sábado, 2 de julho de 2011

O Valor da Humildade



Bem a propósito da morte do cantor e actor Angélico Vieira num acidente de viação, convém vincar a recordação que ele deixa nas pessoas: o seu sorriso e a sua humildade. Este jovem de 28 anos, em ascensão de carreira, não se deixou levar pela fama de forma errónea. Simpático, sorridente, chegava perto das pessoas de uma forma acessível. 

Não se deve, contudo, esquecer outros jovens que, na flor da idade, morreram igualmente desta forma. Cito o caso de um actor dos Morangos, que tinha igualmente estas qualidades, o Francisco. Todo ele era sorrisos e deixava uma onda de alegria nas pessoas. Estes exemplos, servem para nos alertar que a vida é muito, muito bonita, para a desperdiçarmos da pior maneira.

Muitos artistas e pessoas em geral acham que, pelo facto de terem muito dinheiro, o dito “satus social”, aparecerem em tudo em que comunicação social, julgam que são mais do que os outros. Vivem de futilidades, de aparência, mas não são felizes. Depois vêm as drogas, e um mundo de pesadelo.

De uma forma geral, hoje vive-se de uma forma ilusória, sem valores, falta o respeito por si próprio e pelos outros. Somos arrogantes, egoístas, e não valorizamos o que temos na nossa vida e à nossa vida. 

Ser humilde, é ser honestos connosco mesmos. Admitir os nossos erros, as nossas fraquezas e quem mostra isso é posto de lado. Por isso, enquanto agirmos assim, o mundo continuará na mesma. Só quando se perde alguém que amamos mesmo, ou temos uma situação de vida que não esperávamos, aí passamos a dar valor ao somos, e não ao que temos. 

O que deixamos enquanto Seres Humanos, é aquilo que somos, o sorriso, a bondade,  a humildade, etc. , não o que possuímos. Nós somos criaturas em constante aprendizagem. Agora se aprendemos com ela ou não, depende única e inteiramente de nós.

Mary Rosas
01.07.2011

1 comentário:

Raquel Silva disse...

Infelizmente encontramo-nos numa sociedade onde os valores morais e humanos caíram em terreno agreste.As pessoas valem por aquilo que possuem e não por aquilo que são.Mas, enganam-se,aqueles que assim pensam.Devemos pois reflectir sobre o que é verdadeiramente valioso na vida,o que dá sentido á existência,e estabelecer uma ordem de prioridades a partir daí.A finalidade da nossa vida tem de ser positiva.Para que a nossa vida valha a pena. Acho,que temos que desenvolver qualidades humanas positivas de base:amor,calor humano,bondade,humildade,sinceridade....Deste modo a nossa vida ganha sentido e torna-se mais pacífica,ou seja mais feliz.Não deixem nunca de acreditar que valemos pelo somos!