segunda-feira, 27 de julho de 2009

Desapego

A nossa vida está intimamente ligada a pessoas, coisas, animais, crenças. Mas por isso acontecer, acabamos “escravizados” por tudo isso, criando uma “prisão interior” ainda maior. O desapego é libertarmo-nos destas coisas, no entanto sem deixar de amar, gostar das pessoas ou das coisas ou tudo o resto. É um caminho difícil, doloroso, porque se sente sempre a falta daquela pessoa que está connosco no nosso coração e na nossa vida.

A liberdade é o veículo que une as pessoas e as torna uma parte muito importante da nossa vida.

A vida, às vezes, prega-nos partidas e nós que estamos “amarrados” só aí é que sentimos o quanto estamos ligados às pessoas. Não nos apercebemos que podemos estar a sufocar outro com a nossa dependência. Temos de aprender a estar sozinhos e a contar connosco para os problemas da nossa vida, embora nunca se dispense o carinho e o apoio dos amigos e família – parte muito importante da nossa vida.

Por muito difícil que este “desapego” nos pareça numa determinada fase do processo, depois será muito mais fácil sermos nós e resolver as nossas situações e estarmos disponíveis para ajudarmos os outros. A nossa passagem por este mundo deveria ser feita de uma maneira muito mais simples e construtiva, sem prisões. No entanto, complicamos a nossa existência.

Se cá estamos, é para construir algo. Porque cada um de nos é muito importante e só nós fazemos a diferença na nossa existência. Escolher um caminho fácil ou difícil está na nossa mão, mesmo que isso implique sofrimento, alegria e determinação. Chegar ao cimo da montanha, não é fácil, mas tem as maiores compensações em termos pessoais e espirituais.

Os meus Amigos são o melhor que eu tenho. Obrigada por existirem na minha vida.


Um Beijo muito grande

Mary Rosas

21.07.09


5 comentários:

alice marques disse...

Gostei MESMO!!!!
Mais tarde ou mais cedo todos teremos de fazer este caminho, mas o primeiro passo é já a tomada de consciência de quanto estamos apegados.
Boa caminhada!
Jinho

Ana Luís disse...

Será o desapego o patamar onde a Saudade não tem lugar, não por ela nos custar mas porque já não é precisa, já não é possivel?
Onde não quero o abraço dos Amigos porque ele já está entranhado na minha pele... Onde não quero ouvir-los porque as suas vozes já ressoam nos meus ouvidos... Onde não quero saber os seus pensamentos porque as suas mentes já vivem na minha cabeça... Onde não quero saber os seus sentimentos e emoções porque as suas almas já residem na minha...

Estou desapegada porque eles vivem pegados a mim...Eu sou Eles

Anónimo disse...

Todos sabemos que, nenhum homem poderá possuir os seus bens eternamente. Podemos viver na ilusão que possuimos coisas, ou pessoas, mas na realidade não possuimos nada!É uma realidade, que nos causa medo e resistência. Tudo partirá a seu tempo: um dia estaremos livres de todos os apegos. E, então, seremos verdadeiramente livres.

Viver sem "apego", é ter a consciência de que tudo é impermanente e transitório na natureza. É viver o " Aqui e Agora"... amando, sorrindo, partilhando todas as coisas boas da vida, e ultrapassando com coragem e determinação, todos os obstáculos e dificuldades, que se apresentem na nossa caminhada...
É viver afectos, sem "amarras" partilhando e desenvolvendo a harmonia e a criatividade, respeitando a liberdade e o espaço de cada um.

E,os AMIGOS, que fazem parte da nossa vida, serão sempre estrelas brilhantes, iluminando o nosso caminho.

Um beijinho amistoso.
Li

Anónimo disse...

Sofrimento, geralmente significa que há um grande apego a algo ou alguém, ainda estamos presos ao ego humano e ás ilusões da vida terrena.
Penso que para iniciar o díficil trabalho do verdadeiro desapego (digo verdadeiro desapego porque não se deve confundir o desapego com um ainda maior apego ou seja apego profundo) é necessário que se experiencie o apego e amor terreno, só assim saberemos a diferença do sentir.
O desapego é o início de uma bela e longa caminhada, onde começa a imperar a paciência, a compreensão e a doação. É o desaprisionar-se do plano denso e começar a "agarrar" oportunidades de experiências sublimes e superiores, sentir a leveza da existência e o valor da liberdade.
Todos somos um e todos somos filhos do mesmo pai.
Um beijo especial para ti Mary e bem hajas por despertares em nós um tema ainda tão apegado. Que a liberdade da Vida habite em ti, em todos...

Ester disse...

Olá
Como gostaria eu de sentir um desapego, amando, sentir um desapego, vivendo "normalmente", mas é muito dificil transformar a dor de uma perda em desapego, porque ela vive dentro de mim, eu sei que as coisas só têm o valor que lhe damos, mas em alguns momentos da vida a saudade é mais forte, a ausência é um fardo muito pesado, talvez um dia eu consiga, quem sabe, mas no entretanto terei que viver com o aperto que sinto no meu peito, em silêncio como sempre, mas com uma ferida que sangra bem no meio do meu coração.

Saudações