segunda-feira, 19 de julho de 2010

O Caminho da Montanha - Quem somos?


São muitos aqueles que entram pela porta d’O Caminho da Montanha. Uns, a maioria, buscam alivio do corpo físico ou da mente, pois as dores são grandes e as respostas convencionais nem sempre são suficientes. Outros buscam respostas aos problemas. Muitas vezes ficam decepcionados: esperavam uma solução rápida e mágica, mas somos humanos e sujeitos às Leis da Vida. E como uma trindade, ainda temos outros que buscam serem ouvidos, compreendidos, que procuram o afecto e uma presença amiga.

O Caminho da Montanha nasceu para “abrir portas”.

O altruísmo é uma das nossas bases, talvez uma das mais importantes: sabemos que não damos nada (embora prestemos materialmente serviço gratuito), mas antes recebemos conhecimento de nós mesmos enquanto depositários em potencial do Saber do Universo, de uma Centelha Divina. Estamos a aprender o Caminho do Amor, este tão mal compreendido e vilmente explorado: é muito difícil Amar, uma vez que antes de o conseguirmos já muita Senda deverá ter sido trilhada e a Montanha é alta e pedregosa.

Outra vertente n’O Caminho da Montanha é dar a conhecer Vias Reais, pois não há uma só Via. Existem muitas, umas mais rápidas, outras mais longas e lentas; umas mais directas, outras mais desviadas. Em todas um ponto comum: o Querer, o Caminhar.

É nosso objectivo partilharmos caminhos válidos e já trilhados por outros que chegaram ao topo da Montanha. Estes Caminhos propostos incluem práticas (ancestrais e testadas), filosofias, métodos de cura tripla (corpo, mente e espírito), e outras. Descartamos métodos “fáceis”, que nos levam ao engano, directos à cultura do Ego.

Todavia, que fique bem claro que respeitamos cada Ser, cada busca, cada opinião. De forma alguma nos arvoramos em “Donos da verdade”. Apenas propomos. Não criticamos. Apresentamos os nossos valores, tão somente isso. Sempre no respeito pelo acreditar do outro.

Estamos cientes que muitas são as propostas hoje em dia. Dão-se muitos nomes a algo que É.  A nossa resposta é sempre a mesma, sem juízos ou criticas: vão, pois pode ser por aí o vosso Caminho.

Cada ser humano traz consigo um impulso para o Espírito.
Cada ser humano tem uma senda sua, muito sua, que terá de descobrir por si mesmo. Durante um certo “momento” procurará junto de outrem, seguirá a via de outros. Contudo, mais tarde ou mais cedo terá de se emancipar do outro e tomar o seu rumo, com a sua própria bússola.

No Caminho da Montanha não somos bússola, apenas farol!

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

De um momento para o outro a "Montanha" foi abalada como por um terramoto.
Todos procuramos a felicidade, seja ela de que tipo for.
Todos precisamos de uma muleta para ajudar a atingir essa felicidade.
Muito tenho tenho aprendido e também eu estou a ficar mais egoista que nunca, pois recebo muitíssimo mais do que dou.
Beijos do
Ernesto

Anónimo disse...

Olá a todos, um OLÁ especial ao " O Caminho da Montanha"
Quem somos?
Quem Sou?
O que penso?
O que faço?
Se me for permitido comentarei esta magnifica e bela apresentação com um texto.
Obrigada e um Beijo Grande.

Cristina disse...

Cheguei ao Caminho da Montanha "por acaso"...

Nesse momento senti um verdadeiro terramoto!

Vivemos num mundo em que os valores materiais, o sucesso pessoal e profissional se sobrepõem ao que realmente interessa. Tornamo-nos egoistas, materialistas, calculistas com o objectivo de sermos os melhores... pergunto-me muitas vezes: de quem é a culpa? Normalmente respondemos que é dos outros...os outros...sempre os outros.
Não! A culpa é minha, a responsabilidade pelos meus actos é minha! Cabe-me a mim decidir que caminho trilhar.

O Caminho da Montanha trouxe-me a intraquilidade tranquila...Abriu os meus horizontes neste deserto onde só via tempestades de areia que me turvavam a visão...
Desde o primeiro momento em que entrei a porta do Caminho consegui avistar lá longe a luz fabulosa que chega do Farol.
Conheci pessoas que cultivam os verdadeiros Valores, aqueles que de facto importa. Sempre que lá vou, regresso a casa com o coração a rebentar...o altruísmo puro, verdadeiro, o Amor e dedicação que aí se cultiva fazem-me crescer e orgulhar-me de pertencer a esta Familia! Saio a dizer: quando "crescer" quero SEM DÚVIDA ser como eles e elas! E garanto que quando crescer vou mesmo Ser...até lá vou continuar no meu deserto em busca de um trilho que me conduza à Montanha, porque a Luz, essa já vejo!
Um bem haja especial à Alice, o nosso grande Farol, um Grande Ser humano,e a todas a "luzinhas" que a rodeiam!
Convosco tenho aprendido a ser uma pessoa melhor.

Bejinho enorme, fiquem bem!

Cris

Unknown disse...

Não direi que cheguei ao caminho da montanha por acaso,acredito que tudo tem uma razão de ser,podemos ou não estar "abertos" aos sinais que nos vão sendo dados e daí perceber porque vim eu parar aqui sem nada ter perguntado ou tão pouco procurado!Quando no dia 5 de Outubro 2010 entrei naquela sala e olhamo-nos pela primeira vez,senti profundamente no mais intímo do meu ser,que aqui é o meu lugar "O Caminho da Montanha".Não tenho "fome" de nada.Tudo me foi dado para ser feliz,aliás como a todos nós.QUERO apenas EVOLUIR,sem pressa,sem ansiedade.Com a luz do teu Farol acredito que chegarei iluminada á minha senda.Estou muito grata por te ter encontrado querida Alice!Um grande xi