(foto: Rarinda) |
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Uma história Sufi
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Retalhos de Experiência em Cordes sur Ciel
“A Ciência, a Arte e a Iniciação colocam uma mesma questão: “Porque é que há qualquer coisa em vez de nada?”.
A Ciência responde a esta questão sondando o objecto. “A ciência sonda, não prova nada”, adverte o filósofo Gregory Bateson. A Arte interroga a nossa relação com o objecto, às vezes distorcendo-o ou desviando-o para perturbar melhor a nossa crença arbitrária na realidade. A Iniciação conduz à experiência do Grande Nada e à sua plenitude. Não há Nada em vez de qualquer coisa”.
Esta é a abertura do texto que Remi Boyer escreve no catálogo da exposição de pintura de Jean Gabriel Jonin. Não vamos comentar o texto no seu todo, nem a pintura de Jean Gabriel.
A Arte pode ser Iniciática. Temos vários exemplos, um dos quais nos é particularmente querido, o Mestre Lima de Freitas. Para Remi “A aliança entre Arte e Iniciação gera uma “divina surpresa”, a que arranca a consciência ao torpor, à confusão comum, que desperta o ser antes que se torne definitivamente um “homem-máquina” segundo Georges Ivanovitch Gurdjieff, um “cadáver-adiado” segundo Fernando Pessoa.”
Falamos de Iniciação, mas afinal qual a Raiz do termo? O que é?
Telete veicula a ideia de acabamento, de consumação. Baseia-se na libertação até mesmo da própria libertação, segundo Kazantzaki.
O grande momento, o Intervalo, aparece quando se passa da Initiatio à Inventio, quando abandonamos as formas para aceder ao Grande Real. Esta passagem faz-se no silêncio onde cada gesto, cada palavra, cada respiro é totalmente novo, totalmente consumado, totalmente único.
A Arte pode ser passagem, sem palavras, para além das palavras, ao mundo do silêncio, do Intervalo, pois pode solicitar o mundo do imaginal, directamente.
A poesia, pela palavra, também pode conduzir a esse jogo em que o eu não toma parte, em que a palavra vai para além do sentido, do limite dela mesma.
Perguntam-me e quem não pinta ou não escreve? Pode ser igualmente artista, fazer a passagem à Inventio.
Não é artista também aquele que se faz um com a Arte? Não somos nós artistas da Vida?
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Tomar - Quem é o nosso Guia?
O Dr. Jorge de Matos tem-nos acompanhado desde a fundação do Centro. É um Amigo muito especial. Não vamos expor o seu bem preenchido Curriculum, pois alongaria demasiado esta pequeníssima apresentação. Apenas uma espreitadela:
É licenciado em História - Variante de História da Arte - pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pós-graduado em Sociologia do Sagrado e do Pensamento Religioso pelo Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutorou-se honoris causa pela Academia de Santo Estevão de Jerusalém de Ciências, Letras e Artes de S. Paulo - Brasil. Fazem parte do seu Curriculum os cursos especializados de Estudos Olissiponenes da Universidade Autónoma de Lisboa, o de Genealogia e Heráldica do Instituto Português de Heráldica e, posteriormente, o da Universidade Moderna; ainda o curso de História e Doutrina do Esoterismo Ocidental e Oriental da Universidade Nova de Lisboa e o de Novos Movimentos Religiosos e Esotéricos e New Age.
Estudioso das profundezas da nossa História Encoberta, muitas são as pistas que nos passa sobre o verdadeiro valor e honra de sermos Portugueses, fazermos parte da Raça!
Deixamos aqui um pequeno aparte para recomendarmos o livro - difícil de encontrar - o Pensamento Maçónico de Fernando Pessoa. Deixamos também uma chamada para o "Portugal Misterioso" (Reader's Digest) e "Dicionário das Ordens em Portugal" em que é coautor.
Peregrinação
Peregrinação a Tomar do dia 23 de Julho com Dr. Jorge de Matos
Programa:
- Saída d’O Caminho da Montanha às 7:00 da manhã.
Podem trazer farnel ou optar por refeição em restaurante.
- 10:30 Encontro em Tomar com Dr. Jorge de Matos. Início da visita ao Convento de Cristo
- Almoço
- Visita à Sinagoga de Tomar
- (Visita da Igreja de S. João, se estivermos no horário)
- Visita a Santa Maria dos Olivais
- Regresso – horário previsto de chegada 21:00 /21:30
A todos boa viagem a Caminho do Conhecimento de Ser Português!