sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Distracção



Esta palavra tem um significado muito interessante. Podemos encará-lo de forma mais leve ou  mais profunda. Todos nós andamos distraídos a maior parte da nossa vida. A vida agitada que temos, não nos deixa “perceber” o que realmente é importante ao redor. Muitas vezes, também não queremos “ver” como são as pessoas ou as situações que se nos depararam. 

(Pintura: Garmash)
Mais importante que o significado de “Distracção”, deve-se pensar neste conceito relativamente a nós próprios. Todos os dias ignoramos os sinais que o nosso corpo, a nossa mente, nos envia, indicando que algo está mal. Simplesmente não ligamos. Tudo isto, leva a que tenhamos doenças do foro psicológico e físico, que nos deixa impotentes durante um certo período de tempo ou indefinidamente.
Em cada novo ano que passa, fazemos votos para mudar muita coisa. Mas, infelizmente, não realizamos nem metade ao que nos proposemos. Porque somos Seres Humanos, temos muitas imperfeições e limitações, por isso temos que temos de melhorar dia-a-dia. 

Cada vez andamos mais “doentes”, porque estamos a perder a capacidade de amar o outro e a nós próprios. A nossa sociedade está viciada em tecnologia e esta leva-nos a muitas distracções. Os afectos passam a ser “escritos“ quando deveriam ser transmitidos pessoalmente. A internet é boa para quando nos comunicamos com alguém que está longe. No entanto, vivemos relativamente perto uns dos outros e não encontramos pessoalmente, mas através da net. 

Quando alguém desaparece da nossa vida, por inúmeras razões, é que nos apercebemos do que deveríamos ter feito e não fizemos. Enquanto andamos distraídos, as coisas passam-nos ao lado. Não valorizamos nada nem ninguém.   Mas se damos um trambolhão enorme, ficamos feridos e perguntamo-nos “porquê? É uma dor pungente. Sofremos e apesar disso, aprendemos a sobreviver e tentamos perceber o que se passou. Que todas estas lições da nossa vida sirvam para sermos melhores seres humanos e menos “distraídos”.
Tudo o que fazemos e pensamos tem um reflexo na nossa vida e na dos que nos rodeiam.

Mary Rosas
06.01.11

1 comentário:

Ernesto disse...

Reflexão.
A vida é uma agitação tremenda. E eu quando olho para trás tenho um arrepio indefinido. A agitação do dia-a-dia rebenta a mente e o corpo. Sempre preocupado com o futuro. Quase não deixa tempo para viver o presente.
Mas acredita numa coisa: é tão bom andar distraído…é tão bom sonhar…
Bem sei que é egoísmo. É que estar atento e acordado é uma chatice. Porquê? Porque mexe connosco, porque nos vai obrigar a pensar mais nos outros que em nós!