sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Em busca da elevação espiritual



A humanidade sempre tentou compreender a essência de Deus: ergueu os seus altares, os seus templos, como se fossem “escadas simbólicas” ou portais, na esperança de aceder ao divino.  Apesar das diferenças de culto, todos procuramos a “água” que sacia a sede da nossa alma – a elevação espiritual!

Hoje, proliferam diversas religiões e credos, e cada uma, convencida de ser única e verdadeira: Muitas vezes, escolhemos a nossa por tradição familiar, ou cultural, praticando os seus rituais sem a vivência profunda e autêntica da verdadeira espiritualidade.

Quando a Religião , amedronta, e manipula a alma do discípulo que a segue, limita a sua capacidade na procura da seu verdadeiro Eu – na sua transcendência!

Tomando a liberdade de citar o Teólogo Padre Anselmo Borges, na entrevista publicada na Revista Pública: “ … Jesus veio anunciar um Deus de amor, não precisa de sacrifícios, mas sim de misericórdia. Enfrentando os Sacerdotes do Templo foi considerado subversivo, e isso, foi uma das causas da sua morte. Jesus veio falar de um Deus de amor, que quer que todos os homens e mulheres se amem, que haja justiça e fraternidade no mundo.”

O primeiro “templo” está dentro de nós. Através da prática atenta, da meditação, da Oração consciente, poderemos encontrar o caminho da nossa busca interna e externa.

Em nome da Religião, cometeram-se (e ainda se cometem) grandes atrocidades. Não podemos ignorar, mas sim, contribuir para que elas diminuam.

É religiosa a pessoa que se rege por princípios de humildade, tolerância, compaixão, e amor por todos os seres, e respeito pela Natureza.

Podemos sentir a centelha divina em qualquer lugar. Se estivermos preparados para a receber, aprenderemos a abrir as asas da alma e …voar!


 Linda S.

1 comentário:

Raquel Silva disse...

De facto a religião tem destas coisas,cada uma julga-se detentora de toda a verdade.Mas, que verdade afinal é essa quando a própria religião leva á anulação dos direitos básicos do ser humano.Ser livre na sua forma de PENSAR e RESPEITAR o pensamento do próximo é a melhor religião.Essa é feita por cada um de nós no palmilhar da vida,sem manipulações e amedrontamentos.Muitos dos que se orgulham em dizer que são religiosos estão ainda muito longe...A humildade,tolerância,o amor por todos os seres e o respeito pela diferença não são "coisas" mas sim principios que devem reger a vida do ser humano.Obrigada Linda,gostei imenso.Gostaria que um dia fosse possivél "explorar" este tema.Fica o convite.