quinta-feira, 17 de março de 2011

Pequena Reflexão



PAREM! PAREM! PAREM um minuto e pensem... Quem somos nós? O que somos nós? Porque fazemos o que fazemos? Quem nos ensinou? Quem nos trouxe a este mundo ou planeta Terra? E porquê a Terra e não outro lugar qualquer?

Nós que queremos conquistar o mundo... que passamos por cima de tudo para conseguirmos nossos objectivos... que só nos lembramos de nós próprios... e digo nós, enquanto seres humanos... que passamos uma vida inteira a destruir para construir à nossa maneira... para construir o nosso "mundinho" humano. Para quê?

Para quê querermos ser os maiores, os mais fortes, os mais corajosos, os mais poderosos, quando domamos um cavalo selvagem, quando matamos um touro indefeso na arena, um leão na selva, ou conquistamos um pedaço de "terra ao mar". Para quê?

Desde pequena que me ensinaram a ter respeito pelos outros, mas será que não faz falta ensinar e cultivar o "ter respeito pela natureza"? Afinal, ela, deixa-nos viver no meio dela. A natureza quer, pode e manda e numa questão de minutos, ou até
segundos, ela consegue destruir o nosso "mundinho humano" que levamos tanto tempo a construir. Veja-se o sismo no Japão - 8,9 na escala de Richter em que o máximo é 10 - seguido de tsunami que levou tudo à sua frente, como se tudo fossem castelos de papel.

O Japão deslocou-se da sua posição em 2,40 metros e o eixo da terra mais 10 centímetros. Sim, mais 10 centímetros, porque já anteriormente se tinha desviado, em Fevereiro de 2010, aquando do sismo no Chile.

Tudo isto não vos faz pensar na grandiosidade da natureza perante o ser humano? No poder que ela tem em relação a nós? E nós, tão insignificantes que somos, queremos ser os senhores todos poderosos, sem olhar a meios para atingir os fins.

Vamos parar um pouco... respirar o pouco ar puro que nos resta, olhar à nossa volta e agradecer à Mãe Natureza tudo aquilo que ela nos oferece a cada dia que passa, pois sem ela não somos nada.

Fernanda Bastos

1 comentário:

Ernesto disse...

Com o aproximar da Primavera, parece que as cabeças dos Montanhistas entraram em "trabalhos de parto". Felizmente!
Como é lindo o nosso Mundo, não é?
Pena as patifarias que lhe fazemos. Mas, de vez em quando, ele obriga-nos a descer ao real. E de que maneira. Ficamos reduzidos à expressão mais simples.
Um artigo com belas ideias e que põe esta cabeça à roda. Como todos, aliás.
Muito obrigado, Fernanda.