segunda-feira, 27 de julho de 2009

Desapego

A nossa vida está intimamente ligada a pessoas, coisas, animais, crenças. Mas por isso acontecer, acabamos “escravizados” por tudo isso, criando uma “prisão interior” ainda maior. O desapego é libertarmo-nos destas coisas, no entanto sem deixar de amar, gostar das pessoas ou das coisas ou tudo o resto. É um caminho difícil, doloroso, porque se sente sempre a falta daquela pessoa que está connosco no nosso coração e na nossa vida.

A liberdade é o veículo que une as pessoas e as torna uma parte muito importante da nossa vida.

A vida, às vezes, prega-nos partidas e nós que estamos “amarrados” só aí é que sentimos o quanto estamos ligados às pessoas. Não nos apercebemos que podemos estar a sufocar outro com a nossa dependência. Temos de aprender a estar sozinhos e a contar connosco para os problemas da nossa vida, embora nunca se dispense o carinho e o apoio dos amigos e família – parte muito importante da nossa vida.

Por muito difícil que este “desapego” nos pareça numa determinada fase do processo, depois será muito mais fácil sermos nós e resolver as nossas situações e estarmos disponíveis para ajudarmos os outros. A nossa passagem por este mundo deveria ser feita de uma maneira muito mais simples e construtiva, sem prisões. No entanto, complicamos a nossa existência.

Se cá estamos, é para construir algo. Porque cada um de nos é muito importante e só nós fazemos a diferença na nossa existência. Escolher um caminho fácil ou difícil está na nossa mão, mesmo que isso implique sofrimento, alegria e determinação. Chegar ao cimo da montanha, não é fácil, mas tem as maiores compensações em termos pessoais e espirituais.

Os meus Amigos são o melhor que eu tenho. Obrigada por existirem na minha vida.


Um Beijo muito grande

Mary Rosas

21.07.09


segunda-feira, 20 de julho de 2009

A PARTIDA

Gostaria de partilhar convosco uma experiência de vida enquanto reikiana:

Um dia, em finais de Maio de 2008, um amigo telefonou-me e pediu-me que fizesse Reiki a um cunhado, a quem tinha sido diagnosticado um tumor pulmonar, tinha 28 anos e davam-lhe de 3 a 6 meses de vida… casado com uma colega minha, enfermeira, eram pais de uma menina de 3 anos.

Eu não o conhecia, mas já tinha ouvido dizer que era um homem com um feitio muito particular, acima de tudo, muito teimoso, que apenas fazia o que queria e nada sensibilizado para outro nível, como por exemplo, no plano espiritual.

Marcamos o primeiro encontro para ele receber Reiki, falamos muito e nesse dia tive a certeza que este jovem apenas vestia uma capa que o transformava nesta pessoa dura e insensível, porque por baixo dessa capa humana estava alguém especial, muito especial…

Fazia-lhe Reiki 2 a 3 vezes por semana, havia dias, que ele parecia perfeitamente saudável, outros que demonstrava a doença que o seu corpo carregava. O tempo foi passando, e as nossas conversas aconteciam com naturalidade, sobre a vida, a morte, o aceitar, o medo, a saudade, o amor por Deus e como ele O amava. Foi lindo ver os passos que percorreram este caminho, umas vezes vinha com a certeza que ia vencer a doença, outras vezes pedia para terminar o seu sofrimento e das pessoas que amava, falava sobretudo da filha, esposa, família, amigos…

O primeiro meio ano era passado, e, lá aparecia o meu amigo tocar na campainha da minha casa, sempre à espera que eu lhe dissesse: “ - vamos, estou à espera, então como está hoje?” Com dor, mas sempre com um sorriso dizia: “- estou bem, com dores e como sempre…” foi um excelente “cliente”, dias piores e dias melhores…passaram mais cinco meses. Apesar de tudo, teve sempre qualidade de vida, nunca foi hospitalizado, tinha as consultas no IPO, fazia os tratamentos médicos, estudava de noite e ainda ia trabalhando de dia, diga-se que teve a seu lado uma grande mulher, a esposa que sempre o ajudou e lutou lado a lado, com todas as forças e toda a fé.

Em finais de Março de 2009, já com o corpo muito cansado e debilitado, decidimos que eu passaria a ir a sua casa, para evitar o esforço da condução, porque ele ainda conduzia… e assim foi até 28 de Maio de 2009, apesar de ir a casa dele, ele ainda saía, aliás, dias antes da partida, tinha almoçado num restaurante com a família.

