imaculado
                Límpido, transparente
                Variante, mutável
                Cíclico, efémero
Associadas ao verde turquesa são as necessidades de beber e eliminar, a necessidade de higiene, as necessidades de evolução e de transformação assim como a necessidade de mudança.


Propriedades:
                Limpa
                Desengordurante
                Purificante
                Higiénico
                Catabolisante



Simbolismo da Cor Azul Céu:

Na Natureza, a cor azul céu, por vezes apelidada azul esverdeado, azul celeste, azul manganésio ou mais cientificamente azul cian, encontra-se essencialmente – como indica o nome – no céu diurno limpo ou quando as nuvens são raras.
O que mais impressiona o olhar do espectador que se põe a contemplar o céu azul é a incrível frieza que se liberta desta cor. De facto, de todas as cores do arco-íris, o azul céu é a cor mais fria.

Temperamento:
 
                Aéreo, vaporoso
                Etérico, evanescente
                Fleumático, plácido
                Silencioso, receptivo
                Fresco, frio

Associadas à cor azul céu estão as necessidades de poder respirar, de ter ar e de se oxigenar, a necessidade de frescura, as necessidades de partilha, troca e de comunicação.

Propriedades:
                Anti-inflamatório
                Refrescante
                Contra irritante
                Antipirético
                Dispersante
                 
Simbolismo da Cor Azul Marinho:

A cor azul marinho, na Natureza, encontra-se essencialmente no fundo do céu, em que ela aparece na aurora quando a noite de dilui e ao crepúsculo quando a luz se retira.
O azul marinho tem uma característica muito particular: a de inspirar um profundo sentimento de paz, serenidade e tranquilidade, o que leva a que se comporte como o grande pacificador a paleta do pintor.


Temperamento:
                Sereno, pacífico
                Calmo, tranquilo
                Paciente, prudente
                Temperado, moderado
                Atento, intuitivo
Relacionadas com esta cor estão as necessidades essenciais de calma, paz, tranquilidade, serenidade, assim como as necessidades de concentração, atenção e vigilância.

Propriedades:
                Anti-stress
                Calmante
                Tranquilizante
                Relaxante
                Sedativo


Simbolismo da Cor Azul Noite:

Na Natureza, a cor azul noite, frequentemente apelidada azul índigo ou ainda azul profundo, encontra-se no mundo marinho muito ao largo das costas, quando o oceano mergulha nos abismos de um mundo inexplorado. Está igualmente presente na imensidão dó céu nocturno, quando o manto nebuloso se abre e deixa aparecer a abóbada celeste e as miríades de constelações.
Como um poço sem fim no qual o olhar mergulha, o Azul noite captura o espírito de quem o contempla e condu-lo sem mais esperas às profundezas abissais das fossas oceânicas ou aos abismos vertiginosos e sem fim da imensidão cósmica.



Temperamento:
                Profundo, coerente
                Homogéneo, harmonioso
                Meditativo, contemplativo
                Sombrio, tenebroso
                Insondável, impenetrável
As necessidades essenciais e naturais ligadas ao Azul noite são as necessidades de integração, abstracção, sono, obscuridade, unidade, harmonia, pertença familiar, social e comunitária.

Propriedades:
                Calmante psíquico
                Soporífero
                Hipnótico
                Sonífero
                Harmonizante



Simbolismo da Cor Púrpura Violeta:

De todas as cores do espectro esta é indubitavelmente a mais enigmática. Dela emana uma tal aura de mistério e evoca no espírito sentimentos tão estranhos que por vezes é difícil justificar o seu simbolismo com base na simples observação dos fenómenos naturais.
Esta cor é a última do arco-íris, comporta-se um pouco como uma derradeira porta, guardando um umbral misterioso. Nesse sentido, ela está ligada ao derradeiro e à transcendência. É a razão por que, desde sempre, foi utilizada para simbolizar o mundo da morte, do espírito, da espiritualidade e da religião.

Temperamento:
                Espiritual, religioso
                Secreto, enigmático
                Organizado, estruturado
                Autoritário, protector
Ligadas ao púrpura violeta estão as necessidades essenciais de ser guiado, protecção, orientação, ter um objectivo, encontrar um sentido, transcendência, integridade, honestidade...

Propriedades:
                Alimento psíquico
                Imunoestimulante
                Reestructurante
                Rigidificante

Sem comentários: