sábado, 18 de janeiro de 2020



...
Somos uma composição das energias  externa e interna de Deus. A energia externa grosseira é este corpo material grosseiro; e a energia externa subtil é a mente, o ego e a inteligência. Por detrás de ambas as energias - a energia externa grosseira e a energia externa subtil - está a alma, a energia interna. Este corpo é feito de terra, água, fogo, ar e éter. Esta é a chamada energia externa grosseira, e há também uma energia externa subtil, constituída de mente, inteligência e falso ego. E por detrás disso existe a alma.

Eu sou o proprietário deste corpo. Assim como uma pessoa é coberta por camisa e fato que são externos ao seu corpo verdadeiro, analogamente somos cobertos por este corpo grosseiro feito de terra, água, fogo, ar e éter. que é a energia externa grosseira de Deus e pela mente, ego e inteligência, que são subtis. Assim estamos cobertos.

Pode ser que eu pense que simplesmente por ter uma boa camisa e um bom fato posso ser feliz, mas acaso isso é possível? (...) Não. Isso não é possível. Nós queremos ser felizes pelo ajuste desta energia externa. Isso não pode ser. Cada um é uma alma espiritual  - cada um precisa de alimento espiritual, cada um precisa de vida espiritual, então cada um pode ser feliz. Assim como não se pode ser feliz simplesmente por ter boa camisa e fato, analogamente apenas através do modo de vida materialista não se pode ser feliz. Existe matéria grosseira e matéria subtil. A matéria grosseira inclui arranha-céus altíssimos, máquinas, fábricas, boas estradas e bons carros, etc. A matéria subtil inclui belas canções, poesia,filosofia, etc. As pessoas estão a tentar ser felizes nesta existência material, grosseira e subtil. Isso não pode ser.
...
Como podemos ser felizes? (...) Aqueles que estão interessados nesta energia externa grosseira  e subtil jamais terão satisfeita a ambição das suas vidas.
...
Portanto, o nosso interesse próprio é buscar a Suprema Personalidade de Deus e render-nos a Ele. Isso é o que nos fará felizes. De outro modo, se apenas tentamos aceitar coisas materiais e assim tornar-nos felizes, buscamos o impossível.

Extraído de Meditação e Superconsciência

de A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Sem comentários: