quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Persistência

(Pintura: Ostad Mahmud)


Um mestre do Oriente quando caminhava viu um escorpião que se estava a estava se afogar. Decidiu tirá-lo da água, mas, quando o fez, o escorpião picou-o.

Pela reação à dor, o mestre soltou-o e o animal caiu de novo na água e estava a afogar-se. O mestre tentou tirá-lo novamente e o animal voltou a picá-lo.

Alguém que estava a observar a cena aproximou-se  do mestre e disse-lhe:
- Desculpe-me, mas é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirar o escorpião da água ele irá picá-lo?

O mestre respondeu:
- A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.

Então, com a ajuda de uma folha, o mestre tirou o escorpião da água e salvou-lhe a vida.

Continuou:
- Não mude a sua natureza se alguém lhe fizer mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros criam-na. Quando a vida lhe apresentar mil razões para chorar, mostre-lhe que tem mil e uma razões para sorrir. Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação: a sua consciência é o que cada um é, e reputação é o que os outros pensam de si.
E o que os outros pensam… é problema deles.

(Enviado por Tuxa e João)

1 comentário:

Raquel Silva disse...

Gostei imenso deste texto. "A natureza do escorpião é picar,e isto não vai mudar a minha vida que é ajudar" Ama pois dentro desse princípio e advoga a causa da união entre os homens,sempre com justiça e com justeza.Este é o caminho do amor,desse amor maravilhoso que os homens têm procurado em vão,por caminhos errados e desconhecidos.