domingo, 17 de fevereiro de 2013

Nada existe... ?



Yamaoka Tesshu, quando era um jovem estudante Zen, visitou um mestre após outro.  Um dia, finalmente, foi até Dokuon de Shokoku.

Desejando mostrar o quanto já sabia, disse, vaidoso:

-       A mente, Buddha, e os seres sencientes, além de tudo, não existem. A verdadeira natureza dos fenómenos é vazia. Não há realização, nenhuma desilusão, nenhum sábio, nenhuma mediocridade. Não há o Dar e tampouco nada a receber!


Dokuon, que fumava, pacientemente, nada disse. Subitamente acertou Yamaoka na cabeça com o seu longo cachimbo de bambu.

A reacção do jovem foi ficar muito irritado. Berrava imprecações.


-       Se nada existe," perguntou, calmo, Dokuon, "de onde veio toda esta sua raiva?


Conto Taoista

2 comentários:

Anónimo disse...

A interpretação da essência nos contos de Zen, é um exercício intimo e individual. Mas neste conto,parece-me ser uma lição sobre o saber, viver e sentir.O jovem estudante de Zen, que já se considerava ter atingido a plena sabedoria, enquanto despejava os seus argumentos, foi atingido na cabeça pelo cachimbo do mestre.
Se o estudante acreditas intimamente no que dizia, a sua reacção perante a admoestação seria o silêncio. Mas, é através destes pequenos gestos que muitos discípulos se tornam verdadeiros Mestres.

Venham lá outras interpretações...

Beijinhos

alice marques disse...

Aceito o repto da Linda...

Porquê a cabeça a ser atingida? Não é na cabeça que funciona a mente que nos invade de pensamentos inoportunos e acriadores? Nao é a cabeça o centro de emissão da razão dos nossos medos, ansiedades e - porque não - crenças e descrenças?
E muito mais....

Jinho fofinho