sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tragédia no Haiti


Todos nós acompanhamos as notícias diariamente. Através da televisão chega-nos uma dose constante de violência, guerra, luta pela sobrevivência, catástrofes naturais.…
O último acontecimento que chocou o mundo foi o sismo no Haiti. Uma tragédia enorme para os naturais. Sendo um país tão pobre, sem recursos naturais, com a maioria da população a viver na miséria, tudo tem ainda uma maior dimensão.  
Por isso o mundo tem a obrigação de contribuir para minimizar esta catástrofe.  É preciso ajudar porque lá não há nada. O número de mortos que se acumula nas ruas e em todo o lado; pessoas que estiveram soterradas dias a fio, mas que mesmo tendo sido salvas acabam por falecer; a procura da água, alimentos, abrigos. Tudo isto é terrível. Ainda por cima não há meios para retirar os escombros que estão espalhados por todo o lado. 
O aeroporto nem sequer tem capacidade para receber toda a ajuda.  Não há sequer uma estrutura organizada.  Depois há um outro lado da questão. Será que as pessoas vão realmente receber os alimentos, e todo o resto? No meio disto, há quem se aproveite do mal dos outros.  Há pilhagens, violência, assaltos, etc., porque as principais cidades estão praticamente destruídas.  Os criminosos também estão á solta. Isto ainda agrava mais a situação.
Mas ainda acontecem milagres, como nascimentos, pessoas que conseguem resistem ao fim de uns dias soterradas. Mesmo ao fim de uma semana, muitas tem resistido. É milagre. Muitas histórias de vidas interrompidas… muitas crianças que ficaram órfãs, pessoas sem família. No meio disto tudo, surge a solidariedade internacional.
A adopção internacional pode ser um meio para ajudar as crianças órfãs. No entanto, é preciso ter em conta muitos factores: saber se os pais morreram ou não, saber se há familiares que possam ficar com elas. Para além de quem quer adoptar, também outro tipo de pessoas que não lhes querem bem e elas podem ir parar ao tráfico de crianças, ou para escravatura…. É preciso estarmos cientes de que se trata de vidas e têm de se tratadas com muito respeito.
 Vamos ajudar como pudermos estas pessoas, porque ficaram pior do que estavam. Toda a ajuda é necessária. Ninguém sabe o que pode acontecer de um momento para o outro.

 Se fosse em Portugal, como seria? Será que teríamos os meios necessários para combater uma situação destas? Acho que por muitos problemas que tenhamos, devemos pensar que há sempre alguém pior do que nós. O mal dos outros não nos conforta, mas ajuda-nos a ver que temos de ser positivos e levar o nosso “barco” o melhor possível. Ninguém sabe o que vai acontecer amanhã. Devemos viver um dia de cada vez.
Mary Rosas
21.01.10

Sem comentários: