domingo, 3 de outubro de 2010

Água...


Hoje chove! Água do céu dirão uns, estragou-me os planos de fim de semana, dirão outros!

A água, preciosa, termómetro e símbolo de emoção, fonte primordial de vida, são alguns dos atributos deste liquido simples e tão complexo.

A água é considerada a matriz, a Mãe,  pois a vida vem da água. É um símbolo de nascimento no livro I da Bíblia, o Génesis, para os Vedas é chamada mâtrimâh, que quer dizer “a mais materna”. No que concerne os mitos do heróis, ela está associada ao seu nascimento ou renascimento. Assim, Mitra ( deus persa), nasceu nas margens de um rio e Jesus “renasceu” no rio Jordão.

A água leva-nos à origem. Prahmada, o Ovo do Mundo diz-se ter sido chocado na água e é dele que advém toda a criação. Nos textos alquímicos é relacionada com a Solutio.

É um dos símbolos do inconsciente. O acto de mergulhar na água e sair liga-se analogicamente ao acto de mergulhar no inconsciente, enquanto ser lançado à água é similar a ser entregue ao seu próprio destino.

Sonhos em que o ego onírico guarda a água suja no quarto, simbolizam aceitação por parte do ego vígil dos aspectos obscuros da sua personalidade, da sua sombra. Caso o sonhador se veja a tomar um banho, essa imagem parece estar associada com a penetração da compreensão

Sendo um dos quatro elementos, é um símbolo do sentimento. As emoções são representadas pela água. As ondas do mar corresponderiam ao movimento dessa mesma emoção.

A água é um símbolo de força passiva, ou seja não sendo dura, mas flexivel e adaptável, ela pode descer ao mais baixo.

Como diz Lao Tse “pela água a fraqueza triunfa da força”.

Resta dizer que somos água, em 90% da constituição do nosso corpo físico. Que sem ela, tanto o homem como a vida pereceriam.

Água, preciosa, que cai do Céu, Mãe de Vida, bem-hajas!

1 comentário:

Unknown disse...

Esta "Senhora", a mãe do Caminho da Montanha, escreve com paixão, com amor e com coração.
Já nos deixou uma bela descrição do fogo (infelizmente fê-lo pela pior motivação).
Agora escreve sobre a água. Espectacular...
Espero ler mais 2 artigos, sobre o ar e sobre a terra.
Quem não tem categoria para mais, lê o bem dos outros ou transcreve o que outros escreveram.
Aqui vai uma transcrição que achei interessante:

Os 4 elementos da Natureza. Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
-Um dia neste Planeta encontraram-se os 4 elementos da Natureza: A Terra, o Ar, a Água e o Fogo.
-Cada um deles achava que era mais importante do que os outros e começou a discussão…
-A Terra achava que sem ela nada existiria, pois não haveria um sítio para viver; também não haveria o que comer, pois nela se produzem os alimentos e ninguém poderia passear nos jardins, pois estes também crescem sobre terra. Não haveria automóveis, nem comboios e outros meios de transporte que se deslocam pelo chão…
-O Ar não quis ficar atrás… começou por dizer que o mais importante era ele pois, se não existisse, ninguém conseguiria respirar e assim não haveria Vida. Também não haveria vento, nem sequer uma brisa suave para arrefecer quando está muito calor… ou para gerar energia eléctrica, quando é forte e poderoso. E os aviões? Como poderiam voar sem ar?
-De seguida falou a Água: Eu é que sou a mais forte de todas! Sem mim não há rios, nem mares e as torneiras ficam secas. Sem água não há vida… não se pode beber, lavar, nem tomar banho, nadar. Não haveria peixes, nem barcos, nem submarinos…
-Por fim, o Fogo tomou a palavra e disse: O mais poderoso de todos sou eu! Eu aqueço quem tem frio, cozinho os alimentos para as pessoas comerem mas, quando me zango, ateio incêndios que queimam terras, casas, árvores e carros, saio em forma de lava dos vulcões e destruo tudo à minha passagem!
-Nenhum dos 4 elementos aceitava que os outros poderiam ser mais fortes e importantes… E então o Planeta falou: nenhum de vós é maior do que os outros. Todos são necessários à vida das pessoas e da Natureza.
-A paz chegou então a este Planeta e, a partir daí, os 4 elementos da Natureza compreenderam que eram essenciais e que todos contribuem para a vida das pessoas, das plantas e dos animais.