quinta-feira, 17 de março de 2011

"O meu arco-iris"



Esta semana tive a oportunidade de ler um livro intitulado “O meu Arco-íris”. Foi escrito por uma amiga, que conheço já algum tempo, a Liliana.

A Liliana sofre de paralisia cerebral e neste livro fala da sua vida, das suas dificuldades motoras, do ultrapassar das dificuldades e da forma como hoje vê, sente e orienta a sua vida.

É muito importante que se reflicta sobre as dificuldades que “limitam” as pessoas com problemas deste género, o modo e a coragem de os ultrapassar, assim como superar as barreiras sociais, arquitectónicas, de inserção…, ou seja, barreiras de todo o tipo.

Felizmente, a Liliana teve apoios vários, que lhe permitiram crescer como pessoa e aprender o caminho da aceitação. Mas, concerteza não foi um caminho fácil. Teve na sua Mãe e na sua irmã, os pontos sólidos e firmes de apoio que muito a ajudaram a nunca desistir, passando por  todo um conjunto de técnicos, e familiares que sempre a ajudaram e incentivaram.

Este é um livro simples mas muito elucidativo que demonstra que nunca se deve desistir perante as dificuldades. 

No entanto, há muitas pessoas com deficiência que não têm apoios nenhuns. Alguns vivem em condições deploráveis. É tempo de “olhar ” para essas pessoas e dar-lhes o devido valor. 

Nós, que somos Seres sem marcas visíveis de disfunções, muitas vezes não temos a força suficiente para ultrapassar os nossos problemas. Este livro pode ser uma inspiração para muitas pessoas, uma “mais-valia” para que nunca desistamos de viver e de lutar pelos nossos objectivos.

Parabéns Lili, o teu livro está magnífico. Nunca desistas. És uma pessoa  persistente.  Continua na tua luta.


Mary Rosas
23.02.11

2 comentários:

alice marques disse...

Obrigada Mary por este texto.

Obrigada Liliana pelo teu livro, mais um testemunho de que é possível ir em frente, superar as limitações que o corpo físico nos impõe.

Sempre vi a Liliana como um Ser capaz, pleno de potencialidades que teriam de ser descobertas por ela mesma. Nem sempre foi fácil ou evidente a nossa relação, mas ela sempre foi muito especial para mim.

Gostaria de te pedir, Liliana, que não pares. Continua a caminhar, forte, ao ritmo só teu. Mas, não pares!

A aprendizagem é dura e complexa, Para todos nós!

Um grande beijinho Liliana, com todo o carinho e ternura

André disse...

Comprei também o livro dela no dia do seu lançamento. Não a conheço pessoalmente mas por vias travessas do acaso e do destino soube do acontecimento e lá apareci eu.
Ainda não tive oportunidade de o ler, mas dei uma vista de olhos a algumas partes e pareceu-me um livro bastante acessível e interessante pelas histórias que conta.
Provavelmente irei le-lo à minha filhota quando for pra caminha daqui a uns anos, para lhe transmitir também o valor que as pessoas diferentes não são assim tão diferentes e merecem o mesmo respeito que as outras.

Um grande bem haja para a Liliana e pelo seu esforço e caminhada. Que continue assim por muitos anos.