sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Histórias pelo Caminho

Hoje, um dia especial para alguém que foi um dos fundadores deste Centro, achamos por bem criar esta rubrica, histórias da nossa História.

Quem lê o pequeno resumo-apresentação do Caminho da Montanha não pode dar-se conta da riqueza deste micro-cosmos e das múltiplas situações que aqui se vivem. Daí nascer a ideia de partilhar um pouco estas pequenas caminhadas.

Para aqueles que não conhecem ainda a Montanha, começamos com um pequeno episódio.

Lê-se na apresentação do blog que no Centro impera "a boa vontade e a dádiva por amor". Esta impressão minimiza o Grande Espírito que flui. Ele envolve cada gesto, cada momento, cada etapa...

Hoje não vamos contar o nascimento deste recanto, mas vamos falar de uma fase que marcou e que nos deve marcar a todos na progressão deste locus.

Quando houve necessidade de alargar e criar uma sala onde exclusivamente passassemos  Reiki, libertando outro espaço para as outras Actividades, não tinhamos fundos para o fazer. Muitos, mesmo muitos, quiseram impor uma pequena quota/dádiva mensal para os utentes, fossem recebedores ou fossem terapeutas. A resposta foi NÃO! Depois, foi proposto que seria cobrada uma quantia simbólica por cada tratamento Reiki.  A resposta foi igualmente NÃO!

Não compreenderam e as pressões foram muitas. Prevaleceu o Espírito Livre que anima e animará o Centro.

As obras começaram. Acabaram. Hoje, com a ajuda de muitos, há muito que tudo está pago, sem quotas, sem dádivas forçadas. Sempre que foi necessário, e que é necessário, essa energia financeira - que permite neste mundo plasmar, construir obra - vem, chega-nos quase "miraculosamente", fruto da boa vontade daqueles que podem e querem.

Começamos a nossa história por este pequeno episódio, pois é retrato do que, esperamos, dê Vida e Força a este espaço. Que seja sempre um Cantinho fora do tempo quotidiano onde não existam as amarras do ter de, ser obrigado/a a para poder usufruir. Onde o material não impere.

Pensamos que no nosso Caminhar quando for necessário algo, o Espírito que sopra irá permitir que esse algo se concretize. Não vamos nós, com o nosso "pequeno" querer tentar encaminhar esse Sopro de Vida que anima e faz crescer este Caminho na Montanha do Ser. Claro que será necessário em momentos-chave a participação financeira de cada um, se quiser e puder. Mas essa participação será SEMPRE voluntária e no devido tempo. O "gatinho" agradecerá.

O nosso "gatinho" está presente para aqueles que queiram participar no corrente quotidiano, também importante e necessário. Mas no respeito do Espírito essa dádiva é sempre anónima e livre.

Este é um dos episódios neste âmbito. Há mais. Alguns serão contados nestas histórias breves, outros ficarão na memória.

Hoje gostaríamos apenas de dar uma amostra de que o fluxo do Espírito Sabe. Ele dá no tempo devido. muitas vezes não o que queremos, mas sim o que necessitamos.

Bem-hajam!

Alice Marques
20.Novembro 2009


1 comentário:

Ana Luís disse...

Pedes para participar no blogue, fazer comentários mas como é possível se continuas a escrever textos destes? Não sei o que poderei dizer...

O Centro é um Espírito forte, onde as obrigações e deveres não têm espaço. Ele é livre e talvez daí provenha a sua força.
Aos criadores deste Espírito bem hajam.
Foi-me permitido conhecer o Centro e sei que muitos outros também o virão a conhecer. Aos que lutaram para tornar isso possível bem hajam.

Obrigada por este Cantinho.
Obrigada a este Cantinho.