segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A Palavra, o Gesto e o Silêncio...

(Pintura: Rudolfo Morales)


Um dia, a Palavra, o Gesto e o Silêncio, encontraram-se debaixo de uma grande Árvore. A Palavra começou a falar:
-  Que triste seria o mundo sem mim! Eu sou a expressão dos pensamentos, sou a voz dos poetas, a divulgadora do conhecimento…
O Gesto, interrompeu a Palavra com um sorriso, e disse:
- Eu sou o abraço da ternura, a mão que afaga , o beijo carinhoso….
Um gesto meu diz mais que mil palavras.
A palavra engoliu em seco, olhou para o Silêncio, e perguntou:
- E tu, que tens para nos dizer?
O Silêncio olhou para dentro de si, e assim ficou. A Palavra e o Gesto continuaram a falar entre si, enaltecendo as suas próprias qualidades.
O Silêncio, apenas, observava.
A palavra insistiu:
- E tu, Silêncio, se não falas de ti, dá-nos a tua opinião: qual de nós é mais importante para ti?
O Silêncio olhou para o céu, fechou os olhos, e nada falou.
Então, a Árvore que tudo ouvira, disse:
- Tu, Palavra. tens em ti boas e más qualidades. Podes enganar, ser uma espada…
E tu, Gesto, se não te deres verdadeiramente, os teus actos serão estéreis.
As palavras são como as folhas da minha árvore, poderão cair e ajudar a germinar novas sementes, ou serem levadas pelo vento, para um destino incerto.
Os gestos, são o meu tronco e os meus ramos, são os ancoradouros das palavras…
E onde fica o Silêncio? - interpelou, curiosa, a Palavra.
- O Silêncio está entre ti e o Gesto. Tu és a inspiração, o Gesto a expiração, e no Intervalo fica o Silêncio. Quando conseguirem ouvir a voz do Silêncio, descobrireis O Nada no coração do Tudo. A essência pura do Ser!
Pouco depois, a Palavra e o Gesto despertaram, em SILÊNCIO.


Linda Silva

2 comentários:

Raquel Silva disse...

Lindo,lindo...de facto há palavras que nos embalam a mente de tal forma que acabamos na profundeza da inspiração.Escute-se o silêncio!
Nele encontramos tudo aquilo de que necessitamos...
Obrigada por este texto Linda,encanta-me.
Beijinho

carlos manuel disse...

Olá Linda! Esta mensagem tem o seu Nome é linda, acrescento, sabedoria e inspiração...
Beijinhos