Assim, Maio chegou, e a minha inquietação aumentava, ele queria sempre receber Reiki, ficava melhor, a dor diminuía e muitas vezes passava, enquanto recebia sentia-se calmo e sem dor, mas a verdade é que, o momento da partida era próximo, a sua esposa, enfermeira, sabia-o, nós as duas falávamos muito, ela também me preocupava, fiz o possível para estar junto dela, precisava mais…

Véspera da partida, ficou desorientado (apenas neste dia), fui até junto deles, quando eu falava e lhe tocava, ficava mais sossegado, respondeu-me a algumas coisas, momentos que recordo com carinho. Quem lá estava, dizia que, comigo ele reagia diferente…para mim também foi diferente!...

Nessa quarta-feira, quando me despedi dele e da família, pedi que me telefonassem se fosse necessário, mas, liguei eu na quinta-feira de manhã, e, a esposa disse que tinha sido uma noite má, muito agitado e muitas dores. Desligamos e passado 5 minutos, ligaram-me a dizer que o meu amigo tinha acabado de morrer…

Quando cheguei a casa a esposa disse-me: - parecia que estava a espera que ligasses para se despedir de tudo e de todos.

Caros amigos reikianos, partilhei convosco este caso, para vos dizer que me interrogo muitas vezes. Tinha meio ano de vida, mas viveu 13 meses. Viveu mais que o tempo previsto, porquê? Viveu com qualidade de vida até ao fim, como? Não encontraremos respostas concretas, sei que recebeu cerca de 100 horas de Reiki ao longo deste ano, sei também que durante as sessões de Reiki sentia-se bem, e que este bem-estar era sentido por mais tempo. Mas, nada sei… Agradeço à Vida e a Deus.

Já vi morrer familiares, amigos e doentes. Já segurei na mão de algumas pessoas enquanto expiravam pela última vez, sou enfermeira, não é? Mas assistir à morte, à partida de alguém que se acompanha enquanto reikiana, não há comparação possível, só vos posso dizer que é diferente, a dor não é maior, mas o sentir é algo transcendente, não há palavras…

Durante este ano, partilhei com a Mestre muitas situações deste caso, precisei da sua ajuda, para o conseguir enfrentar como reikiana, e quando pensava, sou enfermeira, tenho que saber agir e actuar… a verdade é que ali era reikiana e, na presença do meu amigo, estava bem, mas depois, depois necessitava partilhar, que alguém me ouvisse, apenas me ouvisse, era a Mestre que o fazia e que me repetia vezes sem fim: - não és só enfermeira, és também reikiana, o sentir é diferente… De facto é…

Bem haja o meu amigo, partiu em paz rumo à casa que a todos pertence.
Um beijo grande a todos e obrigada por me dispensarem este bocadinho.

Elisabete Teixeira
20 – 07 - 2009

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Citação

Somos atraídos pelos cimos, mas não pelos degraus que conduzem até lá; de olhos fixos na lua, de bom grado caminhamos na planície.

Johann Wolfgang von Goethe

terça-feira, 14 de julho de 2009

Tu...

Se me ponho a cismar em outras eras
Em que ri e cantei, em que era querida,
Parece-me que foi noutras esferas,
Parece-me que foi numa outra vida.

E a minha triste boca dolorida,
Que dantes tinha o rir das Primaveras,
Esbate as linhas graves e severas
E cai num abandono de esquecida!

E as lágrimas que choro, branca e calma,
Ninguém as vê brotar dentro da alma!
Ninguém as vê cair dentro de mim!

JB

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Flash sobre a Actividade da Semana

Reiki

Reiki, a Energia do Universo, Energia de Vida no sentido mais sagrado do termo.... A Energia "que faz sorrir", como dizia uma criança.

Este fim de semana a Actividade do Centro foi Seminário de Iniciação Reiki. Mais seis pessoas podem usufruir para si e permitir que, através delas, outros usufuam de Vida. Tiveram formação base sobre si mesmas, o que é a Vida, este Universo que habitamos.... Enfim, um primeiríssimo passo para o longo Caminho de reflexão que se levanta diante de cada um.

No fim do dia de Domingo, iniciaram-se ao Reiki. Bem hajam!

No próximo Sábado, 11 de Julho, teremos o Encontro de Reiki em Castanheiro Redondo, Amarante. Estamos todos convidados.

Não querendo que este blog se torne uma "troca de galhardetes" gostaria de deixar uma palavra aos amarantinos que tanto têm trabalhado também para o crescimento d'O Caminho. Por vezes, raras, ouço uma palavra de tristeza por se sentirem tão longe, por não poderem participar nas Actividades sediadas por Terras de Santa Maria.

Porque o grupo de Amarante já conta com quase 30 elementos, pensamos que a partilha seria óptima. Este sábado Encontro por lá, outro dia encontro por aqui... Todos temos a mesma harmonização, todos partilhamos a Energia de Vida, e também a Energia d'O Caminho da Montanha.

A todos, um muito obrigada pelo caminho que fizeram até Santa Maria de Lamas, que continuam a fazer... pelo desejo de partilha e união... pelo exemplo que constituem... Continuem... precisamos de todos, pois todos são poucos para a tarefa a realizar!

Bem-hajam!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Partilha

A vida moderna exige muito de nós, transforma-nos em “robots andantes”, obedecendo a regras. Não temos tempo para sermos pessoas, mas coisas. Daí que muitas vezes perdemos o rumo das nossas vidas.

Apesar de tudo também na vida, há momentos muito felizes e outros muito difíceis de ultrapassar. Mas há uma força divina que intervém quando estamos prestes a desistir de lutar por nós próprios, há uma voz, um sorriso, um abraço que nos levanta e nos diz: “ tu vales a pena”, “és importante ” ou “ eu gosto de ti”. Nesse momento damos graças a Deus por termos Amigos e Família que nos “toca”, nos sorri, nos escuta apesar de muitas desilusões e perdas que passamos.

A nossa missão na vida é muito complexa. É descobrir qual o nosso caminho, a maior parte das vezes através do sofrimento e da dor. Mas depois tornamo-nos imunes e encaramos tudo como um desafio a vencer. É um caminho difícil, doloroso, mas que nos permite crescer enquanto seres humanos.

Mesmo que a nossa vida seja difícil, a nossa obrigação é sermos felizes e lutar sempre, mesmo que na exaustão. É através da partilha que conseguimos chegar ao cimo da montanha, construindo o nosso caminho da melhor forma que sabemos e podemos. Mesmo correndo o risco de “escorregar” muitas vezes, o Ser Humano erra muito, mas tem de aprender até acertar.

Por isso o Amor e Amizade são essenciais na nossa vida. Implica desapego, respeito e carinho em relação ao outro. E sobretudo, aceitando que o outro não quer o mesmo que nós. O seu caminho implica outras direcções, mesmo que nós não estejamos incluídos nele.

Obrigada, Meus Amigos e Amigas por existirem na minha vida. Sinto-me a pessoa mais rica deste mundo, apesar de nem sempre conseguir sorrir, mas não estou só.
Bem hajam.


Mary Rosas

06.07.2009

domingo, 5 de julho de 2009

Reflexão

A terra não nos pertençe,
foi-nos emprestada,
para deixar-mos aos nossos filhos,

por isso,

ou construimos,
ou destruimos.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Perguntas...

Mar de Emoções...

Pelo Caminho têm passado pessoas que buscam... bem-estar, respostas, afecto, atenção....

Neste princípio de milénio, de século, as mudanças na sociedade aparentam ser enormes. O Planeta tornou-se mais pequeno pelas comunicações rápidas, deslocações acessíveis, um estilo de vida mais "cómodo".... enfim, aparentemente a vida quotidiana está facilitada. No entanto, paradoxo!, há cada vez mais solidão, mais carências, mais dúvidas. Porque será?

O mar das emoções está agitado. Buscam no Caminho a saída para o tunel das mil perguntas, dúvidas, carências .Busca-se sobretudo a atenção e o carinho. Um naco de Amor!

Tentamos que em cada momento o passeio pela Montanha se torne um preencher de ausências: Beleza, Amor e Carinho. Mas, nós, nós também somos humanos, erramos, temos as nossas próprias carências, perguntas........

Em que diferimos?

Talvez tentemos, apesar das turbulências, aprender com o Outro, aprender a Dar, a ser Humildes e, acima de tudo, conhecer quem somos, porque somos, ir além das nossas forças, dos nossos limites e maus momentos. Erramos, sim... muitas vezes! Vamos abandonar porque erramos? ou tentamos uma e outra vez o Contacto com o Eu Sou, a Centelha divina em cada um de nós, e recomeçamos do zero, mais uma e outra vez...?

Todos temos uma vida paralela, de família ou solitária. Agimos pelos valores que ACREDITAMOS, que podem ser diferentes dos valores de outrem.

E somos julgados!

Quem pode julgar se não tiver um conhecimento íntimo e integral de si mesmo? dos factos? das razões? Quem pode acusar, pois não errou? Quem pode ser mais puro do que o Cristo que se recusou acusar e defendeu mesmo quem era acusado? Ele teve a Coragem de ser diferente! Quantos de nós O aceitariam se Ele viesse de novo com as roupagens do nosso tempo?

Sim, estamos pelo Caminho. Somos diferentes? Talvez! Poucas são as palavras neste mar de emoções que somos Aqui e Agora.

Na Montanha tentamos dar a mão, ligamo-nos pelo Amor que não tem palavras, só pode ser sentido.
N'O Caminho não somos pessoas, somos um Espírito que sopra... pela Beleza, pelo Amor e, um dia, pela Sabedoria

Alice Marques