quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Macro vs Micro


Numa conversa informal em que falávamos do papel do cérebro enquanto “comandante” do nosso corpo, gerou-se uma agradável discussão sobre “como somos”.

Reflectindo:

Se fomos feitos à imagem de Deus, que é o Macro Cosmos, então somos Micro Cosmos, reflexos do Criador. Entre o homem e o Criador, muitos universos: a Terra, o Sistema Solar, a Galáxia, e assim por diante. Todos reflexos, à devida escala, do Criador e, consequentemente, o homem será imagem reflectida desses mundos.

Assim, tudo é uma Reflexão do Criador, como uma boneca russa, Matryoshka, se explica o que é dito na Tábua de Esmeralda de Hermes: “O que está em cima é como o que está em baixo”.


Se continuarmos a dissecar esta reflexão, chegamos à conclusão que sendo nós mesmos um micro Cosmos, somos constituídos por milhentos outros micro microcosmos: as células, igualmente inteligentes e com uma missão. Não nos vamos perder em minimizações, embora fosse possível, chegarmos até ao quantum, o menor “universo” até agora conhecido.


Tudo isto para considerarmos se realmente haverá um “comandante” no nosso corpo? Se sim, será ele o cérebro? Ou seremos nós algo diferente?


Fica a “reflexão” no ar....

Sem comentários: