sábado, 24 de dezembro de 2011

A Todos...!


Esta será, para os cristãos, uma noite especial. Há muito tempo nasceu um Menino, símbolo de Luz.

E todos os anos, nesta noite, se comemora o nascimento da Luz. O céu está mais estrelado, mais indigo, o Luar é mais forte e mais luminoso. 

Diz a lenda do Norte, que nesta noite um velhinho vestido de vermelho se passiea pelo céu no seu carro atrelado de renas. Chamam-lhe Pai Natal! Dizem que desce pela chaminé e deixa presentes a quem se portou bem.

E nas casas, a preparação dos festejos começa pelo presépio, representação do nascimento do Menino, ou pela àrvore de Natal, também tradição Nórdica que gradualmente se foi impondo.

Não vamos fazer uma dissecação das tradições, pois o mito não se disseca, vive-se!

O Menino, seguindo as profecias, nasceu nesta noite. É o arauto da Luz. Como já foi dito neste blog,  em todas as tradições se comemora o Solstício de Inverno: o dia (a luz) começa a crescer, enquanto a noite (as trevas) diminui. 

É este Menino de Ouro que teremos de dar à luz no coração.

O Pai Natal, desce pela chaminé. A chaminé é por onde sai o fumo. Simples e evidente! Mas o que é este fumo? São os elementos ainda pesados  expelidos.

A purificação é feita pelo Fogo. Numa analogia simples e breve poderíamos dizer que aqueles que se portaram bem - fizeram uma purificação durante o ano, caminharam espiritualmente - são visitados pela Luz - Pai Natal - que vem trazer os dons inerentes ao trabalho consumado. Desce pela chaminé - canais energéticos - que devem estar limpos.

A àrvore de Natal, também faz parte da tradição: a árvore é a Mãe Natureza, viva, mas em hibernação e que desperta. Daí ser enfeitada num culto à Vida.

Natal é realmente nascimento! Qualquer que seja a crença, religião ou ausência delas, nesta data há Festa. Que esta seja feita pelos homens ou, independentemente deles, pela Natureza, a Luz torna-se mais radiante e forte.

Que a Luz se torne Real em cada um, que o Menino de Oiro nasça no coração para que cada dia seja um cântico à Vida, um passo para o Ser, o irradiar da àrvore de Natal que todos somos!

Feliz Natal!


Sem comentários: