Ontem, sábado, tivemos a abertura das nossas Actividades. O tema foi chás, tisanas, infusões, plantas, enfim milagres da Natureza.
Os aromas misturaram-se na sala que se transformou em palco de magia e beleza, um mundo secreto pleno de cor, de amor que não sonhamos existir.
Não vamos aqui desenvolver o tema, pois é muito vasto. Ficou a certeza de que temos à nossa porta plantas maravilhosas que tantas vezes calcamos por desconhecimento ou inadvertência.
A Raquel, a quem dizemos bem-haja pelo carinho, trabalho e disponibilidade, trouxe-nos uma amostra dos sabores maravilhosos de uma tisana, natural e pura, preparada no momento, aromática, uma descoberta do paladar, ou de um chá servido quente e acompanhado.
Vamos confessar que algumas das plantas não são fáceis de degustar. Vejamos por exemplo o Marroio, de sabor acre, rugoso, que fica na garganta, mas que faz maravilhas....
Outras, de gosto requintado, como o chá verde ou a artemísia, ou então suave e fresco como a rosa silvestre...
Falamos da colheita, tratamento e conservação desta plantas, que no Inverno nos podem aquecer e fortalecer e no Verão trazem a frescura, mas sempre vêm ajudar na cura. Tudo com uma rodela de limão ou simples... ao gosto de cada um.
Como a nossa animadora chegava de uma viagem a Cabo Verde, não faltou a cana de açúcar, o mel de cana, a casca em bruto da canela, o gengibre de S. Tomé... e o nosso mel e requeijão.... hmmm....
Notamos que estas pequenas criaturas a nossos pés ou crescendo pelas paredes são muitas vezes consideradas ervas daninhas.
Fica a pergunta, afinal o que são ervas daninhas? Não são aquelas que fazem "mal"? Mas fazem mal a quem?
E mesmo neste Universo simples a pergunta crucial fica: o que é o Mal?
E a resposta: é tão relativo....
E a resposta: é tão relativo....
Com votos de que o Ano seja pródigo em pequenos milagres da Vida, desejamos um grande bem a todos.
Que a Mãe Natureza vele por cada uma das suas criaturas no milagre contínuo de cada dia.
2 comentários:
Cabe-me agradecer á Alice a oportunidade que me foi dada em poder partilhar algumas das maravilhas da natureza, junto de O Caminho da Montanha.Foi uma tarde aromática!Teve como tempero muito amor e carinho dos presentes.Bem haja.
Nunca se esqueçam que a mãe natureza tem tudo para nos manter saudavéis ,basta que para isso a respeitemos.Sejamos generosos para com ela, tudo nos dá sem pedir nada em troca.
Foi uma boa actividade no Centro.
Nada como conhecer a Natureza que nos rodeia, principalmente aquela que ignoramos.
A mesa exposta teve mesmo de tudo. Desde de doce até digamos...algo que realmente requeria educação do paladar. Mas tudo tinha o o seu próprio propósito, a sua ajuda na cura.
Bem haja ao Centro e bem haja à Raquel pela experiência.
Venham mais destas actividades (e que desta vez eu consiga participar a 100% eheh)
beijos beijos
Enviar um comentário