segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Reflectindo...

A propósito de medo, dúvidas, de desconfiança.... não são estes os nossos companheiros constantes?
O que diferencia um herói de um ser comum?
Será que o herói não tem os mesmos medos, dúvidas...? Acredito que sim.
Então o que o diferencia?
Creio que uma das grande diferenças é que ele vence esses medos, essas dúvidas. Não se deixa encerrar nesse universo confinado, feito de cultura, personalidade, sociedade, julgamentos alheios, etc..
Abre as asas e voa para a Liberdade. Certo, terá de enfrentar as suas próprias memórias, medos, dúvidas, todos esses seus companheiros que são também de todos nós.
O herói é irreverente, rebelde, sabe amar a Liberdade que vai conquistando a duras penas...
Mas o que é esta Liberdade? É a liberdade de que falam os políticos?
Não creio. É antes a Liberdade de que falam os poetas. É a Liberdade do Ser total, do Ser encontrado. É a Liberdade de quem SABE.
E há diferença entre essa e a liberdade dos políticos?
A liberdade dos políticos contém em si os limites do respeito pelo outro, pelas leis, pela cultura. Diz respeito à vida terrena. É necessária, pois sem ela asfixia-se, o homem deixa de sonhar. É pelo respeito desta liberdade, pelo outro, que conseguimos discernir a outra forma.
A Liberdade dos poetas não tem limites. O outro já se tornou nós mesmos, é o UM infinito, o Amor no sentido mais profundo e mais nobre. Já não possuimos, somos.

São Loucos os que procuram esta Liberdade!
Vivem aparentemente num "outro" mundo (mas é só aparentemente). Acreditam em "fantasias", em contos e histórias fantásticos, e sabem que a realidade é só uma capa que vestimos para um dia de ilusão.

Como desejo que sejam Livres e Loucos...



2 comentários:

Nagui disse...

A liberdade é uma palavra bastante complexa que se pedirmos a alguém para a definir, por vezes essa mesma pessoa só o consegue dando exemplos de liberdade. No entanto, o que é a verdadeira liberdade? tal como dizes a dos políticos ou a dos poetas? A dos poetas é mágica é aquela que nos deixa ir além da nossa vida, da nossa rotina. Todos nós temos os nossos sonhos e não devíamos ter medo de sonhar, pois enquanto sonhamos a nossa vida é alimentada por outra realidade, por algo de diferente, de extraordinário e belo. Se assim não for pensemos bem, quais são as pessoas mais sonhadoras? as crianças e são ela que vivendo no seu mundo de fantasia são as mais felizes e que com a sua fantasia fazem felizes aqueles que as rodeiam com o seu brilho e a sua pureza no pensamento.
Sonhar é alimentar a vida sã. Sonhar com o amanhã é sonhar que vamos ter um amanhã melhor com o hoje, sonhar com o futuro é não pensar no passado.

Anónimo disse...

Um poeta sonhador, voa mesmo sem asas.Um poeta do Amor, semeia flores de palavras...

Sejamos poetas (semeadores),de Sonhos e de Amor.