quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Nós e os Animais, uma relação de Amor


OS ANIMAIS, PARA QUEM OS AMA, TÊM UMA IMPORTÂNCIA VITAL NA NOSSA VIDA.



Pode ser um gato, um cão, uma ave, um peixe, etc. Eles têm a capacidade de nos dar atenção quando estamos tristes, alegres ou noutra situação. Representam um espaço imprescindível na nossa vida. Sabem pedir, fugir, ter graça, outras vezes nem tanto. Há gostos incomuns, como por exemplo,  insectos, repteis, etc.  

No fundo, o que eles nos pedem é que tratemos bem deles e os amemos. Cada vez mais têm-nos dado exemplos de que se entendem bem, apesar de não serem da mesma raça. As fotos provam-no:


Hoje, com a evolução da tecnológica, muitas pessoas vivem sós por diversas razões. Ao adoptarem um animal, podem contar com certeza, com uma companhia preciosa que as ajudam a passar melhor o tempo.
Desde sempre que tive animais, e adoro gatos, mas também gosto de cães e outras  criaturas. Um gato, é muito territorial, mas ama o seu dono acima de tudo. Quantas vezes quase tropeçamos porque ele se enrola nas nossas pernas? Ou então um cão,  que não larga o seu dono? Tem ainda outras missões muito nobres, como guardar a casa, ser um cão guia, na polícia, etc. Outros animais como o cavalo e o golfinho, são uma ajuda preciosa no tratamento de doenças graves..

          
 



Nota: Esta é a história, de um sem abrigo, que durante o dia, protege o seu cão quando este dorme, divide os poucos alimentos com ele. Em contrapartida, este protege o seu dono na mesma situação.  

Cada vez mais se verifica que os animais “ditos” irracionais e/ou rivais, têm mudado a nossa opinião, como se pode comprovar pelas imagens acima. 

O Homem, é um ser egoísta, comodista e por medo, não se relaciona muito bem com os seus pares. No entanto, os animais têm vindo a mostrar que não têm de ser rivais. Há inúmeros exemplos de gatos, cães, aves, ratos, golfinhos, macacos, etc, que conseguem entender-se perfeitamente. Dão-nos exemplos todos os dias e mesmo assim não aprendemos. Eis alguns: 

Relativamente á relação Homem-Animal, podemos afirmar que o este se tem tornado cada vez mais cruel.inúmeros exemplos que poderia referir, mas vou citar apenas alguns: mais de 60.000 cães e gatos foram mortos (1)durante o Europeu de futebol  na Croácia e Ucrânia para mostrar  que é 
(1)
é um pais limpo …… e apetecível para os turistas…… Sem comentários. Também em França (2) foto), os cães, estão a servir de isco para alimentar golfinhos……
                        (2)                           

Em todo o mundo, nos países ditos” desenvolvidos” e “sub-desenvolvidos”os animais são maltratados,. São mortos barbaramente apenas por prazer, no trabalho, sacrificados para certos rituais de iniciação, abandonados, usados em lutas, circos, touradas (em Portugal, Espanha – touradas de morte, França, México), para experiências de laboratório, caça e pesca, etc.  

Consoante a cultura inerente a cada povo, região do mundo e outros factores, a grande maioria dos animais têm uma vida de sofrimento permanente. Nas zonas de mato e floresta, são mortos para saciarem a fome dos povos ali existentes. Na Ásia, aos ursos, por exemplo, é-lhes retirado um liquido da bílis, por se acreditar que tem certas características afrodisíacas. Na França, os gansos são “enchidos” até produzirem o famoso paté, deveras apreciado. Nos países da Europa do Norte, há uma cerimónia em que são mortas, milhares de focas bebes…. Sem comentários. Então na China, é uma questão que daria muito pano para muitas mangas.  

Hoje em dia os canis, estão cheios de animais que vagueavam nas ruas, ou foram abandonados pelos seus donos. Todos os Verões, milhares de criaturas são  largadas á sua própria sorte.   Não é justo, porque seres maravilhosos. Se é assim.  mais vale não ter um animal  do que tratá-lo mal ou  largá-lo num sitio qualquer. Mas não devemos fazer-lhes mal.

