quinta-feira, 29 de julho de 2010

Portugal... de luto




Vestiram o meu país de negro.


Acordo, e o Céu que era azul é negro, o Sol dourado não tem brilho. O ar límpido é denso e pesado....


O meu pais, mais uma vez, está de luto!
Sinto-me profundamente triste.


Pobre país!


Há muitos anos D. Dinis, inspirado, mandou plantar um grande pinhal verde. Dele se fizeram naus que partiram em busca de novos mundos.


E hoje?

Trocam-se os pinheiros por eucaliptos. Em seguida, queimam-se, as matas, os bosques, as serranias, abrigo de animais e plantas, muitas vezes em extinção. Para onde vamos? Esquecemo-nos por acaso que precisamos de “verde” para sobreviver? Estamos a suicidar-nos!


E qual a razão desta loucura?
Não me venham dizer que é o calor. Há tantos anos que há verões sufocantes e só de há cerca de trinta anos é que ardem as matas.
Não me venham dizer que são descuidos de fumadores ou queimadas. Uns e outras sempre existiram.
Não me dêem razões sem razão. Tenham respeito!


Sentindo que tudo está ligado, pois todos somos UM, o sofrimento das plantas, dos animais, do Planeta recai também sobre cada um de nós. Ouvimos dizer que estamos nervosos, impulsos de suicídio são cada vez comuns, os pesadelos abundam nas noites, etc. Pois! Se os nossos “irmãos”, como dizia S. Francisco de Assis, estão em sofrimento profundo, também nós o recebemos consciente ou inconscientemente. E que será de nós no Retorno, Lei inexorável. E que receberão os nossos filhos?



Que fazemos para acabar com este sofrimento? Falamos! Falamos palavras de desacordo, de revolta... Mas que FAZEMOS?


Nas notícias ouvimos que o fogo se afastou das residências. De quem? Dos homens. Mas...e os outros habitantes, aqueles pequeninos ou aqueles que não se podem mexer?


O meu coração chora. Ao pensamento vem a trilogia “O Senhor dos Anéis”: Saruman, ex-mago branco junta-se ao Senhor do Mal e criam criaturas imundas maltratando, destruindo florestas, habitantes e a natureza até que os Entes (árvores) se revoltam, destruindo-os. 
Parece-me o retrato deste Agora !


Sim, o meu coração chora, o Planeta está de luto, de negro morto vestido. Não sei quem morre, se as carcaças sem vida, se aqueles que por acção ou por inércia permitem tal mortandade.



Sim, Portugal está de luto!









Imagens: 
     Dali 
     Steve Hanks
     Dali

4 comentários:

Ana Luís disse...

Enquanto tu olhas para uma árvore e vês nela vida, protecção e até uma amiga há quem olhe para ela e se atreva a ver apenas dinheiro.
Até os animais são um estorvo para alguns enquanto que para outros são vida,são irmaos.

No mundo de hoje os dois oposto estão cada vez mais fortes.É uma guerra aberta entre a Vida, o Amor e o Material, o humano.
So um poderá triunfar e cabe a cada um de nós tomar o lado certo e lutar por ele.

Este é o nosso Mundo, o nosso País.

Anónimo disse...

Olá a todos,
Belas imagens que nitidamente retratam a situação. Nelas é bem visível a acção,o sofrimento/que fazer e o resultado da referida acção.
Sim,Portugal está de Luto por variadíssimas razões,há muita forma de queimar,destruir e matar...
Os incêndios destroem o coração daqueles que sentem a "Terra como Mãe",apetece dizer: "Mãe que tanto dás e tão mal te tratam..."
Pobres dos destruidores que se esquecem que o "Pão Nosso de cada dia nos Dai hoje" da belíssima oração deixada por Jesus Cristo, é o Pão enviado do Céu,mas dado/fornecido pela Terra.
Sim,Que fazer? Penso que a Protecção civil e os Bombeiros fazem o que podem, arriscam a vida, para eles um bem-haja,força e coragem. E nós? Assistimos ás notícias...e mais?
Se cada um ajuda-se a vigiar e a limpar as zonas que circundam suas residências e lugares, já seria certamente uma boa ajuda.
Como dizia o Padre António Vieira " Para falar ao vento, bastam as palavras. Para falar ao coração, são necessárias obras."

UM beijo grande, e para ti Alice um obrigado maior por este momento de reflexão.
Elisabete.

Cristina disse...

Fantástica reflexão a tua!

De facto todos falamos, sobretudo nesta altura, sobre os incêndios...os verdadeiros atentados que se cometem sobre a Natureza. Fala-se e fala-se e fala-se muito...

Há uns meses tivemos, neste belo país, uma iniciativa que partiu de alguns amigos que, mais do que falar, meteram mãos á obra e levaram consigo todo um país que mesmo num dia de chuva se empenhou em "Limpar Portugal".

Claro que contra eles tiveram de imediato os velhos do restelo que se riram da iniciativa...que acharam que tudo iria ficar igual.
Que era uma parvoice...felizmente a equipa que teve a iniciativa não se deixou afectar e mobilizou um sem número de seguidores.

Estive no terreno e vi a Alegria de crianças e adultos...vi-os felizes a tentarem devolver à floresta a sua dignidade. Foi inacreditável a quantidade e variedade de lixo que encontramos...

É verdade que foi apenas um dia...mas nesse dia em vários pontos do país ficaram marcadas novas datas e novos encontros para terminarem a tarefa que tinham iniciado.

Claro que foram "apenas" cerca de 100 000 pessoas, cerca de 10% da população portugesa aqueles que participaram...

Temos ainda muito caminho a percorrer...

Sou uma pessoa optimista e acredito que a estes 10% podem juntar-se muitos mais...

Era num país com mais pessoas que mesmo não tendo participado na iniciativa se preocupam com a Mãe Natureza que eu gostava de viver.

Talvez um dia este Ser Vivo possa viver num mundo mais tranquilo em que o respeito pela Natureza à qual pertencemos seja uma realidade.

Obrigada uma vez mais a ti Alice por colocares o "dedo na ferida" no momento certo!

bjinhos, fiquem bem.
Cristina

Unknown disse...

Este artigo é arrasador.
Mais uma vez esta "danada" Alice conseguiu pôr-nos a cabeça a andar à roda.
É o grito profundo de uma alma que sofre atrozmente, perante o desprezo pela natureza, pelo belo, pela verdura que desapareceu e pelos animais sacrificados. Também eu estou totalmente solidário. Também a minha alma sofre por esta desolação e terra queimada.
O problema é: o que fazer, como evitar?
Que mundo vamos deixar aos mais pequenos e aos que ainda hão-de vir? Para não falar no agora...
Meu Deus, ó meu Deus, dai-nos juízo e ilumina estes humanos, ditos "inteligentes", para que preservem e guardem este lindo planeta que o Teu Amor nos doou.

Que nos tornemos fanáticos na manutenção deste paraíso.