Como dissemos a 10 de Junho, vamos estar juntos de novo para uma meditação. Acontecerá a 30 de Junho, pelas 18:30.
O Centro estará aberto a partir das 17:30.
A Meditação é fundamental. Muito se diz e escreve sobre meditação. A pergunta que começamos por colocar é: o que é meditar?
É muito difícil a resposta, pois aqueles que conseguiram "Meditar" nada escreveram. Não há palavras nesse estado, pois são redutoras e incapazes de transmitir o momento. Desta forma, o que vamos lendo ou ouvindo são experiências e técnicas que nos podem ajudar a alcançar esse estado. São ferramentas de apoio. E são inumeráveis! Todavia, a cada um descobrir a sua própria, mesmo que vá contra o que foi já descrito.
Como ainda estamos, nós também, neste caminho de descoberta, apenas podemos descrever ou partilhar o que vivenciamos. Não é obrigatoriamente "a senda". Quando muito será uma senda.
O trabalho que é desenvolvido no Centro é alicerçado em técnicas simples e que eventualmente poderão conduzir o praticante à sua própria Via pessoal. Partilham-se experiências!
Estamos conscientes de que meditar não é relaxar (no sentido mais conhecido e procurado actualmente), pelo menos a meditação com o objectivo de evoluir espiritualmente. Também não é uma evasão, através de sons ou palavras, de imagens ou sugestões, pelo contrário é estar atento, para além do estado de vigília habitual. É estar tão presente ao momento que nos tornamos UM com ele, abandonamos a dualidade entrando na Unicidade.
Lembramos que falamos da mediação com sentido de "ascensão espiritual", que é o objectivo pretendido com o trabalho n'O Caminho da Montanha. É evidente que não se liga a qualquer tipo de religião ou credo. Podemos dar os primeiros passos apoiados na nossa crença (ou não-crença), mas à medida que mergulhamos na Realidade, na Unidade, muito se relativiza… e metamorfoseia!
Neste interregno de encerramento de portas do Centro, o grande desafio é mesmo cada um se voltar para Si, e, apelando a tudo o que já foi partilhado, manter-se no eixo de Si mesmo, confiando. Uma vez em cada ciclo mensal encontramo-nos e renovamos energias e forças.
E lembremo-nos de que tudo começou com um sopro! Então respiremos conscientemente…