quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Terapias Naturais – Respiração de narinas alternadas (Anuloma Viloma Pranayama)


Este é um dos mais simples exercícios de pranayama (respiração energética) e tem como grande benefício o equilíbrio de ambas as partes do cérebro (lógica e criativa), assim como um equilíbrio de energia prana por todo o corpo. Esta é considerada a melhor técnica para acalmar a mente e o sistema nervoso, sendo portanto ideal para usar antes de meditações ou outras situações que requeiram paz e calma interior. Há também relatos que apontam a sua grande utilidade no alívio de problemas como sinusite, asma, tensão arterial elevada ou bloqueios do coração.

Para executar este exercício deve ser usada a mão direita recolhendo os dedos médio e indicador conforme ilustrado a seguir:

Mantendo os olhos fechados e uma posição confortável com as costas e cabeça direitas, o exercício é feito em seis passos:
  1. Tapar a narina direita com o polegar e inspirar pela narina esquerda enquanto se faz uma contagem até 2.
  2. Tapar a narina esquerda com os dedos anelar e mindinho, enquanto se retém a respiração durante uma contagem até 8.
  3. Destapar a narina direita com o polegar, e expirar por essa narina durante uma contagem até 4.
  4. Inspirar pela narina direita, fazendo uma contagem até 2.
  5. Tapar ambas as narinas, e reter a respiração fazendo uma contagem até 8.
  6. Destapar a narina esquerda e expirar por ela fazendo uma contagem até 4. Após este passo está terminado um ciclo. Repete-se então o exercício voltando a inspirar pela narina esquerda conforme descrito no passo 1.


Alguns ciclos deste exercício devem ser feitos pelo menos durante 5 minutos todos os dias de maneira a tornar os seus efeitos benéficos mais evidentes e permanentes. No caso de se sentir um grande desconforto ou outro tipo de problema significativo deve-se parar, deitar um pouco e respirar normalmente. Nesses casos a retoma do exercício só deverá ser feita mediante orientação de um profissional de yoga ou médico.

Com a prática regular os tempos de inspiração, retenção e expiração podem e devem progressivamente ser prolongados mantendo sempre a proporção 2:8:4. Por exemplo pode-se passar para tempos de 4:16:8 e posteriormente para 8:32:16 ou até tempos mais extensos, tendo presente que a respiração deve ser sempre confortável.

Uma demonstração deste exercício pode ser vista aqui.

Sem comentários: