Hoje é noite de S. João!
Há muito tempo era a festa pagã do Fogo, a festa da Luz e da Vida. É solstício de Verão, a noite mais curta do ano, daí a Festa da Luz; da Vida porque se faziam ritos de procriação.
Nos tempos actuais é no Porto que os acontecimentos mais se assemelham, e recriam, estes ritos. O início nas Fontainhas onde se come, bebe e dança (Terra), junto ao Rio (Água). Há o fogo de artifício no Ar, e depois, saltando a fogueira, dançando, caminha-se rumo à Foz onde se acendem fogueiras enquanto se aguarda o sol nascer (Fogo). Sem esquecer os balões no ar.
Os quatro Elementos estão presentes. Dançam, rodopiam, abraçam-se nesta noite mágica. O rumo: de Nascente - Fontaínhas - a Poente - Foz. A rota: do nascer ao morrer, do recém-nascido ao ancião, do Discípulo em direcção ao Mestre.
É noite de S. João, do mangerico, dos milagres de amor, das predições de casamento, das mensagens para os namorados... Sem falar em todas aquelas velhas tradições relacionadas com o orvalho e a Lua que conhecemos ou já ouvimos falar.
Boa noite de S. João!
3 comentários:
Gostei...
BJ
Finalmente consegui entrar na "corrente".
Obrigado por nos lembrares tradições e seus significados, ao caminho e à forma como interpretas, eu chamaria RENASCENÇA.
Bem hajas e continua, nós precisamos-te.
Tentarei assiduidar-me.
Beijinhos
APRENDI!!!
Enviar um comentário