segunda-feira, 6 de julho de 2009

Partilha

A vida moderna exige muito de nós, transforma-nos em “robots andantes”, obedecendo a regras. Não temos tempo para sermos pessoas, mas coisas. Daí que muitas vezes perdemos o rumo das nossas vidas.

Apesar de tudo também na vida, há momentos muito felizes e outros muito difíceis de ultrapassar. Mas há uma força divina que intervém quando estamos prestes a desistir de lutar por nós próprios, há uma voz, um sorriso, um abraço que nos levanta e nos diz: “ tu vales a pena”, “és importante ” ou “ eu gosto de ti”. Nesse momento damos graças a Deus por termos Amigos e Família que nos “toca”, nos sorri, nos escuta apesar de muitas desilusões e perdas que passamos.

A nossa missão na vida é muito complexa. É descobrir qual o nosso caminho, a maior parte das vezes através do sofrimento e da dor. Mas depois tornamo-nos imunes e encaramos tudo como um desafio a vencer. É um caminho difícil, doloroso, mas que nos permite crescer enquanto seres humanos.

Mesmo que a nossa vida seja difícil, a nossa obrigação é sermos felizes e lutar sempre, mesmo que na exaustão. É através da partilha que conseguimos chegar ao cimo da montanha, construindo o nosso caminho da melhor forma que sabemos e podemos. Mesmo correndo o risco de “escorregar” muitas vezes, o Ser Humano erra muito, mas tem de aprender até acertar.

Por isso o Amor e Amizade são essenciais na nossa vida. Implica desapego, respeito e carinho em relação ao outro. E sobretudo, aceitando que o outro não quer o mesmo que nós. O seu caminho implica outras direcções, mesmo que nós não estejamos incluídos nele.

Obrigada, Meus Amigos e Amigas por existirem na minha vida. Sinto-me a pessoa mais rica deste mundo, apesar de nem sempre conseguir sorrir, mas não estou só.
Bem hajam.


Mary Rosas

06.07.2009

4 comentários:

Ester disse...

Olá
Seguir o nosso caminho não é dificil, percorre-lo da melhor forma já será uma tarefa mais complexa. É certo que todos temos limitações, "formas diferentes de viver", mas podemos ter o mesmo objectivo de vida.
É tão complicado aceitar o que não entendemos, o que nos magoa, como algo natural, mas a vida tem vida própria, e muitas vezes diverge do rumo que tinhamos previsto para ela, daí a nossa dificuldade em ver e aceitar o que não estava nos nossos planos, pelo menos em alguns casos, a curto prazo.
Eu mantenho a minha opinião, que ninguém é perfeito e todos erramos, no entanto, nã se aprende com os erros, mas sim com a maneira como os encaramos e os resolvemos, podemos aprender e crescer ou continuar a errar consecutivamente.
meus amigos, como diz Gabriel Garcia, o prazer está na escalada da montanha, e não na chegada ao topo, apreciem a viagem.

Bjs Ester

alice marques disse...

Olá Mary,

Hoje enviaste-me a reflexão que cito abaixo, e que gostaria de partilhar, pois é bela e sublinha este teu texto.

Bem hajas!

Existe apenas uma idade para sermos felizes, apenas uma época da vida de cada pessoa em que é possível sonhar, fazer planos e ter energia suficiente para os realizar apesar de todas as dificuldades e todos os obstáculos. Uma só idade para nos encantarmos com a vida para vivermos apaixonadamente e aproveitarmos tudo com toda a intensidade, sem medo nem culpa de sentir prazer. Fase dourada em que podemos criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança, vestirmo-nos de todas as cores, experimentar todos os sabores e entregarmo-nos a todos os amores sem preconceitos nem pudor. Tempo de entusiasmo e coragem em que toda a disposição de tentar algo de novo e de novo quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na nossa vida chama-se presente e tem a duração do instante que passa..

Anónimo disse...

Olá, Mary!

Gostei muito do teu texto, escrito com alma e coração.

Como seria maravilhoso um mundo onde imperasse, a boa partilha, o desapego das coisas e efémeras e o verdadeiro amor...Mas o nosso Mundo não é perfeito.
Se nos fosse possível ver os outros, com os olhos da alma, e sentir as suas necessidades, ninguém daria um par de "sapatos", a quem precisasse apenas de um sorriso.

Quanto ao desapego diria, na minha opinião, que é um desafio muito grande para quase todos nós, nos dias de hoje. Quem é que consegue desapegar-se do seu dinheiro, conforto, carro, telemóvel etc.? E dos afectos?
Será um bom começo não dar demasiado valor
às coisas materiais. Usá-las naturalmente, com a consciência da sua efemeridade.
Porém,os sentimentos que dedicamos às pessoas de quem gostamos,são laços fortes criados pela alma: se são verdadeiros existem, e existirão,sem apego nem desapego, para lá do espaço e do tempo.

A nossa vida é um caminho belo e misterioso, onde temos a possibilidade de aprender: a amar e respeitar, a compreender e partilhar, a sofrer e sorrir, a ganhar e perder...e a sermos felizes.

Beijinhos coloridos
Li

Anónimo disse...

Obrigada Mary pela tua bela mensagem, acima de tudo ajuda a reflectir: "quem somos?", "que fazemos?", "por quem e porque fazemos?" muito haveria a dizer, mas a verdade é que, a Verdade nem sempre é o que encontramos mas o que procuramos, outras vezes a Verdade já é o que encontramos e não o que procuramos.
Disseste bem, há a Força Divina, que está presente em todos e em cada um individualmente, usemo-la, Ela existe para e por nós, desta forma demonstraremos sempre através da nossa atitude o amor, o carinho e o respeito por todos os que nos rodeiam.
Gostei muito do teu texto.
Um beijo grande e doce para ti. Elisabete e David