quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Se...


Se por acaso estiveres triste e amargurado, sem motivo aparente para assim te sentires, pensa nos que realmente têm motivos para estarem tristes, e agradece.

Se estiveres entediado, agradece e faz alguma coisa útil, ocupa a tua mente, não a deixes livre para abrigar pensamentos sombrios que, certamente, constituem assédio de espíritos que querem o teu mal. Faz algo, trabalha, lê, visita alguém, sai de casa. Não fiques ruminando esses pensamentos.

Se por acaso tens saúde, consegues andar, ver, falar, pensar, e, mesmo assim estiveres insatisfeito coma tua vida, sentindo-te injustiçado por não teres o que desejas, pensa naqueles que têm dificuldades muito maiores do que as tuas, e agradece. Pensa nos deficientes motores e mentais, nas mães que perdem os filhos, nos filhos que perdem as mães, nos que foram atingidos por grandes catástrofes e perderam tudo o que tinham, e não sabem como recomeçar.

Se não gostas da tua casa, desse tecto que te abriga e aquece, pensa naqueles que dormem na rua, ao frio, no desalento, e agradece.

Se não gostas do teu trabalho, se o achas maçante, insignificante, mal remunerado, se o teu chefe te persegue ou não te trata como deveria, pensa que, neste momento, multidões estão sem emprego, sem perspectiva de receber um salário que lhe dê subsistência e, provavelmente, precisarão da caridade alheia para sobreviver, e agradece.

Se não gostas do que comes, se pensas em coisas que melhor agradariam ao paladar, pensa nos que, neste momento, anseiam por um simples pedaço de pão com que matar a fome, e agradece.

Ao contrário, se te sentes muito bem, abençoado e agradecido por tudo o que Deus te tem proporcionado, mesmo que no momento te pareça mal, se te colocas em Seus braços amorosos, confiante de que Ele sempre te dá o que é justo e necessário ao teu progresso, se procuras ajudar, dentro das tuas possibilidades, os que estão em piores condições do que tu, agradece, pois começas a vencer o egoísmo, a pensar no próximo e a percorrer o caminho que leva à evolução espirítual.


Tino

Sem comentários: