terça-feira, 27 de novembro de 2012

Criticar.....!!!???




A vida é feita de movimentos, uns à volta do nosso próprio umbigo, outros à volta do que consideramos ser os nossos ideais.


Ontem recebi uma crítica sobre o facto de ter feito um comentário agradável e grato a um texto do nosso blog. Diziam que só fazia comentários e agradecia a alguns, deixando de lado outros. Não é a primeira vez que recebo admoestações deste tipo. Concordo que talvez seja "injusto" um comentário a um texto e não o fazer a todos. No entanto, se comentasse cada texto tornar-se-ia fastidioso e um hábito rotineiro, tanto para os leitores como para mim.

Expliquei, como aliás já referira num texto anterior neste blog, que a cooperação em textos próprios tem sido escassa.  Não vou discutir as razões desta lacuna - a cada um a reflexão - mas se temos uma colaboração interessante em que acho por bem comentar, comento. Não vou dizer que comento TODOS os textos que são interessantes (ver afirmação acima), mas quando a pena pede para mergulhar na tinta, então deixo-a correr, livre.

Sim, aceito a crítica. Levanta-se-me uma pergunta: o emisor dessa crítica também dá o seu melhor? ou será que é mais fácil criticar do que pôr dedos a caminho, e tentar aventurar-se em terrenos escorregadios e pedregosos da partilha, em que nos sujeitamos a críticas de quem se limita a observar.

Este é um espaço aberto, como me dizia alguém, em que a partilha espontânea é soberana. 

Muitos de entre nós têm o dom da escrita, e muito conteúdo válido e maravilhoso a partilhar. Retraem-se... 
Muitos de entre nós dizem grandes verdades que passam despercebidas. Que pena ficarem na prisão da timidez e insegurança.
Muitos de entre nós gostariam de partilhar, mas as críticas espreitam e as certezas e confiança ainda não são bastantes para enfrentarem o embate...

Que pena tenho por ouvir críticas feitas à volta do umbigo e que não constroem. 
Que pena tenho por não haver críticas que nos fazem avançar, reflectir e mergulhar ainda mais fundo na Verdade que procuramos.

Peço perdão a todos os que lêem e não se sentem incluídos; peço perdão àqueles que lendo, se sentem de alguma forma atingidos pois não tenho o direito de julgar, ou melhor criticar. 

Peço perdão...


1 comentário:

Raquel Silva disse...

É preciso procurar equilibrar a nossa vida e evitarmos ser injustos com quem está SEMPRE DISPONIVÉL para nos ajudar.Ao estarmos no Caminho da Montanha é porque queremos aprender,saber mais,evoluir... Como tal ,devemos avaliar o nosso progresso apenas pelos passos que nós mesmo damos e não por aqueles que queremos que os outros deêm.Sejamos compreensivos perante um CORAÇÃO TÃO GRANDE.