quinta-feira, 22 de abril de 2010

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA


No dia 20 de Março, decorreu uma iniciativa a nível nacional designada “Projecto Limpar Portugal”. Tinha como objectivo a limpeza de matas e florestas. Na minha opinião nem sequer deveria ter acontecido porque nós “seres humanos”, não temos Consciência Ecológica. Ou melhor, a grande maioria não tem, nem quer saber. 
Como participante desta iniciativa, fiquei chocada com o lixo que encontrei. Realmente não há Consciência para nada. Ele encontra-se por todo o lado e por muito que se faça, essa situação repete-se. Como estou mais alerta, tenho reparado que muito lixo orgânico é depositado junto de ecopontos, bem como os designados “monstros” que são sofás, frigoríficos, etc.
O nosso planeta está cada vez mais poluído, mais destruído e por este andar as nossas gerações futuras vão estar comprometidas. É preciso incutir-lhes novas atitudes e formas de pensar. Para mim, esta “consciência” começa em casa, ou seja, com os pais, educadores em primeiro lugar, e as restantes instituições (escola, igreja, ambientais, etc.) podem ajudar nessa tarefa árdua e difícil de civilizar as pessoas.
Mesmo as alterações climáticas são um reflexo de tudo isto. Apesar de as grandes “catástrofes naturais”, como furacões, terramotos, tsunamis, etc,  acontecerem periodicamente, elas têm acontecido com maior frequência. Isto vai afectar o Ser Humano por consequência.  Torna-se um ciclo vicioso. Há que fazer algo. É preciso mudar.
Veja-se o caso do vulcão na Islândia. A Europa foi fortemente atingida. De um dia para outro, a vida de milhares de pessoas afectada.  Por isso, nós temos de mudar a nossa atitude face ao ambiente, senão não sei se iremos sobreviver a tanta destruição. 

2 comentários:

alice marques disse...

Obrigada Mary por levantares este problema premente nos momentos que correm. Quando passamos ruas, ou mesmo circulamos nas estradas, quantas vezes há lixo que é lançado pelas janelas dos carros... e pior quando neles circulam crianças. Que belo exemplo dos progenitores.

Quanto aos "monstros", entulho, etc deixados nos Ecopontos ou nas matas, porque nao levá-los até um Centro? Tem um em Espinho, em Lobão....
Pelo bem da Terra!

Anónimo disse...

Este tema vem muito a propósito, porque hoje é o dia da Terra.
As consequências dos nossos "maus tratos", estão a pôr em perigo o futuro de toda a existência neste Planeta, que é a "nossa casa". Não podemos ignorar o que está a acontecer! A Terra, e as futuras
gerações, estão nas nossas mãos: HOJE!

Um beijinho para ti, e obrigado por contribuires, também, com temas actuais e pertinentes, neste
Blog.