Hoje, 8 de Dezembro, é dia dedicado à Senhora da Conceição. Uma data!?
No entanto, é uma data muito importante sob vários aspectos. Primeiro, comemora a Concepão. Senhora da Conceição é a Senhora que dá à Luz. Linda esta expressão portuguesa. Utilizamo-la, mas raramente analisamos qual o significado profundo.
Para nós, lusos, nascer é ser dado à luz. Assim como o Sol nasce todas as manhãs. A nossa língua é rica e imagética. Sábia!
O Solstício de Inverno aproxima-se. Com ele os dias crescem (a Luz aumenta) e a noite (ausência de Luz) vai diminuindo gradualmente. A Natureza, adormecida, começa a dspertar lentamente, preparando o cântico à Vida da Primavera, renascimento de Vida.
Antecedendo o renascimento da Luz, a Senhora é louvada como aquela que concebe a 8 de Dezembro. Aqui, em Santa Maria de Lamas, terra pequenina, perdida, existia a tradição de, na noite de 7 para 8, deixar uma luz acesa, em homenagem à Mãe. Perdeu-se a tradição, fica a memória.
Sim, pois é de Maternidade que falamos, Maternidade Divina, de Luz. A Mãe que Tudo abarca, que tudo gera.
Em Terras de Santa Maria, antiga Lusitânia hoje Portugal, este é um dia comemorável, pois há muito tempo que este pedaço de terra foi consagrado a Ela. Foi há tanto tempo que a maior de parte de nós já esqueceu.
Que sejamos dignos desta consagração avivando memórias do que somos no mais íntimo de nós.
Que a Luz de vigília e de louvor se acenda em cada coração num cântico à Mãe. Que possamos renascer das nossas cinzas invernais para recebermos o Sol(stício) que se aproxima com Conhecimento e Consciência.
1 comentário:
Povo rico aquele de quem descendemos.
Obrigada por me relembrares as minhas raizes.
Bem hajas.
E tal como disseste: Que a Luz de vigilia e de louvor se acenda em cada coração num cântico à Mãe.
Enviar um comentário