domingo, 8 de novembro de 2009

À PROCURA DO DESPOJAMENTO (I)


À PROCURA DO DESPOJAMENTO
A FORÇA DO AMOR
 “APOIO AO “ROSTO SOLIDÁRIO”

De uma forma mais ou menos consciente, todos sentimos o peso do materialismo na nossa vida. Todos reconhecemos sinais que nos levam a endeusar o “ter”. Muitos vendem a alma para conseguir uma casa e um carro melhores que o do vizinho; alguns pedem empréstimos para viagens XPTO todos os anos; outros frequentam SPAS, saunas e quejandos à procura de um corpo perfeito e de companhias endinheiradas; outros ainda infiltram-se em ambientes em que os haveres estão acima de tudo.
Também na aquisição desenfreada de pequenas coisas encontramos marcadores da relevância que concedemos aos bens materiais, em contraposição à inexistência de preocupações espirituais. De facto, ansiosos pelo “ter”, atafulhamos a casa com utilidades de necessidade duvidosa e com inutilidades que só nos atrapalham, sobretudo na hora de as limpar e arrumar. E, de longe em longe, num lampejo de lucidez perguntamo-nos: Tanta coisa para quê? Por quê?
O consumismo, inerente à filosofia materialista, pesa, amarra, prega-nos ao chão. O consumo equilibrado, pelo contrário, provoca-nos uma sensação de leveza e liberdade. Essa sensação eleva-nos e pode ser tanto mais conseguida quanto mais formos capazes de abandonar os bens materiais, vivendo com simplicidade, sem haveres inúteis, que só alimentam uma vaidade tola.
Em consonância com o pensamento que acabo de expor, lembrei-me de que poderíamos fazer um exercício de despojamento que culminaria numa venda de Natal.

Quais os Objectivos?
1.     Ajudarmo-nos a nós mesmos em duas vertentes:
1.1.         Iniciar a aprendizagem do despojamento material;
1.2.         Saborear o gosto pela liberdade que o mesmo implica.

2.     Apoiar o “Rosto Solidário” (O.N.G.D).


Como podemos colaborar?
Oferecendo uma peça que tenhamos em casa e que até não nos faça falta.
Não vamos pensar naquele “bibelot” que já tencionávamos “despachar” para a primeira pessoa que aparecesse! Vamos procurar algo de que gostamos muito mas de que podemos prescindir.
E… visitar… receber….

Onde podemos entregar as peças?
As peças, devidamente acondicionadas, poderão ser entregues em:
1.     Centro de Desenvolvimento Pessoal, “O Caminho da Montanha”, Rua de Santa Maria, 545, Santa Maria de Lamas. Ao cuidado de Alice Marques.
2.     Em Castanheiro Redondo, Telões, Amarante. Ao cuidado Elisabete Teixeira ou David Francisco.


Onde e quando será feita a venda?
A venda, sob a forma de feirinha, quermesse e leilão, realizar-se-á na Casa do Povo de Santa Maria de Lamas, nos dias 19 – tarde - e 20 de Dezembro.

Oferecer uma peça de vestuário, de bragal… um objecto qualquer de que gostamos mas que é dispensável, põe asinhas nos nossos pés, injecta força no nosso coração e luz no nosso caminho.

Quem der ganhará ainda mais do que quem receber!
Vamos experimentar… A FORÇA DO AMOR!

Sem comentários: