quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O papel da educação e o meio ambiente


A educação é uma tarefa que não compete só aos pais ou familiares mais chegados, mas a todos nós que convivemos com seres humanos em crescimento e formação de valores, modos de vida, ideais, etc, mais concretamente as crianças. 

Elas já trazem consigo uma estrutura (interna) de acordo com os valores, consoante o país, região do mundo ou cultura em que estão inseridas. Mas “educar” não é só estudar, ensinar a comer, vestir, ou a ter maneiras. É muito mais do que isso. Valores, como o civismo, o respeito pelo outro, por si próprio, pelo meio ambiente, e uma série de outras coisas, é o que rege a nossa vida, assim como os afectos têm uma importância capital. 

Hoje as nossas crianças são educadas por “pessoas” que nem sequer estão preparadas para tal, ou que lhes dão pouca atenção e lhes facilitam a vida em tudo. Isto leva a que se tornem em perfeitos “incompetentes” na sua vida e na vida em sociedade.  

As facilidades não ajudam ninguém a crescer. Nem tudo o que é transmitido na infância, tem que ser seguido, mas a verdade é que os nossos valores principais são apreendidos nessa fase da nossa vida. A acção do homem sobre a natureza tem vindo a degradá-la cada vez mais. 

 Que futuro vai ser desta geração de “facilidades”. Hoje fala-se cada vez mais de ecologia. A verdade é que nem toda a gente tem noção do que se trata. As pessoas de outras gerações, ainda não estão dentro deste  espírito. Outro dia ao passar na rua, vi uma avó que dava uma peça de fruta à neta (á volta de 4 anos de idade). Ela deitou a casca para o chão e continuou o seu caminho.  Do outro lado da rua, estava um caixote…... 

Infelizmente isto acontece frequentemente também junto dos ecopontos, onde é depositado lixo indevido. Onde vamos parar com tanta inconsciência? Isto vai resultar numa “poluição mental e real do nosso planeta”. A nível global, tem-se verificado uma modificação a nível de chuvas, temperaturas muito altas ou muito baixas, intempéries repentinas, etc. 
 Onde deveria começar a educação para tudo isto? Em casa, da parte de quem educa e também em todos nós, que somos responsáveis pelo meio ambiente. O futuro não perspectiva, para já, uma evolução favorável. Há que mudar o nosso comportamento, o nosso modo de vida, de pensar, etc. O próprio planeta também tem as suas fases e normalmente, elas acontecem de uma forma catastrófica. Depois um novo ciclo começa e tudo renasce. Mas só depois de muita dor e sofrimento.

Se ajudarmos a natureza, ela também retribui de forma graciosa.

Luar Azul

3 comentários:

Unknown disse...

Lindo e...actual.
No seguimento dos ensinamentos dos nossos antepassados, sempre pensei que a educação começa em casa, "à volta da lareira".
Mas para dar, é preciso ter!!!!!!!!

Helena Martins disse...

Parabéns, gostei muito do blog.
Votos do maior sucesso!

Unknown disse...

Sem dúvida que a natureza será graciosa se a soubermos respeitar.Todos somos responsavéis de uma ou de outra forma por tudo o que está a acontecer,não porque vamos contra ela mas porque permitimos que outros o façam.Não queremos ser mal interpretados ou com isso criar incómodos e mal entendidos com aqueles que nos rodeiam,ficamos na penumbra do receio, escondidos atrás do medo da denúncia.Cabe-nos a todos a continuidade de Educar,Educar..
.É difícil eu sei!Mudar mentalidades e maus hábitos não é tarefa fácil!Acredito que vale a pena continuar a alertar consciências demonstrar-lhes o quanto é valioso este património.Afinal a natureza não é só nossa,é de todos!Foi-nos dada para que nela continuássemos a vida.Vamos juntos nesta defesa,força!Não custa nada,basta QUERER!