sexta-feira, 22 de abril de 2011

A vida é uma passagem



A vida é uma passagem. Quando nascemos, recebemos um bilhete para viajar, porém sem itinerário definido. Ao longo da viagem, as estradas vão apresentando entroncamentos, às vezes vamos para a direita, às vezes vamos para a esquerda, às vezes apenas seguimos em frente, pois seguir pela estrada em linha recta parece ser o melhor caminho. Nessa viagem às vezes andamos sozinhos, muitas vezes acompanhados. Às vezes encontrámos alguém que inicia apanhando uma boleia connosco e quando nos damos conta a viagem inteira foi ao seu lado. Às vezes as pessoas simplesmente chegam ao seu destino, despedem-se, o carro arranca, faz uma curva longa e a pessoa deixa de ser vista... e a viagem prossegue, pois viver é seguir na estrada do desconhecido.
Viajaremos muitas vezes a alta velocidade, curtindo o vento e a luminosidade do sol batendo no pára-brisas. Às vezes as fortes chuvas nos obrigarão a viajar devagar, com atenção à estrada. Mas, a maior parte do tempo da nossa viagem, andaremos em velocidade de cruzeiro, admirando a paisagem e enchendo os nossos olhos de tanta beleza, pois a viagem é maravilhosa e deve ser realizada com prazer.
Às vezes o tempo estará frio, mas ainda assim valerá a pena admirar a beleza da neve encobrindo os telhados das casas e as árvores. Por vezes o tempo estará quente, escaldante, e tu procurarás consolo num copo de água, mas ainda assim haverá a beleza do mar para admirar, sentindo a brisa no rosto e o cheiro a maresia. Nesta estrada haverão muitos buracos, dos quais terás que te desviar, ou talvez algumas vezes um pneu fure ou parta alguma peça, talvez existam obstáculos que desgastem tanto que tu penses em desistir da viagem, mas se tu olhares mais à frente, independentemente dos obstáculos a estrada prossegue e os destinos estarão lá onde o teu olhar puder alcançar. Então, apenas troques o pneu, removas os obstáculos que eventualmente encontres na jornada e prossigas, pois a viagem só termina quando chegamos ao nosso destino, lá no fim de tudo, onde todos os caminhos se encontram e silenciam.
Há uma altura na vida em que tu chegas a uma das tantas encruzilhadas da viagem. O caminho aponta para a direita ou para a esquerda. Tu fazes a tua opção, talvez nunca saibas o que teria acontecido se tivesses escolhido o outro caminho, talvez não saibas se as paisagens seriam mais ou menos belas. Mas o que importa é que tu estás na estrada, o clima é favorável e lá no horizonte o destino continua a sorrir-te nesta bela aventura que é viver.
Aquele Abraço deste vosso.... sempre Amigo

Tino
21.04.11

(dedicado a uma amiga muito especial...mas que resolvi partilhar com toda a nossa comunidadeJ)

2 comentários:

Ernesto disse...

O vídeo é maravilhoso, como maravilhosa é a expressão de alma do autor.
Estejas onde estiveres “amiga”, talvez nunca imagines o coração enorme de quem te elogia.
Grato, Tino. Felicidades. Continua a mimosear-nos com os teus belos artigos.

alice marques disse...

Realmente a vida é uma passagem. Por vezes complicamos o que poderia ser uma festa de Vida e de Amor pelas escolhas que carregamos.

São tantos os "momentos"... e quantos nem nos apercebemos que vivemos... passaram como fantasmas.

A ti que num texto leve e do coração nos levas a viajar, um obrigada.