sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Solidariedade


Neste momento qualquer coisa que aconteça, de bom ou mau, é logo divulgado nos mais diversos meios de comunicação. Muitas vezes serve de inspiração para se ver o outro lado, de uma outra forma. Serve para prevenir que futuras acções não se repitam ou que aconteçam menos vezes. 

Refiro-me precisamente ao que aconteceu no Chile. Uma notícia em Agosto, reportava que 33 mineiros tinham ficado soterrados a 700 metros. Pensou-se que não iriam sobreviver. Mas a força de vontade de “sobre)viver “ falou mais forte, e em 12/13 de Outubro, foram retirados um a um, através de uma cápsula criada para esse efeito, tendo  resistido em condições extremamente desfavoráveis. 

Já pensaram realmente nas datas em que eles foram retirados? 12 e 13 de Outubro?  Não deixa de ser marcante que todos eles estejam bem. Julgo que os desígnios de Deus falam mais alto. Há coisas que são inexplicáveis. Realmente há uma força superior que fala mais alto…

Para que tudo isto acontecesse, foi preciso que 12 países se unissem e cavassem um túnel que iria permitir a retirada dos homens, e construíssem uma cápsula. Eis um belo, um dos poucos, exemplo que nos demonstra esta faceta fantástica do Homem.
Infelizmente, quando há uma desgraça é que as pessoas unem todos os seus esforços para que tudo corra bem. Raramente em situações felizes os homens se unem ou colaboram e eliminam as diferenças. Neste aspecto, os animais mostram-nos exemplos reveladores da sua “humanidade”.

Vivemos, infelizmente, muito para o nosso umbigo, se queremos sobreviver neste mundo selvagem e cruel. Ou matamos ou deixamo-nos morrer. Não há escolha possível. É mesmo assim.  Mas ainda bem que o Ser Humano, por vezes, esquece tudo isto e parte para o outro de mão aberta e disposto a ajudar.

Este acontecimento no Chile veio revelar que ainda subsiste alguma Humanidade. Fiquei feliz por ver que todos os homens voltaram para as suas famílias e estão bem. E a mina foi encerrada de vez pelo Presidente do Chile que acompanhou toda a operação.

Mary Rosas
14.10.10

(Pintura: Rob Gonçalves)

1 comentário:

Unknown disse...

Gostei imenso do teu texto Mary. Infelizmente o Homem do nosso tempo só se importa com ele mesmo e esquece tudo o que está à sua volta. Em tempo de crise nacional e mundial as pessoas deviam ser mais solidárias mas quem devia dar o exemplo ou pelo menos umas das que deveria dar, que é a Igreja Católica, não o faz. Gastam ou vão gastar milhões em obras no Santuário de Fátima enquanto poderiam dividir esse dinheiro pelas pessoas mais necessitadas do nosso País e ainda têm a "lata" de dizerem que as obras são necessárias. Nossa Senhora não iria querer isso.

Beijos.