Por outro, lado, em certos países, como a América, Inglaterra, cai-se em extremos, relativamente aos animais. Há casos, que eles praticamente mandam em casa, e os donos obedecem. Nem… oito … nem oitenta….

Outros factos interessantes:


 Cão versus Gato    
          
A - Cérebro

Embora o cérebro do cão de porte médio seja maior do que um gato médio, o gato vence, porque o número de neurónios do córtex cerebral é maior.

B - Ligação com os donos

Relativamente ao cão, a ligação entre este o seu dono, é muito parecida a de uma criança com os seus pais. Fica feliz quando o dono está por perto. Ele tem instinto de grupo.

O gato não tem este comportamento porque é muito territorial e não sai muito da sua zona de conforto. Mas são mais independentes, e solitários, não deixando de gostar, á sua maneira do seu dono. 

C – Popularidade

Normalmente, o gato é muito mais popular que o cão. 

D: Compreensão

O cão, mesmo que tenha um nível de compreensão mais limitada, compreende   comandos dados pelo dono, outros modos de comunicação. O gato também compreende bem, mas são menos complacentes que o seu amigo cão. Por exemplo, quando a comida está escondida, o cão pede a ajuda do dono, enquanto que o gato  vai tentar buscá-la sozinho. No fundo, qualquer um deles, tem a sua estratégia para obter comida, o que também é lícito. 

Neste campo, o cão ganha, porque consegue orientar pessoas invisuais, surdos, etc. E tenho de dizer que é mesmo fantástico. Resolve os problemas sozinho.

E: Vocalização

Normalmente, o gato tem um certo tipo de miar, que chama a atenção do seu dono, ou com que lida com eles. Mas, apesar de ser limitado, é também subtil. Por exemplo quando ronrona intensamente, somado a um miado agudo, chama a atenção para o lado mais carinhoso do dono. O cão tem uma flexibilidade maior, o que lhe permite emitir mais latidos diferentes.  

F: Treino

O cão é mais fácil de treinar, devido á sua natureza. Aprendem de modo semelhante á das crianças, a partir do olhar, da vocalização, gestos. O gato, não está destinado a estas funções, pela sua natureza.


G: Super-sentidos

O olfacto, a audição e visão são os sentidos mais apurados tanto para gatos como para cães. Como estes, há muito que tem estas funções mais apuradas, ganham. Mas os gatos não lhes ficam atrás. Ambos têm habilidades impressionantes: ambos tem maior sensibilidade ao movimento, mas os gatos vêm melhor com menos luz. Também ouvem melhor que os cães.

H: Utilidade
Os cães podem ajudar na caça, a guardar rebanhos, casas e outros animais. Podem sentir o cheiro de drogas, bombas e ajudar cegos e surdos. Eles puxam trenós na neve, encontram pessoas enterradas na neve, em terramotos e podem até a prevê--los. Os gatos são bons contra a infestação dos roedores, protectores da casa a nível espiritual. 

No entanto, pesquisas mostrar que acariciar um gato/cão,  ajuda a reduzir o stress, a baixar a pressão arterial e a baixar o colesterol. Por outro lado, ter um cão, implica melhorar a qualidade de vida, já que o dono tem que fazer caminhadas diárias com ele, e entra em contacto com outros cães e seus donos, o que ajuda a imunidade da pessoa. 

Conclusão: O mais importante não é quem ganha ou perde, pois são ambos companheiros, amam o seu dono, embora de modos diferentes, e ao contrário do que está estipulado, eles podem conviver juntos, desde que sejam habituados. 


Há uma característica que o gato tem e creio que seja importante realçar:

- Tem uma personalidade forte.

- Não aceita a nossa falsidade e só admitem afecto com troca e respeito pela individualidade
- O gato não precisa de alguém para se sentir melhor. Ele gosta pelo amor que lhe é próprio, que é dele e dá-o se quiser. 
- O gato não pede amor. Nem dele depende. Mas quando o sente, é capaz de amar muito. 
- O homem não sabe ver o gato, mas ele sabe ver o homem. Se há desarmonia real ou latente, ele sente-a. Se há solidão, ele sabe e atenua-a como pode. Normalmente é ele que escolhe o dono e não o contrário. 

O gato é um italiano educado na Inglaterra. Sente como um italiano, mas comporta-se como um lorde inglês.



Os Benefícios de Saúde de ter um Animal de Estimação


Estudos realizados provam que: 

- Os animais de companhia completam um desejo básico ao oferecer amor ao e afecto incondicional. A dependência de nós faz-nos sentir necessários e importantes. Eles proporcionam uma amizade intocável e companhia sem julgamentos.  O melhor é que nos ajudam a viver mais felizes e saudaveis.

- Promovem a Comunicação

Vários estudos mostraram que a presença de animais de estimação, leva a uma “aproximação” social e melhora o carácter social das pessoas associadas a animais. Especialmente os cães, têm sido designados de “lubrificantes sociais”, uma vez que  facilitam a interacção social. 

- Ajudam a relaxar e a diminuir a ansiedade

Acarinhar um cão ou gato, é uma actividade rítmica e repetitiva, que pode actuar como foco  inconsciente de meditação.  A sua interacção demonstrou reduzir os indicadores de stress ao nível cardiovascular,  da tensão arterial, comportamental e psicológico.  

 Podem ser Terapeutas Silenciosos

Insconscientemente, os donos frequentemente falam para eles como se estes fossem humanos. Podemos descarregar os nossos problemas, medos e preocupações com eles sem recear ser julgado.  São sempre bons ouvintes, nunca dão  maus conselhos e proporcionam sempre todo o seu suporte.

- Proporcionam-nos Tempo de Diversão

São incomparáveis companheiros de brincadeira. Estão sempre prontos para correr atrás da bola, dar um passeio o u interagir connosco. Melhoram o nosso estado de saúde geral.  As pessoas que tem gatos ou cães, geralmente apresentam melhor saúde do que aqueles que não tem, e visitam muito menos vezes o médico do que  aqueles que não tem. 

- Podem ajudar-nos a superar a convalescença de uma Doença Grave

Estudos demonstraram que ter um cão tinha um efeito significativo na sobrevivência a um ataque cardíaco. Pacientes que entravam no hospital com ataques cardíacos, eram seguidos durante um ano. Os investigadores descobriram que os pacientes que estavam vivos um ano depois de sair do hospital, tinham grande probabilidade de ser donos de um cão e tinham mais hipóteses de sobreviver, dos que não tinham.

Conclusão:

Quer seja um adulto, criança ou idoso, os animais de companhia promovem um sentimento de bem-estar geral, diminuem os sentimentos de isolamento e solidão. Ajudam ainda a dar sentido á vida dos mais velhos. Tratar regularmente de um cão ou gato, proporciona ainda um sentimento de preenchimento interior. Crianças que têm cães, em geral são menos egocêntricas. 

Pessoas com problemas psicológicos sentem-se mais felizes se tiverem um animal de estimação para tratar. Casais com animais, têm tendência a ser mais próximos um do outro, sentem-se mais realizados no casamento e interagem mais vezes entre eles e com outras pessoas. 

Contrariamente ao que se acredita desde há muitos anos, a exposição precoce de crianças a animais diminui a probabilidade de estar vir a sofrer de alergias.  
Inclusivamente, acredita-se que a exposição da mãe à companhia de animais de estimação durante a gravidez, pode ser relacionada a uma maior resistência imunitário do bebe.

