quarta-feira, 20 de julho de 2011

Tomar - Quem é o nosso Guia?



O Dr. Jorge de Matos tem-nos acompanhado desde a fundação do Centro. É um Amigo muito especial. Não vamos expor o seu bem preenchido Curriculum, pois alongaria demasiado esta pequeníssima apresentação. Apenas uma espreitadela:

É licenciado em História - Variante de História da Arte - pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pós-graduado em Sociologia do Sagrado e do Pensamento Religioso pelo Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutorou-se honoris causa pela Academia de Santo Estevão de Jerusalém de Ciências, Letras e Artes de S. Paulo - Brasil. Fazem parte do seu Curriculum os cursos especializados de Estudos Olissiponenes da Universidade Autónoma de Lisboa, o de Genealogia e Heráldica do Instituto Português de Heráldica e, posteriormente, o da Universidade Moderna; ainda o curso de História e Doutrina do Esoterismo Ocidental e Oriental da Universidade Nova de Lisboa e o de Novos Movimentos Religiosos e Esotéricos e New Age.

Estudioso das profundezas da nossa História Encoberta, muitas são as pistas que nos passa sobre o verdadeiro valor e honra de sermos Portugueses, fazermos parte da Raça!

Aqueles que assistiram às várias conferências que já deu no Centro, nomeadamente sobre a "Montanha e a Estrela", "Templarismo e Fernando Pessoa", o "Anjo de Portugal", etc, etc.... ; aqueles que já fizeram parte de outras viagens-peregrinação - Tomar, Fátima, Batalha, Lisboa , Sintra, etc..... tiveram o seu baptismo no (O)culto da nossa História.

Deixamos aqui um pequeno aparte para recomendarmos o livro - difícil de encontrar - o Pensamento Maçónico de Fernando Pessoa. Deixamos também uma chamada para o "Portugal Misterioso"  (Reader's Digest) e "Dicionário das Ordens em Portugal" em que é coautor.

O Caminho da Montanha, na sua senda pela parte mais Encoberta da nossa Saudade, vem fazendo apelo a este Homem para que partilhe um retalho do que sabe pelos espíritos ávidos que partem em demanda do Graal português. 


Ao Dr. Jorge de Matos um profundo bem-haja por todo o tempo que tem dedicado ao Caminho da Montanha, apesar de todas as suas múltiplas ocupações, apesar de sabermos quanto o seu tempo é escasso e mesmo assim dedicar parte desse tempo a todos nós, portugueses de alma.



Bem-haja, Dr. Jorge de Matos, por nos abrir pistas neste mapa Encoberto de Porto (do) Graal.

Sem comentários: