segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Os Sentimentos

Desde os primórdios da humanidade, que os laços afectivos (os sentimentos) são elos entre as pessoas. É aquilo que faz girar o mundo. Não importa em que lugar do mundo onde nos encontramos, raça, ou religião.
A verdadeira amizade pressupõe sinceridade e verdade entre os demais. Infelizmente o Ser Humano tem os dois lados da moeda. Por vezes julgamos que alguém com quem convivemos há muito tempo, acaba com trair a nossa confiança e ainda nos tratar como se nada tivesse acontecido. Nem sequer nos apercebemos se podemos ou não confiar na em quem está ao nosso lado. 
Julgo que tudo isto, tem a ver com a mudança de valores que vem acontecendo com a evolução dos tempos, da tecnologia, de uma série de circunstâncias. Nós hoje, estamos rodeados de tanta tecnologia, de tanta informação que comunicamos á distância, com os mais pequeninos aparelhos que nos levam a descobrir o mundo, não os sentimentos. Esses ficam para sempre para último.
Por exemplo a Net, tem muitas vantagens e muitas desvantagens. Tanto liga pessoas em todo o mundo (de várias nacionalidades, países, crenças), como podemos aprender as piores coisas. Através das redes sociais, a grande maioria das pessoas está no H5, Facebook, Netlog, etc. Na maior parte dos casos, serve para satisfazer um certo tipo de “interesses” cuja ponta do “iceberg” é a “amizade”. Em nome desta, fazem-se as coisas mais descabidas e sem sentimento. Então onde param os sentimentos? Onde está a essência do Amor, da Beleza da Vida? Em nome dela, as pessoas arriscam muito para nada. Apenas perdem a auto-estima, a sua dignidade enquanto pessoas.
Num mundo de tanta tecnologia, tanto desenvolvimento, a palavra amizade, não tem sentido. É apenas um meio de uns de se aproveitarem dos outros, sem escrúpulos. As pessoa acabam por ficar sós no meio de tanta máquina (computador, telemóvel, mp3, mp4, Ipod, etc.). Na verdade já nem se consegue criar elos. São frágeis e partem a qualquer momento. Hoje somos pessoas vazias sem sentimentos. Nem sequer nos queremos aproximar do outro. Não sabemos se ele é capaz de nos “escutar” e perceber o que sentimos.
A amizade é uma palavra vazia.
Lamento que isto aconteça, porque os sentimentos não mudam nunca. O que muda são as circunstâncias em que estamos, quer a nível interno, como externo. A amizade e o Amor são as forças que fazem girar uma vida.


Felizmente ainda tenho muitos Bons Amigos.
São esses que completam a minha vida e me fazem sorrir quase sempre.
Agradeço a todos os meus Amigos o facto de eles estarem presentes na minha vida.


Obrigada a todos.
Mary Rosas
23.11.09

1 comentário:

Anónimo disse...

Não somos só nós que escolhemos os Amigos. A vida oferece-nos, depois
aceitamo-lhes, ou não. Os laços da amizade forjam-se com fios subtis, e com fios de alegria, tristeza, partilha, frustação... Um verdadeiro Amigo(a) deve ser - e muitas vezes o é - para toda a vida.Um Amigo(a) não se escolhe por
catálogo. Não é a foto da pessoa (com quem nunca falamos), no Facebook. Hoje, abusa-se das tecnologias para fomentar novas amizades, muitas vezes, esquecendo as que estão ao nosso lado. Prefere-se a quantidade, em vez da qualidade. Mas, felizmente as modas passam, e também se aprende com as desilusões.
Um AMIGO, é um presente valioso, que a vida nos dá. Nós só temos que agradecer( e conservá-lo), quando o encontramos.
Eu, agradeço à vida por te ter encontrado.

Beijinhos de coração