Na verdade, estamos ainda a dar os primeiros passos na compreensão de como os nossos amigos peludos enriquecem as nossas vidas. O mínimo que podemos fazer para lhes retribuir o seu amor, companhia e afecto e lealdade, é assegurar-nos que os mantemos na melhor condição de higiene e saúde, obedecendo a quatro regras fundamentais:

1 - Seguir um programa preventivo de saúde que inclui:
- uma alimentação adequada
- exercício regular
- protegê-lo do frio
- vacinação sempre em dia
- check-ups anuais junto do seu veterinário.
2  - Garantir que o seu animal de estimação tem a sua própria cama e que os recipientes de comida  sejam mantidos limpos e afastados  do local onde ocorrem as refeições familiares

3 - Lavar sempre as mãos depois de acariciar o seu cão ou gato


Os animais e a Espiritualidade

Os animais têm instinto apurado e são puros, além da linguagem própria de cada espécie. Eles são inferiores á raça humana, apresentam a liberdade limitada, pois não têm livre arbítrio.

A ciência afirma que os animais têm uma inteligência rudimentar conforme as  suas necessidades. Mas a espiritualidade vai mais além. Eles são seres que agem pelo instinto, seres que amam o ser humano, sentem as energias do ambiente e também humanas, são extremamente sensíveis a tudo que os rodeia.

Será que têm realmente a ligação directa com outro mundo? Os felinos podem, realmente, ver mortos e alertar os seus donos sobre uma presença espiritual? Já teve a impressão de que o seu animal o compreende, mesmo sem falar absolutamente nada? A impressão foi confirmada cientificamente. Alguns animais possuem hiperestesia indirecta, ou seja faculdade paranormal que eles conseguem perceber as mensagens telepáticas, principalmente dos seus donos. A conversa psíquica com os animais pode ser desenvolvida com treinos e para isso, já existe a psico-veterinária, isto é um ramo da Psicologia direccionada com os animais.

Na Antiguidade, os egípcios já acreditavam que os felinos conseguiam ver as almas das pessoas e aceder ao mundo dos mortos. Por causa dessa crença, quando um faraó nobre ou um sacerdote falecia, um gato era sacrificado e enterrado com o morto. A sabedoria egípcia dizia que o gato iria despertar da morte e levar o espírito para o além, seu destino final. 

Vale a pena lembrar que o gato apresenta a espiritualidade aguçada no olhar, já o cão, no focinho.

Os gatos assistem e sentem tudo. Jamais duvidem disso! Eles apresentam um visão aguçada, podem sentir energias electromagnéticas negativas do ambiente, pois sentem o local onde estão, sentem a energia do ódio, da tristeza. Não é á toa que eles têm sete vidas, pois são animais livres, espertos, independentes e caçadores. Eles são considerados bichos sagrados, pois transmitem alegria, vida, amor, energia positiva para as pessoas e afastam as almas mais escuras do ambiente, além de apresentar o poder da hipnose. 

O cão, também é considerado um animal maravilhoso para o ser humano. Ele é o verdadeiro amigo, o nosso Anjo da Guarda, pois não tem nenhuma maldade, é um ser puro, age por instinto, ama realmente o seu dono sem nenhum interesse. Ele sente, por exemplo, quando o dono está triste ou está prestes a morrer, ou seja, ele tem a premonição da morte, consegue ver aura das pessoas, se elas estão tristes ou  não, se estão com encostos e , muitas vezes, o cão assusta-se ao ver algo estranho

Ele também tem o poder de “quebrar quebranto”, quer dizer, afasta a inveja da sua aura, quebra energias negativas e elimina tudo de maldade humana que você apresenta. Dependendo do caso da maldição no ser humano, o cão terá queda de pelos ou até chegam á morte, em virtude da energia pesada sobre os seus donos. 

E o que acontece quando o cão morre? Quando um cão morre, reencarna na mesma família em aproximadamente dias, pois não são espíritos errantes  como nós,  que precisamos ficar um tempo noutro plano para acertarmos os erros cometidos. Que divino é o nosso animal de estimação! 

