quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Rota

(Universum)

Perguntaram-nos “porque estava a ensinar Tarot quando na Bíblia é dito que Deus é contra a idolatria, espiritismo e cartomancia”, À pergunta onde era afirmado na Bíblia, a pessoa, honesta e em busca profunda, e a quem agradeço ter levantado esta questão, respondeu: Deuteronómio 18: 9-14:

“9. Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
10. Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
11. Nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
12. Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, teu Deus, as lança fora de diante dele.
13. Perfeito serás, como o Senhor, teu Deus.
14. Porque estas nações, que hás-de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores: porém, a ti, o Senhor, teu Deus, não permitiu tal coisa.”

Não vamos considerar as milhentas formas como o Tarot é lido, interpretado ou vivido. Apenas focaremos a forma como está a ser abordado (e não ensinado) na iniciação que está a decorrer no Caminho da Montanha.

Estamos apenas a trabalhar os 21 Arcanos Maiores. Cada um representa um princípio, um Número e uma Ideia. E o que é um Arcano? É um mistério que temos de conhecer para compreender um grupo de princípios ou leis, contendo em si toda a ciência. Podem ser transmitido por via oral, escrita ou por símbolos.

Como chegou até nós o conhecimento destes Arcanos? Ou melhor como nos chegou o Conhecimento? De onde vem?

Temos como referências, mais próximas, civilizações antigas que o detinham, nomeadamente a Índia e o Egipto (onde Moisés foi educado e iniciado e a quem se deve Livros muito importantes que compõem a Bíblia). Este Conhecimento era passado em Templos depois de duras provas. Era secreto. A sua síntese chegou-nos de três formas: Sociedades Secretas, Cultos (tradição simbólica) e através do povo. O Tarot é a síntese deste Conhecimento passado através do povo que desconhecia na íntegra o que estava realmente a transmitir, de uma forma encoberta e simbólica.

Muitas são as abordagens e muitos são os baralhos que existem. No curso, cada Lâmina corresponde a uma letra do alfabeto hebraico. Segundo Fabre d’Olivet, terão existido hieróglifos primitivos, dos quais terá derivado o alfabeto hebraico. Este é composto de 22 letras, tal como os Arcanos Maiores. Cada letra do alfabeto hebraico corresponde a um número (Guimátria), conforme a sua posição, a um hieróglifo, segundo a sua forma e a um símbolo, conforme a sua relação com as outras letras.

Tomamos por base a Cruz, cada ponta correspondendo a uma Letra: YOD –HE-VAV-HE, em que YOD representa o Princípio das coisas.

Referimos igualmente a simbólica dos Números, pois para os antigos o Número era a expressão de Lei Absoluta. A cada Número era atribuído um sentido. A Unidade é o Princípio Criador dos Números, pois tudo emana dela.

A Unidade é a soma de todos os seres criados, como o corpo é a soma de todas as suas células.

O Tarot ou Rota é o Caminho para Deus e não o afastamento d’Ele. Inclui em si toda a sabedoria hebraica inerente ao Antigo Testamento, assim como a base dos Evangelhos. Não tem Tempo, pois fala de todos os Tempos.

Não vamos prolongar mais este artigo pois cremos ter deixado claro que o Tarot está longe ser abordado como adivinhação ou idolatria e muito menos espiritismo. Para nós é uma forma de acedermos ao Conhecimento ancestral, através da decriptação da imagem, símbolos, ideias, através da meditação sobre cada Arcano e descoberta do significado profundo de cada Passo.


1 comentário:

Ernesto disse...

Muitas crianças (e não só!) têm medo do escuro. Acendendo uma lâmpada, esse medo desaparece quase por magia…
Quando foi levantada a hipótese de ser abordado o tema do “Tarot”, confesso que fiquei atarantado e incrédulo. Um Centro de reflexão e meditação como “O Caminho da Montanha” ia dedicar-se à bruxaria e à adivinhação? Mas como procuro ouvir antes de criticar ou arrasar, decidi frequentar o curso. E desde já aviso que ia com 2 pedras na mão, mais umas quantas escondidas no bolso...
Faço um grande esforço para ter uma leitura da Bíblia abrangente e sei bem que a Sua interpretação é trabalho de monta, que exige muito estudo, muita reflexão e, sobretudo, muita humildade. Porque quando se interpreta tudo literalmente, é muito fácil cair no fanatismo e intolerância.
Com o evoluir do curso fiquei envergonhado de mim mesmo e dos meus preconceitos pré-definidos e, paulatinamente, vou-me desfazendo das pedras…
E, embora reconheça que esta temática é difícil, comecei a interiorizar noções que me eram completamente estranhas. Cabala, Tarot, Arcanos são conceitos que começo a ligar a realidades místicas muito profundas e que ajudam no caminhar espiritual da vida.