quinta-feira, 29 de março de 2012

O Sábio e a Serpente

(Foto: Rarinda)
...

Era uma vez uma enorme serpente que vivia numa árvore à beira da estrada. Divertia-se a apanhar e a matar todos aqueles que por ali passavam. Um dia, passou por lá um grande Sábio que lhe perguntou porque é que ela se comprazia em acções tão cruéis, explicando-lhe que essas acções só apenas poderiam atrair, mais cedo ou mais tarde, sofrimento para ela mesma.

A serpente então prometeu nunca mais atacar nenhuma pessoa e o Sábio retomou o seu caminho.

Alguns meses mais tarde, o Sábio, voltou a passar por ali. Encontrou a serpente num estado deplorável e perguntou-lhe a razão. A serpente respondeu:
-       Oh grande Sábio, eu segui o teu conselho e olha o resultado! Assim que deixei de atacar as pessoas que por aqui passavam, elas passaram a atacar-me e reduziram-me ao estado em que me vês.
-       Ah! - fez o Sábio com um sorriso de compaixão – eu tinha-te recomendado que não as molestasses, mas não te proibi de as assustares se elas tentassem atacar-te. 


Texto retirado do Livro "O Iniciado"
Algumas impressões sobre uma grande alma - pelo aluno.






n
...
...

1 comentário:

Raquel Silva disse...

Lá diz o velho ditado:
Não faças mal ao teu vizinho porque o teu mal vem pelo caminho.