quarta-feira, 6 de janeiro de 2016



Hoje fecham-se as festividades natalícias do calendário cristão com a Epifania , celebrada doze dias após o Natal (depois de 1969 com a reforma do calendário litúrgico, passou a comemorar-se 2 domingos apos o Natal).


Convidamos a dissertar um pouco sobre esta data.

A visita dos Reis Magos, é mencionada no Evangelho de S. Mateus, que diz em 2,2: “eis que vieram magos do Oriente a Jerusalém, perguntando: “onde está o rei dos judeus recém-nascido? Com efeito vimos a sua estrela no e viemos homenageá-lo”.

Dos quatro evangelistas, apenas S. Mateus refere esta visita, embora os Evangelhos apócrifos dêem pormenores extraordinários sobre a visita.

Não há uma especificação do número de Magos, apenas se assume que eram três, Melchior (ou Melquior ou Belchior), Baltazar e Gaspar, pelos presentes que trouxeram ouro, incenso e mirra. Pensa-se que estariam ligados ao zoroastrismo da Pérsia. A liturgia Síria e Arménia menciona doze Reis Magos que são venerados na Teofania ou Festa das Luzes.

Sedir, na sua obra “A Infância do Cristo” afirma que:
-       Melchior era da raça de Sem, rei da Arábia, com a pele de cor branca
-       Gaspar, da raça de Cham, Rei de Sabá ou da Etiópia, pele amarela
-       Baltazar da raça de Japhet, rei de Tarso, vermelha
o que significa que as três linhagens da raça de Noé vieram prestar homenagem ao Cristo.

Baltazar, o rei de pele vermelha, vindo de Tharsos, herdeiro da sabedoria atlante, uma vez que Tarsos é onde se encontram os últimos vestígios atlantes.

Um aparte interessante: a constelação Orion, na altura magnífica a brilhar no meio de céu, tem três estrelas na sua cintura: Alnitak, Mintaka e Alnilam que formam o Cinturão de Orion, as chamadas “Três Marias” ou “Três Reis”.

A designação de Mago é muito interessante, pois um Mago é aquele que pratica a Magia (não confundir com bruxaria). Os Magos são sacerdotes que estudam as várias ciências como a observação do céu – astronomia e astrologia – a Natureza, as Matemáticas, a Filosofia, a Alquimia, etc.. São seres de grande Saber. Os Reis Magos da Tradição têm o poder temporal – são Reis – e adeptos iniciados na Teurgia – Magos. A pele que os reveste toma três cores diferentes, que podem ser associadas aos três estádios alquímicos ou ainda a três fases no caminho da espiritualidade. A matéria bruta (negra) deve ser purificada (branca) para então ser fecundada pelo enxofre (amarelo) e atingir o ouro ou cinábrio (vermelho).

Toda a representação do Nascimento de Jesus é um quadro alquímico:
-       o presépio – Atanor
-       Maria – Água
-       José –Ar
-       Boi – Terra
-       Burro – Fogo
Todos à volta de Jesus – o Éter ou Akasha.


Estes Reis Magos oferecem três presentes:
Ouro – símbolo da realeza
Incenso – símbolo do sacerdócio
Mirra – símbolo do sacrifício, do amor.

Que podem também simbolizar o despertar, a iniciação e o estado realizado de Homem perfeito; sacerdote e rei do reino interior e exterior.

Como este artigo é apenas um conjunto para reflexão, vamos terminar com uma citação de um autor do Século VI, feita por Fulcanelli, na sua obra “O Mistério das Catedrais”:

Todos os anos, estes homens (os Magos) depois das colheitas, subiam a um monte que, na sua língua, se chamava Monte da Vitória, onde havia uma caverna talhada na rocha e agradável pelos ribeiros e árvores que a cercavam. Chegados ao monte, lavavam-se, oravam e louvavam a Deus em silêncio durante três dias. É o que praticavam de geração em geração, esperando sempre que, por acaso, a estrela da felicidade aparecesse na sua geração. Mas, no fim, ela apareceu sobre este Monte da Vitória sob a forma de uma criancinha e oferecendo a figura de uma cruz. Ela falou-lhes, instruiu-os, e ordenou-lhes que partissem para a Judeia.... – A estrela precedeu-os assim durante dois anos, e nunca lhes faltou pão nem água...”.


Que a Boa Estrela guie cada um, nunca falte o pão e água do corpo nem do Espírito, para que o Caminho se faça e a Obra se realize.

Sem comentários: