quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Levantar o véu... criticar!!!???


Muitos foram os comentários recebi, tanto por escrito como por voz, ao texto "Criticar!!!???".

Então, vamos lá assentar alguns pontos, se tiverem a paciência para ouvir:

De forma alguma este texto se destina a alguém que por hábito, por espontaneidade, por opinião pessoal, ou outro motivo constructivo, faça uma crítica. Como está dito no texto abaixo," este é um espaço aberto em que a partilha espontânea é soberana".  

Acredito na construção feita de ideias diferentes, que nos fazem reflectir, acredito na troca de opiniões que forçosamente serão diferentes, uma troca franca e visando a reflexão.

Acredito na crítica lançada com o objectivo de melhorar uma situação anteriormente defeituosa.

Acredito na crítica que vem lá do fundo da alma quando se toca em cordas sensíveis cuja música desconhecida sempre foi apelidada de proibida e satânica. 

Acredito na crítica de quem tem dúvidas ardentes e que queimam o peito, transformadas em grito de interrogações.

Acredito na crítica, naquela que tem a coragem de ir contra o estabelecido, de falar quando todos se calam, de exprimir o que outros não têm coragem, não por medo de represálias mas antes por medo do não-amor.

Não é objectivo o julgar quem crítica ou criticou. Aceito todas as críticas, mas - há sempre um mas - doi-me quando essa crítica visa alimentar vaidades, manipular sentimentos, impedir a expressão livre de quem dá o passo ainda hesitante para o desconhecido, para a partilha, a expressão de algo que começa a tomar forma. 

Como foi afirmado, entre nós temos pessoas de MUITO valor, com ideias dignas de serem partilhadas. No entanto, fecham-se, retraem-se... Deixem que a vossa criança da Beleza brinque com a Vida, pintando telas de palavras coloridas, escrevendo contos de maravilhoso, por palavras-flores, sem receio de serem extirpadas. A semente em cada um é um manancial infinito de potencialidades. Vamos lançá-la em boa terra.

Deixem-me apenas dizer - o texto já vai longo - que a crítica pode ser a pedra mais importante na construção. É por ela que vamos avançando, reflectindo, conhecendo. Não temam ser criticados, mesmo que essas palavras sejam injustas no nosso avaliar: elas podem ser os motores potentes que nos fazem voar.

Só mais uma coisinha: nunca percam a espontaneidade de criticar, essa opinião que vem lá do fundo, vestida de cores luminosas para que o nosso mundo seja um arco-iris. É preciso mudar!




1 comentário:

Angela disse...

“ Não temam ser criticados, mesmo que essas palavras sejam injustas no nosso avaliar: elas podem ser os motores potentes que nos fazem voar.”… Muito obrigada Alice pelas tuas sábias palavras, tomara eu ter um “dom” como alguns têm em saber expressar-se, libertar através da escrita os meus sentimentos e ideias. Admiro quem tem essa habilidade, são flores do meu caminho… essas flores ao expressarem a sua própria natureza, partilhando comigo esse seu fruto, me transformam… tornam-me num ser humano melhor.