Vale mesmo a pena dizer que os cães e os gatos, são os amigos do homem em todos os sentidos. O golfinho, a baleia, à águia, a baleia, a tartaruga,  a coruja, o papagio, o pica-pau, por exemplo, também apresentam valores e atributos positivos: 

- a baleia e o golfinho pensam dezasseis vezes mais rápido que o ser humano, é por isso que são considerados os seres mais inteligentes do planeta

- a águia representa a força e apresenta uma visão mais aguçadas  de todos os animais

- a tartaruga tem a casa própria, passeia devagarinho 

- a coruja apresenta o poder da magia, consegue ver 360º e representa os nossos antepassados

- o papagaio também consegue  ver tudo e sabe tudo, pois a sua espiritualidade é aguçada

- o pica-pau representa a justiça na sua vida

Devemos respeitar os animais, pois eles são seres maravilhosos e estão aqui para nos ajudar. Todos nós devermos ter um animal, para nos proteger e fazer companhia.



Os animais têm Alma?

Este tema é bastante polémico. Foi estudado por muitos autores, como Chico Xavier, Ernesto Bozzano, entre muitos. Alguns acham que os animais também têm alma, e que é igual á do Homem. Entendo-se como “Alma”, a parte imaterial do Ser, o espírito, os animais possuem-na, mas de sob um ponto de vista independente da matéria que sobrevive ao corpo físico.

No livro “ Os Animais têm alma”, Ernesto Bozzano, filósofo e metapsiquista italiano,  apresenta 130 casos de materialização de animais, visão e identificação de espíritos de animais mortos, alucinações telepáticas percebidas ao mesmo tempo pelo animal e pelo homem, bem como várias aparições de animais sob a forma simbólico-premonitária Cada caso, é devidamente documentado e os comentários apresentados , como as suas conclusões, são de difícil contestação.

A respeito do seu livro, o autor afirma: “Ela consiste num primeiro ensaio para demonstrar, por um método científico, a sobrevivência da psique animal. É preciso voltarmos ao nosso assunto e concluirmos que a existência de faculdades supra- normais na subconsciência animal, existência suficientemente comprovada pelos casos que expusemos, constitui uma boa prova em favor da psique animal. Para o homem, deve-se inferir que as faculdades em questão representam, na sua subconsciência, os sentidos espirituais pré-formados, esperando que se manifestem no meio espiritual (como as faculdades dos sentidos estavam pré-formadas no embrião manifestando-se no meio terrestre). Se é assim é, como as  mesmas faculdades se encontram na subconsciência animal, deve inferir-se daí, logicamente possuem, por sua vez,  um espírito que sobrevive à morte do corpo.

Os animais têm instinto apurado e inteligência fragmentória, além da linguagem própria de cada espécie; tem um princípio independente que sobrevive após a morte. Esse princípio, individualizado algo semelhante a uma alma rudimentar, inferior á humana, dá-lhes instintos, liberdade de acção (apenas nos actos da vida material, assim pois, não têm livre arbítrio.

Ao morrer, cada animal é classificado pelos Espíritos, disso encarregados; enquanto aguardam retorno breve ás lides terrenas, via reencarnação. São mantidos em vida latente e sem contacto uns com os outros; ao serem reconduzidos á nova existência terrena, são colocados em habitats das suas respectivas espécies. (retirado do “Livro dos Espíritos”).Muitos autores espíritas, referem que diversos animais são encontrados na espiritualidade como cães, gatos, cavalos, aves, etc.

Alain Kardec registou que após a morte, os animais são classificados e impedidos de se relacionar com outras criaturas. André Luiz, um outro autor, refere o mesmo, dizendo que os animais não são destacados para alguma tarefa, entram em hibernação para logo reencarnarem.

Os animais que não são usados noutros serviços, não têm vida consciente, mas vegetariana, e isso responde á pergunta como vivem lá; sem qualquer relacionamento uns com os outros. Assim, não havendo acção de predadores, não existindo presas, mantidos em hibernação, não se alimentam, não lutam, não se reproduzem e não se deslocam.

Os animais têm instinto apurado e são puros, além da linguagem própria de cada espécie. Eles são inferiores á raça humana, apresentam a liberdade limitada, pois não têm livre arbítrio.

Devemos respeitar os animais, pois eles são seres maravilhosos e estão aqui para nos ajudar. Todos nós devermos ter um animal, para nos proteger e fazer companhia


Mary Rosas
20.10.12
  

Sem comentários: