terça-feira, 24 de julho de 2012

Crianças Índigo

(Tema desenvolvido na Meditação que "encerrou este Ano tão profícuo)



Como todos já nos apercebemos, de uma maneira ou de outra, todos os dias somos confrontados com situações, notícias ou factos bem perto de nós que nos dão a conhecer que o Mundo, o clima e consequentemente a natureza, o reino animal  e as pessoas têm vindo a mudar imenso, na minha humilde opinião, para muito pior. Perderam-se os valores, o amor, o respeito e a valorização dos seres Humanos, dos animais e da natureza. Tudo isto não possível suportar  por muito mais tempo.

No que me diz respeito, da minha parte começo a lidar muito mal com este mundo virado do avesso.
Mas existe uma esperança que tem vindo a crescer desde a década de 80 até aos nossos dias, tendo na década de 90 sofrido um "aperfeiçoamento" e "uma ajuda " que irá ser primordial para que se possa  fazer algo em prol do ser Humano e do Planeta em que está integrado, porque sem ele (Planeta) não sei se valeria a pena tal aperfeiçoamento.

Temos, em paralelo com a nossa mudança de atitude e de mentalidade, associar o respeito pelo local do qual dependemos e no qual vivemos.

Para entrar no tema que me propus desenvolver vou contar uma situação com cerca de 16 ou 18 anos, já não me recordo bem, que pode exemplificar muito bem a forma como os psicólogos, médicos e psiquiatras trataram durante décadas esta e muitas outras situações parecidas com esta, dependendo do facto de terem mais ou menos  idade e experiência no exercício da sua carreira, o que levou a alteração traumática da personalidade de muitas crianças, a castigos, por parte dos Pais, desnecessários e a desespero de todos os envolvidos, provocando mesmo a entrada destas crianças na fase adolescente, em vícios que lhe custarão a alguns a juventude e a outros a vida.

Acerca de duas décadas, uma criança entra no infantário, passa à pré-primária, à primária e consequentemente ao ciclo preparatório, sempre acompanhada de queixas dos educadores de ser uma criança demasiado activa, complicada, frontal, chegando mesmo a ser ofensiva, pois dizia as verdades que nem diplomaticamente se devem dizer aos educadores. Demasiado sociável e alegre, sempre disposta a participar nas actividades que mais lhe agradavam com um sucesso incrível, mas com um reverso de medalha muito criticado pelos educadores, tal como não fazer o que não gostava nem lhe interessava, dizer tudo aquilo que pensava, criticando o que para ela não estava bem tanto com os colegas como com os educadores, afastando-se de todos e colocando-se num mundo muito próprio quando criticada sem, "pensando ela", razão, lidando mal com a autoridade sem explicação.

Rotulada como uma criança com problemas, e hiperactiva, segundo os educadores, que não se privaram de, em plena classe, lho dizer, criando ainda mais  traumas a este ser indefeso e desde logo demasiado baralhado, sem perceber porque era a única que era sempre repreendida e por vezes afastada, subtilmente ou não, da classe.

Mediante a gravidade dos factos, os Pais decidem consultar uma Psicóloga recomendada que, depois de hora e meia com a criança, se já tudo era confuso nos primeiros momentos, ainda mais confuso ficou. Não fossem os Pais terem uma mente aberta e lidarem num meio onde lhes era fácil o acesso a outras avaliações, teriam mandado internar a criança ou rotulavam-na de " débil mental".

Chega o tão esperado diagnóstico para a hiperactividade e desconcentração da criança.

"Esta criança teve um problema à nascença que lhe provocou a morte de alguns neurónios e agora está a tentar substituir por outros, neurónios, por isso é que ela era esquerdina e agora esta a ficar destra”, e muitas mais barbaridades saíram daquela boca de especialista afamada em não sei o quê, mas em psicologia é que não era. Ficando os Pais da criança estupefactos com tal justificação, estavam ansiosos por pagar e tirar de lá a Filha para que esta não ouvisse mais disparates. Vieram para casa tentaram analisar o sucedido para ver se daí haveria a possibilidade de existir algo de verdade. Mas não foi possível encontrar nada que sustentasse aquela história hedionda.

Recorreram a mais uma Especialista que desmentiu tudo o que anteriormente tinha sido dito e considerou a criança hiperactiva e com dificuldade de concentração. Foi-lhe aconselhado um desporto que ela escolhesse, onde tivesse de coordenar vários movimentos e lhe exigisse a máxima concentração. Esse desporto foi escolhido por ela, tendo na realidade existido melhorias consideráveis na concentração e na hiperactividade.

No que diz respeito à frontalidade nada feito, já adulta continua com uma frontalidade cortante.

SERÁ ESTE SER HUMANO INDIGO?

As Crianças Indigo são crianças que a pseudociência e parapsicologia acredita serem especiais e que começaram a surgir por volta da década de 80, chegando, a cada ano que passa, cada vez mais crianças com esta característica muito especial. São consideradas espectaculares e estão neste planeta para ajudar a Humanidade a transformar-se e a recuperar tudo aquilo que está em vias de se perder, e a não deixar que mais nada se perca no Planeta.

Possuem uma estrutura cerebral capaz de utilizar as potencialidades dos dois hemisférios, direito e esquerdo em simultâneo, o que lhes confere a capacidade de irem muitíssimo além do plano racional e intelectual. Conseguem por este facto desenvolver potencialidades intuitivas, criativas e espirituais, necessitando para isso de um ambiente propício para viver e desenvolver ao máximo as suas potencialidades.

Estas crianças não chegaram em vão, mas sim vieram no momento exacto em que o ser humano e o planeta necessita de alterações rápidas, urgentíssimas e profundas  em várias áreas, além de que nos irão proporcionar uma diminuição da distância entre o PENSAR e o AGIR.

Foram classificadas como Indigo devido à cor predominante da sua AURA AZUL INDIGO, cor essa que está associada ao chakra frontal  (o chakra da mente ) e à espiritualidade.

NANCY ANN TAPP nos anos 80 observou que inúmeras crianças, que estavam a nascer  tinham esta cor na sua aura e consequentemente tinham características muito semelhantes .

Já na década de 90, dois autores Norte-Americanos, LEE CAROLL e J TOBER, publicaram os primeiros livros sobre este tema "As Crianças Indigo".
Neste momento 90% das crianças já nasceram com esta caracteristica Indigo.

A evolução das crianças não tem parado por aqui. Ultimamente têm vindo a nascer crianças com características similares ás INDIGO, mas mais desenvolvidas e especiais. Estas novas crianças foram denominadas " Crianças Cristal".

Surgem com outro tipo de sensibilidades e características que serão necessárias para auxiliar as Crianças Índigo na sua tarefa muito delicada de alterar mentes, costumes, valores e repor o respeito do homem pelo Planeta onde necessita de continuar a viver.

O Homem não pode viver em função do seu "UMBIGO" e do" VIL METAL", há valores mais importantes e necessários à vida que não estes dois aqui descritos os quais corrompem o ser Humano e destroem o Mundo. Em nome do Planeta, dos seres desenvolvidos e preocupados apelo "PÁREM MEUS SENHORES". Amem-se, partilhem, conservem, preservem, respeitem e respeitem-se.

Sobre as "Crianças Cristal" não vai ser possível desenvolver agora este tema porque  requer algum tempo e pormenor. Fica para outro momento o seu desenvolvimento. Queria deixar desde já aqui o pedido, à Nossa Mestre, para que, se não existir inconveniente, pudesse ser eu  o tratar este tema numa nova oportunidade.

Voltando ao tema em curso, vários autores referem que no seio das crianças índigo existem quatro tipos diferentes:

-        HUMANISTAS  - as que lideram
-       CONCEPTUAIS  - as cognitivas ou intelectuais
-       ARTISTAS - providas de grande sensibilidade e intuição
-       INTERDIMENSIONAIS – globalmente sobredotadas com potencialidades espirituais invulgares

CARACTERISTICAS DAS CRIANÇAS INDIGO

ESPIRITO GUERREIRO
Rompem com os sistemas estabelecidos tendo como finalidade abrir caminhos, denunciar, não aceitar o que não serve para agora, aversão à mentira, falsidade e manipulação

ESPECIALIDADE
Denunciar,  provar os limites físicos

PERSONALIDADE
Em geral são extrovertidas, pioneiras, originais, auto-suficientes, criativas, bastante autônomas, determinadas, tenazes, muito enérgicas, não mostram medo em enfrentar pessoas ou coisas; são exigentes e não se cansam de pedir o que querem, não têm medo da confrontação, são rebeldes.

CARACTERISTICAS FÍSICAS
Robustas fisicamente, fortes mentalmente, precoces na fala.

Devido a todas estas características referidas, podem ser diagnosticadas erradamente dois tipos de alterações, ADD ( déficit de atenção) e ADDH (déficit de atenção com hiperactividade). Estes dois tipos de diagnósticos foram durante anos a forma encontrada pelos médicos, psicólogos e psiquiatras para justificar algo que não conseguiam entender  nem solucionar. Em muitas situações foram utilizados fármacos, tipo relaxantes, e, em casos mais extremos, calmantes que eram usados para controlar estas crianças que chegaram mesmo a ser, tanto pelos educadores como pelos clínicos e até mesmo pelos pais, consideradas crianças inadaptadas, com necessidade de rigidez educativa, castigos severos, chegando mesmo a serem discriminadas por todos, ou quase todos os que mais as deviam amar e proteger (os seus pais). Com este tipo de atitude formaram-se alguns adolescentes problemáticos, solitários, inseguros, dependentes de fármacos ou mesmo drogas e mesmo  alguns alcoólatras.

NECESSIDADES EM GERAL

Alimentar os seus talentos de pioneiros e de líderes,
Proporcionar-lhes ferramentas de organização de trabalho
Aprender a diplomacia e a cortesia

Existem testes com uma bateria de questões que nos possibilitam o reconhecimento da existência próximo de nós ou mesmo na nossa casa de Crianças Indigo. Não podemos esquecer que tal como os adultos todas as crianças têm características diferentes que não se podem ignorar ou relevar ao submeter uma criança a um teste de identificação como são os que estou a referir. A ter em conta que somos todos iguais dentro das nossas diferenças, por isso temos que estar preparados para fazer algumas adaptações na execução destes testes.

No livro escrito por LEE CARROL "AS CRIANÇAS ÍNDIGO" encontram-se as perguntas necessárias ao reconhecimento da possibilidade de determinada criança ou mesmo adulto ser INDIGO. Para tal basta que pelo menos 4 ou mais respostas sejam positivas. A partir desse momento devemos estar mais atentos ao tipo de criança, principalmente criança, ou adulto temos em casa  porque podemos estar perante um INDIGO .

Este tipo de Criança exige de nós, educadores, e principalmente dos Pais, mais amor, carinho, acompanhamento e compreensão porque para estes Seres tão especiais o amor e carinho está para eles como o ar que respiram, ou seja são uma necessidade primária. Ter em conta que tudo isto tem de ser feito de uma forma perspicaz e dissimulada porque estas crianças têm com elas um verdadeiro detector de mentiras lendo intuitivamente o pensamento dos outros .

Na escola estas Crianças devem ser orientadas com base na Pedagogia de Waldorf que tem como base promover o acompanhamento adequado com respeito pela sua individualidade e criatividade para que a Criança floresça e desabroche liberta, em todas as suas vertentes.

Neste momento está a estudar-se a possibilidade de as Crianças  AUTISTAS poderem ser uma vertente, se não mesmo, Crianças Índigo com características diferentes.

SERÁS TU UM ADULTO INDIGO???????????

                                                                                             21 de Julho de 2012

                                                                                      Luísa Maria Pacheco R.M.Braz 





1 comentário:

Partilha de Sabores disse...

Excelente reflexão sobre as crianças Índigo. Tenho pena que não se fale mais sobre este assunto. Espero por ver a reflexão sobre as crianças Cristal!